Para processar transações de integração

Para processar transações de integração - visão geral

Para processar as transações de integração e criar as entradas correspondentes em Contabilidade são usados os seguintes passos:

  1. Registrar os dados de transação.
    O LN registra automaticamente os dados logísticos de todos os eventos na Gestão de operações na tabela Transações de integração (tfgld482) e em Dados de reconciliação (tfgld495).
  2. Visualizar as transações de integração (opcional).
    Na sessão Transações de integração (tfgld4582m000), é possível visualizar os detalhes da transação de integração.
  3. Mapear transações individuais (opcional).
    Na sessão Transações de integração (tfgld4582m000), é possível mapear transações individuais de acordo com o esquema de mapeamento atual ou uma versão de esquema de mapeamento anterior.
  4. Mapear as transações de integração.
    Use a sessão Mapear transações de integração (tfgld4281m000) para iniciar o mapeamento. As dimensões e contas contábeis são atribuídas às transações.
  5. Resolver os erros de mapeamento.
    Inicie a sessão Imprimir registro de erro das transações de integração (tfgld4484m000) para imprimir um relatório de erros. Caso tenham ocorrido erros de mapeamento, crie uma nova versão do esquema de mapeamento no qual os erros estão resolvidos.
  6. Lançar as transações de integração
    Use a sessão Lançar transações de integração (tfgld4282m000) para iniciar o lançamento. Os lançamentos não finalizados são criados para as transações de integração em Contabilidade. Nota: Os usuários poderão lançar transações de integração somente se pertencerem a um grupo de usuários de integração. Para obter detalhes, consulte Grupos de usuários de integração.
  7. Resolver os erros de lançamento.
    Inicie a sessão Imprimir registro de erro das transações de integração (tfgld4484m000) para imprimir um relatório de erros. Resolva os erros e lance as transações de integração novamente.
  8. Finalizar as transações
    Na sessão Seleção global de lotes para finalização (tfgld1210m000) ou Número da execução de finalização (tfgld1609m000), finalize o lote. As verificações finais são realizadas nas transações de integração não finalizadas, as transações finalizadas são criadas em Contabilidade.
  9. Arquivar e/ou excluir as transações de integração.
    Após o lançamento das transações, execute a sessão Arquivar/excluir elem. de integração e trans. de integração (tfgld4283m000) para limpar o banco de dados.

Esses passos são descritos detalhadamente abaixo.

É possível remapear transações com o status Lançado que foram mapeadas incorretamente. O LN reverte as transações de integração lançadas e gera uma nova transação de integração. Se os elementos de mapeamento ainda estiverem disponíveis, será possível remapear a transação de integração (por exemplo, usando uma nova versão do esquema de mapeamento) ou remapear a transação através de um código GL. Para mais informações, consulte o Para remapear transações de integração.

Nota

Para as transações de ativos fixos, transações de cartão de crédito e contabilidade de dimensão, o LN usa a funcionalidade de esquema de mapeamento somente para mapear as transações para contas contábeis e dimensões. Esses processos não resultam em transações de integração, e as transações relacionadas não são incluídas ao mapear e lançar as transações de integração.

Para processar transações de integração
Passo 1. Registrar os dados de transação

Quando ocorrem eventos logísticos que resultam em lançamentos financeiros, o LN registra automaticamente os dados logísticos, como o valor da ordem, o número da ordem, a quantidade e o parceiro de negócios, na tabela Transações de integração (tfgld482). Simultaneamente, esses dados são armazenados na tabela Dados de reconciliação (tfgld495) para fins de consulta, relatório e reconciliação.

Com base na data de transação, o LN determina o período financeiro em que a transação deve ser lançada. Isso é especialmente importante para o processo de reconciliação. Se o período financeiro estiver fechado, o LN exibirá uma mensagem de erro. No entanto, é possível selecionar uma opção de Gestão de período fechado padrão na sessão Parâmetros de integração (tfgld4150s000). Para mais informações, consulte o Gestão de período para transações de integração.

Os elementos de mapeamento das transações para as quais você insere um código GL não são registrados, uma vez que eles não são necessários para determinar a conta contábil e as dimensões para a transação.

Passo 2. Visualizar as transações de integração

É possível usar a sessão Transações de integração (tfgld4582m000) para visualizar as transações de integração. É possível visualizar todos os detalhes das transações de integração nas várias guias.

Passo 3. Mapear e lançar transações individuais (opcional)

Você tem a opção de mapear e lançar transações individuais; por exemplo, lançar uma transação específica ou mapear uma transação antedatada com a versão do esquema de mapeamento que estava ativa na data da transação.

Selecione a transação na sessão Transações de integração (tfgld4582m000). No menu Visualizações, Referências o Ações, clique em:

  • Mapear transações específicas para mapear a transação selecionada de acordo com o esquema de mapeamento ativo no momento
  • Mapear com esquema mapeamento específico para mapear a transação selecionada de acordo com uma versão específica do esquema de mapeamento. É possível selecionar qualquer versão do esquema de mapeamento na sessão Esquemas de mapeamentos (tfgld4573m100). Se a versão selecionada não esteve com o status Ativo, só será possível simular o mapeamento. Se a versão selecionada esteve com o status Ativo a qualquer momento, é possível simular o mapeamento e realmente mapear a transação.
  • Lançar transações específicas para lançar manualmente uma transação selecionada.
Passo 4. Mapear as transações de integração

Na sessão Mapear transações de integração (tfgld4281m000), selecione um intervalo de transações a serem mapeadas.

Se você clicar no botão Mapeamento, o LN atribuirá dimensões e contas contábeis às transações com base no esquema de mapeamento de integração e nos valores dos elementos de mapeamento.

O LN usa a versão do esquema de mapeamento atualmente com o status Ativo, independentemente das datas de transação.

É possível selecionar transações com status específicos para o mapeamento. Por padrão, o LN mapeia transações que possuem os seguintes status:

  • Registrado
    Os dados da transação foram registrados. Normalmente essa caixa de seleção está selecionada.
  • Erro de mapeamento
    O mapeamento anterior da transação resultou em uma mensagem de erro.
  • Erro de lançamento.
    O lançamento anterior da transação resultou em uma mensagem de erro.

As transações para as quais você insere um código GL não são mapeadas, uma vez que elas podem ser imediatamente lançadas na conta contábil e nas dimensões do código GL.

Para remapear as transações que foram mapeadas anteriormente, selecione Mapeado no campo Status. O mapeamento anterior é substituído pelo novo mapeamento. Por exemplo, se você desejar substituir o mapeamento individual das transações realizadas na sessão Transações de integração (tfgld4582m000), será possível usar essa opção.

Após o mapeamento, ainda é possível mapear transações individuais de acordo com as versões de esquema de mapeamento anteriormente ativas. Use os comandos no menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Transações de integração (tfgld4582m000).

Passo 5. Resolver os erros de mapeamento

Após mapear as transações de integração, é possível iniciar a sessão Imprimir registro de erro das transações de integração (tfgld4484m000) para exibir ou imprimir um relatório de erro a fim de verificar se ocorreram erros.

Caso tenham ocorrido erros de mapeamento, crie uma nova versão do esquema de mapeamento no qual os erros estão resolvidos. Como alternativa, é possível mapear manualmente as transações individuais na sessão Transações de integração (tfgld4582m000) de acordo com um esquema de mapeamento anteriormente ativo.

Passo 6. Lançar as transações de integração

Na sessão Lançar transações de integração (tfgld4282m000), selecione um intervalo de transações a serem lançadas.

Só será possível lançar as transações de integração se você pertencer a um grupo de usuários de integração. Para obter detalhes, consulte Grupos de usuários de integração.

Se você clicar no botão de comando Lançar, o LN criará lançamentos não finalizados em Contabilidade. As transações de débito e crédito serão compactadas se isso estiver indicado no esquema de mapeamento. Os números de lote são atribuídos de acordo com a configuração do parâmetro Manuseio de números de lote na sessão Parâmetros de integração (tfgld4150s000).

Se você selecionar a caixa de seleção Frequência do processo contínuo, contanto que a sessão esteja aberta, o LN lançará as transações recém-mapeadas no intervalo selecionado em intervalos de tempo regulares. É possível inserir o tempo em minutos entre duas execuções do processo de lançamento. Se você inserir zero, o processo não será repetido.

Passo 7. Resolver os erros de lançamento

Após o lançamento das transações de integração, é possível iniciar a sessão Imprimir registro de erro das transações de integração (tfgld4484m000) para exibir ou imprimir um relatório de erro a fim de verificar se ocorreram erros.

Podem ocorrer os principais tipos de erros de lançamento a seguir:

  • em uma estrutura de companhia multifinanceira, as relações intercompanhia ou as relações intergrupo não estão configuradas corretamente nas sessões Relações intercompanhia (tfgld0515m000) e Relações de intergrupo (tfgld2501m000). Por exemplo, verifique se as contas contábeis existem.
  • o período fiscal correspondente à data de transação já está Fechado. Para lançar a transação, é necessário definir o período como Em aberto para transações de Contabilidade (GLD) na sessão Status do período (tfgld0107m000).
  • Erros gerais de processamento de transação; por exemplo, o número livre mais alto de uma série de números de documento foi atingido.

Resolva os erros e lance as transações de integração novamente.

Passo 8. Finalizar as transações

Na sessão Seleção global de lotes para finalização (tfgld1210m000) ou Número da execução de finalização (tfgld1609m000), finalize o lote. O LN verifica se as transações do lote estão equilibradas.

Se for necessário que o lado de crédito e o de débito de uma transação sejam lançados em companhias financeiras diferentes, serão geradas transações intercompanhia. Além disso, os valores de ganho e perda do câmbio de moedas são calculados e lançados.

As transações finalizadas são armazenadas em Contabilidade e as transações não finalizadas correspondentes são removidas.

Passo 9. Remapear transações lançadas

Antes de arquivar e excluir as transações de integração, é possível remapear as transações com status Lançado que foram mapeadas incorretamente. Para obter detalhes, consulte Para remapear transações de integração.

Passo 10. Arquivar e/ou excluir as transações de integração

Após o lançamento das transações, os detalhes das transações de integração não são mais necessários. Os dados logísticos necessários para consultas, relatórios e reconciliação são armazenados separadamente na tabela Dados de reconciliação (tfgld495).

Uma grande quantidade de dados registrados que não são mais necessários pode ter um impacto negativo no desempenho dos processos que gerenciam as transações de integração e as transações de reconciliação. Para economizar espaço e evitar um possível desempenho ruim, é possível executar em intervalos regulares a sessão Arquivar/excluir elem. de integração e trans. de integração (tfgld4283m000), que é parte dos Utilitários do módulo Contabilidade. Todas as transações de integração e seus elementos de mapeamento dentro da seleção que possuem o status Lançado são arquivados e/ou excluídos dependendo das opções selecionadas.

Os elementos de mapeamento refletem os dados logísticos. Se os dados logísticos forem alterados, os projetos ou códigos de item expirarem ou você redefinir os tipos de ordem, não será possível criar uma transação de integração de correção ou remapear as transações de integração em um estágio posterior. Nessa situação, também é possível arquivar os elementos de mapeamento.