Gestão de período para transações de integração

Datas

Se transações de Gestão de operações forem lançadas em Finanças, os seguintes tipos de datas estarão envolvidos:

  • data de transação
    A data inserida ao criar a transação, como uma ordem de venda ou um recebimento de armazém. Normalmente a data de transação é a data atual. A data de transação é diferente da data atual somente para transações pré-datadas e antecedidas. Internamente, a data de transação é registrada no horário UTC.
  • data de lançamento da transação
    A data inserida ao criar o lote. Normalmente a data de lançamento da transação é a data atual. A data de lançamento da transação é diferente da data atual somente para transações pré-datadas e antecedidas. Internamente, a data de lançamento da transação é registrada no horário local.
  • Data do documento
    A data de transação em Finanças. A data do documento é sempre registrada no horário local. Para faturas, a data do documento é a data da fatura. Normalmente a data do documento é igual à data de transação, exceto se você inserir manualmente uma data de transação diferente em Finanças ou se o horário UTC e o horário local diferirem por um dia. A data do documento não é usada para transações de integração.
  • Data de criação
    A data e a hora em que a transação é criada. A data da criação é diferente da data da transação para transações pré-datadas e antecedidas. A data da criação e usada somente para transações de integração.
  • data de lançamento.
    A data e a hora (local) em que a transação é lançada.

Períodos

Os períodos financeiros a seguir são registrados para todas as transações de integração:

  • ano fiscal e período fiscal
  • ano do relatório e período do relatório
  • ano fiscal e período do imposto.

Para obter detalhes sobre os tipos de período, consulte Usar períodos.

Normalmente, as transações financeiras são lançadas nos períodos financeiros que correspondem à data de transação. A data de lançamento e a data do documento ficam no mesmo período.

Para registrar as transações de integração, o status do período financeiro deve ser Em aberto. Normalmente, se a data da transação é a data atual, os períodos financeiros estão Em aberto. No entanto, se uma transação for antecedida ou se a data da transação for próxima ao final do período financeiro, o período já poderá estar Fechado quando a transação financeira relacionada for lançada.

Se você criar uma transação de integração, a transação será registrada. Normalmente, esse é o momento em que uma ordem ou fatura é aprovada. Como os períodos financeiros dos lançamentos são incluídos nas informações registradas, o LN verifica o status do período antes do registro da transação. Se o período estiver Fechado, não será possível registrar a transação. O usuário não pode salvar a ordem ou fatura aprovada.

É possível selecionar o tipo de período do qual o LN verifica o status para detectar se o período está Em aberto e a transação de integração pode ser registrada.

É possível selecionar os tipos de período a seguir:

  • Juros para transações de integração
  • ACP para transações de contas a pagar
  • ACR para transações de contas a receber
  • GLD para transações de contabilidade.

Por exemplo, se você selecionar ACP, não será possível lançar uma transação de integração se o período ACP estiver Fechado, mesmo se o período Juros ainda estiver Em aberto.

Na sessão Parâmetros de integração (tfgld4150s000), é possível selecionar o tipo de período padrão. Na sessão Gestão de período por tipo documento de integração (tfgld4579m000), é possível selecionar o tipo de período para tipos de documento de integração individuais.

Normalmente é correto verificar o período de Juros. Em situações excepcionais, é possível selecionar os outros tipos de período.

Se o período estiver Fechado

Se o período estiver Fechado, o LN tentará lançar a transação de acordo com a opção de Gestão de período fechado que se aplica à transação de integração. Na sessão Parâmetros de integração (tfgld4150s000), é possível selecionar a opção de Gestão de período fechado padrão. Na sessão Gestão de período por tipo documento de integração (tfgld4579m000), é possível selecionar a opção de gestão de período fechado para tipos de documento de integração específicos.

É possível selecionar as seguintes opções de Gestão de período fechado:

  • Lançar em período atual

    O LN lança a transação no período financeiro atual.

  • Lançar em próximo período aberto

    O LN lança a transação no próximo período em aberto.

  • Gestão de exceção

    Na sessão Exceções solicitadas para transações de integração (tfgld4585m000), insira uma solicitação para lançar transações de integração em períodos financeiros específicos cujo status é Fechado.

    Após a aprovação da solicitação por um usuário autorizado, a transação pode ser registrada e lançada. Não é necessário definir um período Fechado como Em aberto. No entanto, o período GLD correspondente deve estar Em aberto no momento em que lançar a transação de integração. Quando necessário, é possível definir manualmente o período GLD como Em aberto na sessão Status do período (tfgld0107m000).

  • Padrão de parâmetros.
    O LN usa a opção de Gestão de período fechado padrão que você selecionou em Parâmetros de integração (tfgld4150s000).
Solicitações de exceções

Na sessão Exceções solicitadas para transações de integração (tfgld4585m000), insira uma solicitação para registrar e lançar transações de integração em períodos financeiros específicos.

É possível inserir o período e o ano fiscal, o período e ano de relatório e/ou o período e/ou ano fiscal no qual a transação de integração deve ser lançada. Somente os campos que correspondem a um período Fechado estão ativados.

Por padrão, o LN exibe o ano e o período que correspondem à data da transação de integração.

É possível executar uma das seguintes ações:

  • para criar uma solicitação de lançamento da transação de integração no período Fechado, use o valor padrão.
  • para criar uma solicitação de lançamento da transação de integração em um período diferente, insira o número do período. O novo período pode estar Em aberto ou Fechado.

Se ainda não for possível registrar a transação, o LN exibirá uma mensagem de erro na tela do usuário quando a transação for criada. Por exemplo, se a opção de Gestão de período fechado for Lançar em período atual e o período atual estiver Fechado, o LN não conseguirá registrar a transação. Para resolver o problema, é possível alterar a data da transação para uma data no próximo período fiscal Em aberto.

Nota

Os funcionários que possuem permissão para executar a sessão Aprovar exceções solicitadas para transações de integração (tfgld4585m100) estão autorizados a aprovar as solicitações.

Não é possível lançar transações em um período financeiro que possui o status Finalmente fechado. Os períodos devem ser definidos como Finalmente fechado somente quando o ano financeiro é fechado.

Exemplo

Por exemplo, a transação de integração foi criada no período 2 do ano fiscal de 2005.

No caso do tipo de período selecionado para o tipo de documento de integração, os períodos possuem o seguinte status:

  • o período fiscal 2005/2 está Fechado
  • o período do imposto 2005/2 está Fechado
  • o período de relatório 2005/2 ainda está Em aberto.

O LN lança a transação de integração no período de relatório 2005/2. Não é possível alterar essa configuração. Para o período fiscal e o período do imposto, é possível inserir um número de período.

Se você aceitar o valor padrão 2005/2, o LN criará uma solicitação para lançar a transação em um período Fechado.

Se você inserir um número diferente (por exemplo, 2005/3), o LN criará uma solicitação de lançamento da transação em um período que não corresponde à data da transação.

Exceções da gestão de período na reconciliação

Se você lançar a transação no próximo período fiscal Em aberto, a data da transação ficará fora do período fiscal no qual a transação é lançada. Isso torna a conciliação de relatórios de logística e relatórios financeiros mais complexa. É possível imprimir um relatório das solicitações para as exceções na sessão Imprimir transações do próximo período em aberto (tfgld4485m000) e usá-lo durante a reconciliação.

Na sessão Imprimir dados de reconciliação (tfgld4495m000), é possível selecionar a caixa de seleção Imprimir apenas trans c/ data anterior para imprimir o relatório de reconciliação para tais transações.

Para o grupo de reconciliação Provisão da fatura 3 que representa as mercadorias recebidas não faturadas (GRNI), se você imprimir os relatórios de reconciliação com a sessão Reconcil. da lista de verif de mercad. recebidas não-fatur. (tfgld4495m200), a transação financeira será registrada no período fiscal da data do documento, e não na data do lançamento.

Nota

Em geral, as transações pré-datadas tornam o processo de reconciliação mais complexo. Para evitar a geração de erros quando as diferenças de moeda e as diferenças de arredondamento forem calculadas, não é permitido registrar transações antedatadas com uma data de transação anterior à data de arquivamento mais recente dos dados de reconciliação para as seguintes áreas de reconciliação:

  • Estoque.
  • Estoque de consignação.
  • WIP de linha de montagem.
Exemplo

Se você receber mercadorias tarde em 31 de janeiro e registrar o recebimento em 1º de fevereiro, mas com uma data de transação de 31 de janeiro, ocorrerá a situação a seguir. A data de lançamento e a data do documento são diferentes.

Período fiscal 101/01 – 31/01Período fiscal 202/01 – 28/02
Transação da Gestão de operaçõesRecebimento: Data da transação = 30/01 Data do documento = 30/01
Transação financeiraRecebimento: Data do lançamento = 01/02 Pré-datado: Data do documento = 30/01