Mapear um grupo de elementos para contas contábeis ou dimensões

Em seguida, é necessário definir o mapeamento da conta contábil e, opcionalmente, o mapeamento de dimensão para o tipo de documento de integração no qual está trabalhando. Para fazer isso, mapeie o grupo ou grupos de elementos vinculados ao tipo de documento de integração para as contas contábeis e dimensões.

Nota
  • Se selecionar o mesmo grupo de elementos em mais de um campo (por exemplo, no campo Grupo elementos contábeis e em um ou mais campos Grupo de elementos de dimensão), você mapeará a transação para exatamente as mesmas contas contábeis e dimensões. Desse modo, o LN exibirá uma mensagem de aviso se você selecionar o mesmo grupo de elementos.
  • As prioridades indicam a sequência em que o LN determina o mapeamento da transação. Dentro de cada prioridade, os números de sequência indicam a sequência em que o LN verifica os valores dos elementos.

    Essas regras se aplicam à prioridade de mapeamento e à sequência de mapeamento:

    • Os valores mapeados e os intervalos de valor dos elementos de mapeamento podem ser sobrepostos para diferentes prioridades.
    • Se os valores mapeados e os intervalos de valores dos elementos de mapeamento das sequências de mapeamento em uma prioridade de mapeamento se sobrepuserem, o LN gerará um aviso.
  • Por motivos de desempenho, é importante colocar os elementos na sequência de elementos correta. O elemento mais específico deve ter o número de sequência 1 e o menos específico deve ter o número de sequência mais alto. Para alterar o número de sequência de um elemento, selecione o elemento e clique em Mover registro para cima ou Mover registro para baixo no menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Elementos usados por grupo de elementos (tfgld4568m000).

Para mapear um grupo de elementos para uma conta contábil, mapeie os valores ou intervalos de elementos de mapeamento para uma conta contábil. É necessário definir um mapeamento para todos os elementos do grupo de elementos.

Se o mapeamento contábil e/ou o mapeamento da dimensão já estiver definido para o grupo de elementos, será possível continuar com Para configurar os números de documento de transação de integração.

Para definir o mapeamento da conta contábil:

  1. Na guia Detalhes do esquema de mapeamento da sessão Esquema de mapeamento (tfgld4573m000), selecione um tipo de documento de integração e clique em Mapeamento da conta no menu Visualizações, Referências o Ações. A sessão Mapeamento por grupo de elementos (tfgld4667m000) é iniciada.

    Nota: Se o comando Mapeamento da conta não estiver disponível, certifique-se de que o grupo de elementos contém pelo menos um elemento. Como é necessário mapear os elementos para as contas contábeis, não será possível definir o mapeamento se o grupo de elementos estiver vazio.

  2. Clique em Novo na guia Mapeamento da conta.

    Para cada elemento no grupo, as colunas De e Até dedicadas estão disponíveis para especificar valores de elemento.

    Em uma estrutura de várias companhias, se você inserir zero no campo Companhia do obj. negócios e/ou no campo Comp. financeira, o mapeamento se aplicará a todas as companhias. Para definir uma exceção para o mapeamento compartilhado, é possível inserir números de companhia nesses campos.

    No campo Conta contábil, amplie a sessão Plano de contas (tfgld0508m000) e selecione uma conta contábil. O LN exibe somente as contas contábeis para as quais você selecionou a caixa de seleção Conta de integração.

    Nos campos De e Até do elemento, insira o intervalo de valores desse elemento que deseja mapear para a conta contábil e salve os dados.

  3. Para mapear outro valor ou intervalo do mesmo elemento para uma conta contábil diferente, clique em Novo na guia Mapeamento da conta.

    Nos campos De e Até do elemento, insira o intervalo de valores desse elemento que deseja mapear para a conta contábil e salve os dados.

  4. Se desejar, é possível mapear o intervalo completo de cada elemento de integração em uma conta contábil padrão em uma prioridade baixa (número alto). Dessa forma, o LN sempre localizará uma conta contábil para a transação. O resultado é semelhante à definição de contas contábeis padrão, conforme descrito em Para definir o mapeamento de conta padrão.
  5. Se as contas contábeis usadas no mapeamento contábil tiverem um vínculo obrigatório ou opcional com tipos de dimensão, defina o mapeamento da dimensão da mesma forma que o mapeamento da conta contábil.
  6. É necessário definir o mapeamento para o lado do débito e para o lado do crédito para cada tipo de documento de integração. Se você tiver mapeado somente um lado, defina o mapeamento para o outro lado começando em Para adicionar tipos de documento de integração ao esquema de mapeamento ou, se já tiver adicionado o tipo de documento de integração, comece em Criar grupos de elementos.

Para os tipos de documento de integração restantes do mesmo grupo de reconciliação, é possível definir um mapeamento semelhante muito rapidamente, conforme descrito em Para adaptar o mapeamento.

Continue com Para configurar os números de documento de transação de integração.