Para remapear transações de integração

É possível remapear transações com o status Lançado que foram mapeadas incorretamente. Por exemplo, é possível remapear transações que foram mapeadas e lançadas em uma conta contábil ou em dimensões incorretas.

Se você remapear uma transação, o LN executará as seguintes ações:

  • gera uma transação de estorno para a transação lançada
  • cria uma nova transação de integração
  • Mapear a nova transação de acordo com a versão ativa no momento do esquema de mapeamento ou para o código GL especificado.

Normalmente, é necessário remapear um intervalo de transações de um tipo de documento de integração ou um grupo de tipos de documento de integração.

Na sessão Remapear transações de integração lançadas (tfgld4282m100), é possível selecionar:

Para evitar que sejam criadas várias transações de estorno para uma transação de integração, é possível reverter as transações de integração somente uma vez. Se ocorrerem erros de mapeamento para as novas transações de integração, será possível executar a sessão Remapear transações de integração lançadas (tfgld4282m100) novamente para a mesma seleção de transações de integração após resolver o erro, pois o LN processa somente as transações de integração que ainda não foram remapeadas com sucesso.

Considerações sobre a reconciliação

Nas diversas sessões de reconciliação, como a sessão Gestão de operações - reconciliação financeira (tfgld4595m000), o Tipo de lançamento indica as transações remapeadas da seguinte forma:

  • Transação de integração (estornada) indica a transação original.
  • Estorno de transação de integração indica a transação de estorno.
  • Transação de integração indica a nova transação de integração.
Pré-requisitos

É possível remapear uma transação de integração quando as seguintes condições são verdadeiras:

  • a transação de integração possui o status Lançado.
  • o tipo de documento de integração da transação de integração está mapeado corretamente na versão ativa no momento do esquema de mapeamento, a menos que você mapeie a nova transação de integração através de um código GL.
  • a conta contábil e as dimensões para as quais a transação de integração original possuem o status Livre, para estarem disponíveis para o mapeamento e lançamento da transação de estorno.
  • os elementos de mapeamento registrados ainda estão disponíveis. Se você já excluiu os elementos de mapeamento, é possível remapear a transação de integração somente através de um código GL.
  • a transação de integração não foi estornada anteriormente. Para evitar a geração repetida de transações de estorno para uma transação de integração, é possível remapear uma transação de integração somente uma vez. No entanto, será possível remapear a transação de integração recém-gerada se for necessário.
Para remapear transações de integração

Para remapear transações de integração, conclua os passos a seguir.

  1. Na sessão Remapear transações de integração lançadas (tfgld4282m100), selecione a transação de integração ou o intervalo de transações de integração. É possível selecionar as transações de integração de um intervalo de objetos de negócios ou de um objeto de negócios específico, e é necessário selecionar um tipo de documento de integração ou um grupo de tipos de documento de integração específico.
  2. Na guia Opções, indique os seguintes detalhes:

    • se deseja remapear o lado do débito, do crédito ou ambos
    • se deseja remapear a nova transação de integração com o esquema de mapeamento atual ou usar um código GL. Se você já excluiu os elementos de mapeamento da transação de integração, é necessário usar um código GL
    • se deseja lançar a transação de estorno e a nova transação de integração no período financeiro atual, se o período financeiro da transação de integração original estiver Fechado
    • a moeda local a ser usada para o relatório.
Nota

Se você usar um código GL, será possível realizar o mapeamento somente para uma única companhia financeira.

Para avaliar o processo antes de executar o remapeamento real, é possível selecionar as caixas de seleção Simular e Relatório de erros. Após resolver os erros, é possível executar a sessão novamente e desmarcar a caixa de seleção Simular.

Após a conclusão bem-sucedida do processo de remapeamento, as transações de estorno e as novas transações de integração possuem o status Mapeado. É possível usar a sessão Lançar transações de integração (tfgld4282m000) para lançar as transações de estorno e as novas transações de integração.