Integrações financeiras - conceitos e componentes

Objeto de negócios

No contexto de processamento de transação de integração financeira, um objeto de negócios é um evento ou entidade logística como um item, uma ordem de compra, um parceiro de negócios ou uma baixa de armazém.

Cada um dos tipos de documento de integração fornecidos pelo LN possui o objeto de negócios correspondente anexado a ele. Por exemplo, os tipos de documento de integração para as diversas transações de Ordem de vendas possuem o objeto de negócios Ordem de vendas vinculado a eles.

Atributo do objeto de negócios

Cada objeto de negócios possui vários atributos, como item, armazém e departamento. Esses atributos são características do objeto de negócios que podem ser usadas para mapear a transação de integração para dimensões e contas contábeis específicas. Por exemplo, o objeto de negócios Ordem de vendas possui os atributos Departamento de vendas e Tipo ordem de venda, entre outros.

ID do objeto de negócios

O ID do objeto de negócios é o código único que identifica um objeto de negócios específico. Por exemplo, o ID de um objeto de negócios de um objeto de negócios Ordem de vendas é o número da ordem de venda.

Tipo de documento de integração

Um tipo de documento de integração representa um tipo de transação de integração em Finanças para o mapeamento e lançamento das transações de integração e para o processo de reconciliação.

Os pacotes de LN não financeiros são coletivamente chamados de Gestão de operações. Na Gestão de operações, cada transação de integração é representada por sua combinação de origem de transação operacional e transação financeira (em termos técnicos, a combinação tror/fitr). Por exemplo, Ordem de venda/baixa.

No módulo Financeiro/logística de Comum, as combinações de transação de origem/transação financeira são convertidas em tipos de documento de integração. Por exemplo, a transação Ordem de venda/baixa é convertida no tipo de documento de integração 10002052 com a descrição Ordem de venda/baixa. O LN fornece tipos de documento de integração predefinidos para todas as transações de integração que podem ocorrer.

Os tipos de documento de integração são necessários:

  • para mapear transações de integração
  • para registrar os dados de reconciliação de uma transação.

Diversos tipos de documento de integração predefinidos são usados somente para registrar os dados de reconciliação (por exemplo, os tipos de documento de integração de Variação cambial). Não é possível mapear esses tipos de documento de integração e a caixa de seleção Usar em esquema de mapeamento é desmarcada na sessão Tipos de documento de integração (tfgld4557m000).

Para obter uma lista dos tipos de documento de integração, consulte Tipos de documento de integração. Para cada tipo de documento de integração, o mapeamento é fornecido conforme definido nas companhias de demonstração que são entregues com o aplicativo LN.

Elemento de mapeamento

Um elemento de mapeamento é uma característica de uma transação logística que pode ser mapeada para uma dimensão ou conta contábil. Alguns exemplos dos elementos de mapeamento de uma transação de recebimento de armazém são: Item, Grupo de itens, Armazém e Fabricante. É possível mapear valores específicos, intervalos ou um intervalo inteiro de um elemento de mapeamento para especificar dimensões e contas contábeis.

Um elemento de mapeamento é composto pela combinação de um objeto de negócios e um atributo de objeto de negócios. Por exemplo, o item/grupo de item de elemento de mapeamento representa o grupo de item do atributo do objeto de negócios do item do objeto de negócios.

O LN fornece uma lista completa (aproximadamente 1800 itens) dos elementos de mapeamento que correspondem aos atributos do objeto de negócios. Para cada tipo de documento de integração, é possível selecionar os elementos de mapeamento nos atributos de seus objetos de negócios relacionados. Não é possível adicionar, alterar ou excluir elementos de mapeamento.

Elemento pai

Um elemento de mapeamento é composto pela combinação de um objeto de negócios e um atributo de objeto de negócios. Os próprios atributos do objeto de negócios podem ser objetos de negócios. Os objetos de negócios de atributos aparecem como objetos de negócios filhos, com um número de nível mais alto. Os atributos de objetos de negócios filho também estão disponíveis como elementos de mapeamento para os tipos de documento de integração.

Por exemplo, um objeto de negócios Ordem de vendas possui o atributo Item. O Item também é um objeto de negócios que possui os atributos Grupo de itens e Fabricante, entre outros. Assim, é possível selecionar o fabricante do item da ordem de venda como um elemento de mapeamento para os tipos de documento de integração de Ordem de vendas.

Se um elemento de mapeamento tiver atributos pais, o LN mostrará os atributos pais e seus níveis nas várias sessões relacionadas ao esquema de mapeamento.

Elemento de classificação

O elemento de classificação é um elemento de mapeamento em que as transações de integração podem ser classificadas. É possível usar o elemento de classificação para agrupar as transações de integração que pertencem a diferentes tipos de documento de integração.

Por exemplo, as transações de integração de um projeto ou uma ordem de serviço pertencem a vários tipos de documento de integração. Se você atribuir Projeto (PCS) ou Tipo de serviço como o elemento de classificação para esses tipos de documento de integração, será possível agrupar as transações de integração por projeto ou por ordem de serviço.

É possível atribuir um dos elementos de mapeamento disponíveis como o elemento de classificação na sessão Tipos de documento de integração (tfgld4557m000) para cada tipo de documento de integração. O elemento de classificação pode ser um elemento que não é realmente usado para o mapeamento. É possível exibir as transações de integração na ordem dos valores do elemento de classificação na sessão Transações de integração (tfgld4582m000).

Grupo de elementos

Um grupo de elementos é uma seleção de elementos de mapeamento e, dessa forma, representa um mapeamento. Para mapear as transações de integração ou tipos de documento de integração, é necessário vincular um ou mais grupos de elementos aos tipos de documento de integração. Um grupo de elementos deve conter pelo menos um elemento de mapeamento e pode conter até 15 elementos de mapeamento.

Antes de selecionar os elementos de um grupo de elementos, é recomendável vincular o grupo de elementos a um tipo de documento de integração. Para a seleção, o LN exibe somente os elementos de mapeamento que se aplicam ao tipo de documento de integração.

É possível vincular um grupo de elementos a vários tipos de documento de integração, desde que os elementos de mapeamento do grupo estejam disponíveis para todos os tipos de documento de integração. Se você fizer isso, o mapeamento da conta contábil ou o mapeamento da dimensão desses tipos de documento de integração será exatamente o mesmo.

É possível usar a sessão Imprimir Localização dos grupos de elementos (tfgld4466m000) para gerar um relatório de um intervalo de grupos de elementos e os tipos de documento de integração aos quais eles estão vinculados. É possível usar esse relatório para ver quais tipos de documento de integração serão afetados se você alterar o mapeamento para um grupo de elementos.

Nota

É o grupo de elementos, e não o tipo de documento de integração, que define o mapeamento da conta contábil e o mapeamento da dimensão. Se você alterar o mapeamento para um tipo de documento de integração, alterará o mapeamento de todos os tipos de documento de integração que usam o grupo de elementos.

Prioridade de mapeamento

É possível definir o mapeamento contábil e o mapeamento de dimensão dos grupos de elementos em níveis de prioridade decrescentes, em que o nível 1 representa a prioridade mais alta. Se o LN não puder mapear a transação com base no mapeamento com prioridade 1, o LN usará o mapeamento com prioridade 2, e assim por diante. Se não for possível mapear a transação, o LN relatará um erro.

Se você deseja garantir que cada transação de integração possa ser mapeada e lançada, é recomendável que, para a prioridade mais baixa, o intervalo completo de cada elemento de mapeamento seja mapeado para uma conta contábil ou dimensão padrão conforme aplicável.

Sequência de mapeamento

Dentro de cada prioridade de mapeamento, cada mapeamento possui uma sequência. A sequência de mapeamento é a ordem em que o LN pesquisa os valores dos elementos de mapeamento para localizar o mapeamento de uma transação de integração. Conforme você define o mapeamento para as diversas combinações dos elementos de um grupo de elementos, o LN gera um número de sequência para cada mapeamento. Por motivos de desempenho, é recomendável que o mapeamento mais específico tenha o número de sequência de mapeamento 1.

Nota

As regras a seguir se aplicam à prioridade de mapeamento e à sequência de mapeamento:

  • Os valores mapeados e os intervalos de valor dos elementos de mapeamento podem ser sobrepostos para diferentes prioridades.
  • Para as sequências de mapeamento dentro de uma prioridade de mapeamento, os valores mapeados e os intervalos de valores dos elementos de mapeamento não podem ser sobrepostos.
Conta padrão

Se você não deseja definir um mapeamento detalhado para várias contas contábeis para transações de integração específicas, é possível mapear o tipo de documento de integração correspondente para uma conta padrão. Todas as transações do tipo de documento de integração para o qual o LN não pode determinar uma conta com base nos detalhes do esquema de mapeamento são lançadas na conta padrão.

O mapeamento de um tipo de documento de integração para uma conta padrão é direto, sem a necessidade de elementos de mapeamento e grupos de elementos. Não é feita nenhuma distinção em qualquer um dos detalhes da transação.

As contas padrão podem ser usadas de duas maneiras:

  • no lugar de um mapeamento detalhado para várias contas contábeis. Todas as transações são lançadas na mesma conta. Por exemplo, todos os recebimentos de armazém são lançados na conta contábil de Estoque, sem nenhuma distinção.
  • em acréscimo a um mapeamento detalhado. Se não for possível mapear uma transação com base no esquema de mapeamento detalhado, ela será lançada na conta padrão.

Não é possível definir o mapeamento da dimensão para as contas contábeis padrão dessa forma. Se o mapeamento da dimensão for necessário para o tipo de documento de integração, será necessário definir o mapeamento da dimensão da maneira regular através de um grupo de elementos ou de elementos de mapeamento.

Código GL

Um código GL representa uma conta contábil e as dimensões correspondentes. Os códigos GL são usados para representar contas contábeis para usuários que não estão familiarizados com a estrutura do gráfico de contas. Para algumas transações logísticas, é possível usar um código GL para indicar a conta contábil e as dimensões nas quais a transação deve ser lançada.

É possível definir códigos GL na sessão Códigos GL (tfgld4575m000). Cada código GL se refere a uma conta contábil. A conta contábil deve ser uma conta de integração. Se houver dimensões obrigatórias ou opcionais vinculadas à conta contábil, elas serão incluídas na definição do código GL.

Antes de usar o código GL, é necessário selecionar a caixa de seleção Ativo na sessão Códigos GL (tfgld4575m000). Para bloquear o código GL para uso, é possível desmarcar a caixa de seleção Ativo. Se você bloquear um código GL, as novas linhas de ordens existentes ainda serão mapeadas usando o código GL, mas não será possível selecionar o código GL para ordens recém-criadas.

Assim que qualquer transação de integração for mapeadas usando o código GL, não será possível alterar a conta contábil ou as dimensões do código GL nem excluir o código GL.

Se você inserir um código GL para a transação, as transações de integração não serão incluídas no processo de mapeamento, mas sim mapeadas diretamente para a conta contábil e dimensões do código GL. Os valores dos elementos de mapeamento de tais transações não têm nenhum efeito no mapeamento. Na sessão Transações de integração (tfgld4582m000), o LN indica que um código GL foi usado para mapear a transação e exibe o código GL.

É possível usar o mapeamento através de códigos GL para as seguintes transações:

  • lançamento de crédito de faturas de venda manuais criadas em Faturas de venda manual (cisli2520m000)
  • lançamento de crédito ou débito de qualquer tipo de transação de integração que deseja remapear na sessão Remapear transações de integração lançadas (tfgld4282m100)
  • os lançamentos de débito de:

    • Ordem de compra/custos gerais
    • Ordem de compra/variação de custos gerais
    • Ordem de compra/custos a especificar
    • Ordem de compra/variação dos custos a especificar
    • Programação de compra/custos gerais
    • Programação de compra/variação de custos gerais
    • Programação de compra/custos a especificar
    • Programação de compra/variação de custos a especificar.
Tipo de transação e série

O LN gera os números de documento para as transações de integração com base em uma série e tipo de transação. Na guia Compactação/numeração do documento da sessão Esquema de mapeamento (tfgld4573m000), é possível definir uma série e um tipo de transação para cada tipo de documento de integração. Se você usar séries e tipos de transação diferentes, cada tipo de transação de integração obterá seu próprio intervalo de números de documento em Contabilidade.

Existe uma exceção para essa regra: as transações de Ativos fixos usam o tipo de transação inserido na sessão Parâmetros do FAM (tffam0100s000).

Compactação

As transações de integração podem ser compactadas antes de serem lançadas. Para cada tipo de documento de integração, é possível indicar se as transações de débito e/ou as transações de crédito devem ser compactadas.

As transações poderão ser compactadas se os detalhes de transação a seguir tiverem o mesmo valor:

  • a companhia financeira de origem
  • a companhia financeira de destino
  • o tipo de transação e a série
  • a conta contábil e as dimensões
  • a moeda da transação
  • o ano fiscal e o período financeiro, o período de imposto e o período de relatório
  • o tipo de documento de integração e o indicador Débito/crédito
  • se forem geradas transações de lucro e perda relacionadas, serão usados os mesmos critérios de compactação para compactá-los.
Nota

As transações intergrupos não são compactadas.

Grupo de reconciliação

Um grupo de reconciliação é usado para agrupar transações de integração relacionadas para fins de reconciliação. Cada tipo de documento de integração pertence a um grupo de reconciliação.

Por exemplo, os tipos de documento de integração Ordem de compra/recebimento e Ordem de compra/variação de preço pertencem ao mesmo grupo de reconciliação (grupo de reconciliação Provisão da fatura 3).

Conta de integração

Para oferecer suporte a todas as possibilidades de reconciliação, as transações de integração podem ser lançadas somente em contas contábeis que estão marcadas como contas de integração na sessão Plano de contas (tfgld0508m000). Se uma conta estiver marcada como Conta de integração, não será possível inserir transações manualmente na conta.

Como não é possível criar transações manuais nas contas de integração para fazer correções, o lançamento das transações de integração é irreversível. É possível fazer correções nos lançamentos nas contas contábeis de integração somente nas sessões de reconciliação. É necessário fazer as correções em outras contas contábeis com o mesmo pai da conta contábil de integração. O resultado aparecerá na conta pai.

O status do esquema de mapeamento de integração

Dois campos indicam um status de versão de esquema de mapeamento:

  • O indicador ativo
    Toda versão de esquema de mapeamento possui um indicador Ativo que está ativado ou desativado. Se uma versão está com o status Ativo, o LN usa essa versão para mapear as transações de integração. Antes de ser possível ativar uma versão de esquema de mapeamento, ela deve ter sido validada e não deve conter nenhum erro de bloqueio. Somente uma versão de esquema de mapeamento de integração pode estar com o status Ativo de cada vez.
  • O status de verificação
    O status de verificação indica o estágio atingido no processo de definição do esquema de mapeamento. Uma versão de esquema de mapeamento pode ter os seguintes status de verificação:
    • Não verificado
      A versão não foi verificada quanto à consistência. Não é possível atribuir o status Ativo à versão.
    • Inconsistente - bloqueio
      A versão foi verificada quanto à consistência e foram encontrados erros de bloqueio. Não é possível atribuir o status Ativo à versão.
    • Inconsistente - sem bloqueio
      A versão foi verificada quanto à consistência e não foram encontrados erros de bloqueio. No entanto, foram encontradas inconsistências que resultaram em mensagens de aviso. É possível atribuir o status Ativo à versão se você desejar.
    • Consistente.
      A versão foi verificada quanto à consistência e não foram encontrados erros. É possível atribuir o status Ativo à versão.
Outros conceitos

Outros conceitos relacionados ao esquema de mapeamento são: