Reconciliação - conceitos e considerações de design

Os dados de reconciliação e a configuração do esquema de mapeamento de integração devem ser cuidadosamente considerados antes da implementação. A configuração mais adequada e informativa pode ser projetada somente com um bom entendimento das possibilidades de reconciliação e do mapeamento de integração e após uma análise precisa dos seus processos de negócios.

Este tópico descreve os conceitos da gestão da transação de integração e os componentes que são específicos para reconciliação e análise, além de fornecer várias diretrizes gerais para a configuração.

Resumo das diretrizes

Em suma, as principais diretrizes são as seguintes:

  • não mapeie tipos de documento de integração de vários grupos de reconciliação para a mesma conta contábil.
  • atribua os elementos de reconciliação muito cuidadosamente. O elemento de reconciliação mais específico deve ter o número 5.
  • se você ativar as exceções de gestão de período, que permitem o lançamento de transações no próximo período Em aberto, isso poderá tornar a reconciliação mais complexa.
Nota

A configuração do esquema de mapeamento de integração e a configuração dos dados de reconciliação são dois processos independentes. No entanto, o design do esquema de mapeamento de integração pode ser influenciado por suas necessidades de reconciliação.

Tipos de documento de integração

Um tipo de documento de integração representa um tipo de transação de integração em Finanças. Para a reconciliação e análise financeira, os tipos de documento de integração identificam o tipo de transação.

Na Gestão de operações, cada transação de integração é representada por sua combinação de origem de transação operacional e transação financeira. No módulo Financeiro/logística de Comum, as combinações de transação de origem/transação financeira são convertidas em tipos de documento de integração. Por exemplo, a transação Ordem de venda/baixa é convertida no tipo de documento de integração com a descrição Ordem de venda/baixa.

O LN fornece tipos de documento de integração predefinidos para todas as transações de integração possíveis e para todas as transações que devem ser identificadas durante a reconciliação e análise financeira. Cada um dos tipos de documento de integração possui o objeto de negócios correspondente anexado a ele. Por exemplo, os tipos de documento de integração para as diversas transações de ordem de venda possuem o objeto de negócios Ordem de venda vinculado a eles.

No esquema de mapeamento de integração, é possível mapear um tipo de documento de integração para uma ou mais contas contábeis e dimensões. Normalmente, o lado do débito e o lado do crédito de uma transação da Gestão de operações são lançados em contas contábeis separadas.

Como um grupo de reconciliação reflete o tipo de conta contábil, cada tipo de documento de integração é vinculado a dois grupos de reconciliação, um para o lado do débito e um para o lado do crédito.

Se você executar a sessão Iniciar dados do esquema de mapeamento (tcfin0210m000), além dos tipos de documento de integração necessários para os pacotes e módulos da Gestão de operações usados, o LN criará automaticamente os seguintes tipos de documento de integração:

  • Variações cambiais
  • Difs. arredondamento
  • Correções
  • Saldos de abertura

A maioria desses tipos de documento de integração é usada somente para registrar os dados de reconciliação (por exemplo, os tipos de documento de integração de Saldos de abertura). Não é possível mapear esses tipos de documento de integração e a caixa de seleção Usar em esquema de mapeamento é desmarcada na sessão Tipos de documento de integração (tfgld4557m000).

Grupos de reconciliação

Um grupo de reconciliação representa o tipo de conta contábil usado para as transações de integração e, dessa forma, representa um grupo de contas contábeis de integração nas quais é possível realizar a reconciliação. Um grupo de reconciliação é composto pela combinação de uma área e uma subárea de reconciliação, como Provisão da fatura/Ordem de compra.

Um ou mais tipos de documento de integração são vinculados a cada grupo de reconciliação. No esquema de mapeamento de integração, os tipos de documento de integração são mapeados para as contas contábeis e dimensões.

Cada tipo de documento de integração é vinculado a dois grupos de reconciliação, um para o lado do débito e um para o lado do crédito. É possível visualizar os tipos de documento de integração de um grupo de reconciliação na sessão Tipos docs. integração por grupo de reconciliação (tcfin0115m000).

É possível visualizar e preencher os detalhes dos grupos de reconciliação gerados com os detalhes necessários para a reconciliação e a análise financeira em sua organização na sessão Grupos de reconciliação (tcfin0120m000). Para obter detalhes, consulte Detalhes do grupo de reconciliação.

Nota

Para ter boas possibilidades de reconciliação, não mapeie tipos de documento de integração de vários grupos de reconciliação para a mesma conta contábil.

Elementos de reconciliação

Opcionalmente, é possível usar os elementos de reconciliação para estruturar os relatórios e outras apresentações dos dados de reconciliação e para facilitar a interpretação dos dados de reconciliação. Outros exemplos de elementos de reconciliação são o número de documento da ordem, o armazém e o parceiro de negócios fornecedor. Um grupo de reconciliação pode conter até cinco elementos de reconciliação. Cada elemento de reconciliação representa um atributo de objeto de negócios.

Ao visualizar as transações de reconciliação, é possível classificar as transações em elementos de reconciliação e localizar transações com valores específicos dos elementos de reconciliação. Além disso, é possível gerar relatórios com base nos elementos de reconciliação e em combinações de elementos.

Na sessão Grupos de reconciliação (tcfin0120m000), é possível atribuir até cinco elementos de reconciliação a um grupo de reconciliação. Os elementos de reconciliação que são selecionados dependem dos seus processos de negócios e necessidades de relatório.

É possível usar os elementos de reconciliação para estruturar os relatórios e outras apresentações dos dados de reconciliação e para facilitar a interpretação dos dados de reconciliação, como nas seguintes sessões:

  • Gestão de operações - reconciliação financeira (tfgld4595m000)
    É possível classificar as transações em elementos de reconciliação e localizar transações com valores específicos dos elementos de reconciliação.
  • Imprimir dados de reconciliação (tfgld4495m000)
    É possível gerar relatórios com base nos elementos de reconciliação e em combinações elementos.
  • Aceitar dados de reconciliação (tfgld4295m000) e Dados de reconciliação finalmente aceitos (tfgld4295m100)
    É possível aceitar os dados de reconciliação para intervalos de valores de elementos de reconciliação selecionados.

Os elementos de reconciliação devem ser atribuídos com muito cuidado e, após a configuração dos dados de reconciliação, é preciso alterar os elementos de reconciliação somente quando necessário.

A atribuição de elementos de reconciliação é especialmente importante, por exemplo, para o grupo de reconciliação Estoque, uma vez que os objetos de negócios da transação de débito e da transação de crédito diferem. Não é possível aceitar essas transações de reconciliação por ID de objeto de negócios e selecionar a caixa de seleção Apenas débito/crédito equilibrados. No entanto, se você escolher os elementos de reconciliação como a base para o aceite, será possível aceitar as transações para as quais as transações de débito e as transações de crédito se equilibram. No relatório, as transações de débito e as transações de crédito são impressas pelo código de item.

Nota

Os elementos de reconciliação são numerados de 1 a 5. O elemento mais específico tem o número 5.

Elementos de mapeamento e elementos de reconciliação

Os elementos de reconciliação são semelhantes (mas não iguais) aos elementos de mapeamento. Os elementos de mapeamento representam um nível mais detalhado dos elementos de reconciliação.

Um elemento de mapeamento é uma característica de uma transação logística, em outras palavras, um objeto de negócios que pode ser mapeado para uma dimensão ou conta contábil. Um elemento de reconciliação é uma característica comum das transações de integração (documentos de integração) de um grupo de reconciliação, que pode ser usado para analisar e reconciliar os dados. Em outras palavras, um elemento de reconciliação vincula os elementos de mapeamento correspondentes de vários objetos de negócios.

Por exemplo, todos os elementos de mapeamento a seguir correspondem ao item do elemento de reconciliação:

  • ordem de produção/item (código interno 666100000000)
  • transação de estoque/item (trânsito) (código interno 312100000000)
  • ordem de venda/item (código interno 112100000000).

Os códigos internos dos elementos de mapeamento diferem, mas, fisicamente, o item da ordem de produção, o item de estoque e o item da ordem de venda podem ser o mesmo item. Para todas essas transações, o elemento de reconciliação correspondente é Item (código interno 014000000000).

Se você mapear somente elementos que têm o mesmo elemento de reconciliação correspondente para uma conta contábil específica, o saldo resultante da conta poderá ser zero durante a reconciliação.

Se você mapear elementos que têm elementos de reconciliação correspondentes diferentes para a mesma conta contábil, a reconciliação será mais complexa. Na maioria dos casos, o saldo resultante de uma conta não será zero, mas o saldo de um grupo de contas contábeis para as quais as transações estão mapeadas pode ser zero.

Exemplo de como atribuir elementos de reconciliação

Todas as transações de estoque devem ser lançadas em uma conta de estoque. Todas as transações de estoque pertencem ao grupo de reconciliação Estoque. É possível usar várias contas de estoque que, juntas, refletem o valor total do estoque. Nos detalhes do esquema de mapeamento, é possível mapear transações de estoque específicas para contas de estoque específicas. Por exemplo, é possível mapear transações de estoque de itens ou grupos de itens específicos, ou em armazéns específicos, para contas de estoque separadas.

Para visualizar as transações de reconciliação agregadas por armazém, atribua Armazém como o primeiro elemento de reconciliação para o grupo de reconciliação Estoque.

As outras opções podem incluir as seguintes:

  • elemento de reconciliação 2: item ou grupo de itens
  • elemento de reconciliação 3: projeto
  • elemento de reconciliação 4: componente de custo.

Dessa forma, é possível visualizar os dados de reconciliação por armazém, item, projeto e componente de custo.