Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000)

Utilize esta sessão para visualizar, inserir e realizar a manutenção dos acordos logísticos para uma linha de contrato de compra.

Os dados logísticos de linha de contrato de compra fornecem os valores padrão para a programação de compra vinculada à linha do contrato de compra.

Será possível realizar a manutenção dos dados logísticos de linha de contrato de compra somente se a caixa de seleção Programação de compra em uso estiver selecionada na sessão Linhas de contrato de compra (tdpur3101m000).

É possível alterar somente os dados logísticos de linha de contrato de compra inativos. Para ativar os dados logísticos de linha de contrato de compra, selecione Ativar. O status é alterado para Ativo. Para desativar os dados logísticos de linha de contrato de compra, selecione Desativar. O status é alterado para Livre.

Nota

Os campos nessa sessão usam os valores padrão dos campos correspondentes na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000).

Se o contrato for um contrato de compra corporativo, diversos campos ficarão indisponíveis nessa sessão. Os acordos logísticos são especificados por detalhes da linha de contrato de compra na sessão Linha de detalhe de logística da linha de contrato de compra (tdpur3102m100).

 

Contrato
Os contratos de compra são usados para registrar acordos específicos com um parceiro de negócios fornecedor referente à entrega de mercadorias específicas.

Um contrato é composto por:

  • um cabeçalho de contrato de compra com dados gerais do parceiro de negócios e, opcionalmente, um acordo de termos e condições vinculado
  • uma ou mais linhas do contrato de compra com acordos de preço (centrais), acordos logísticos e informações sobre quantidade que se aplicam a um item ou grupo de preços
  • detalhes da linha de contrato de compra com acordos logísticos e informações sobre quantidade que se aplicam a um item ou grupo de preços para um local específico (armazém) de uma corporação de vários locais. Os detalhes da linha do contrato podem existir somente para contratos de compra corporativos.
Posição
Departamento de compras
Um departamento na sua organização que é responsável por comprar os materiais e serviços necessários para a sua organização. Você atribui grupos de números ao departamento de compras.
Status
O status do registro logístico, que pode ser Livre ou Ativo.

Para atribuir um status ao registro logístico, use um dos seguintes botões:

  • Ativar
  • Desativar

Será possível ativar uma linha de contrato na sessão Linhas de contrato de compra (tdpur3101m000) somente se houver pelo menos um registro logístico referente à linha ativo na sessão atual.

Item
As matérias-primas, as submontagens, os produtos acabados e as ferramentas que podem ser comprados, armazenados, fabricados e vendidos.

Um item também pode representar um conjunto de itens geridos como um kit ou que existem em diversas variantes de produto.

Também é possível definir itens não físicos, que não são retidos em estoque, mas que podem ser usados para lançar custos ou faturar serviços a clientes. Estes são exemplos de itens não físicos:

  • itens de custo (por exemplo, eletricidade)
  • Itens de serviço
  • subcontratação de serviços
  • itens da lista (menus/opções)
Preferencial
Use esse campo para indicar se o parceiro de negócios é preferencial ou fixo para o item.

Valores permitidos

Preferência

Prioridade
Uma opção que lhe permite adicionar uma determinada classificação para fornecedores. Se a prioridade for definida, as combinações de item/fornecedor são classificadas de acordo com a prioridade descendente.

Valores permitidos

Os valores permitidos vão de 0, que é a prioridade mais alta, a 999, a mais baixa.

Tópico relacionados

Porcentagem de fornecimento
Uma percentagem usada para calcular como as ordens são divididas entre os fornecedores.
Nota

Esse parâmetro não tem efeito sobre os algoritmos de planejamento na Armazenamento.

Aumento de período de congelamento
O número de dias, calculado da data atual, para os quais não se pode mais aumentar a quantidades de itens necessários.

Se a programação de compra for Com base na expedição, o que pode ser definido no campo Baseado em expedição/recebimento da sessão atual, os limites de tempo congelados serão baseados nas datas de expedição planejadas. se a programação for Com base no recebimento, limites de tempo congelados são baseados em datas de recebimento planejado

Período congelado (-)
O número de dias, calculado da data atual, para os quais não se pode mais reduzir a quantidades de itens necessários.

Se a programação de compra for Com base na expedição, o que pode ser definido no campo Baseado em expedição/recebimento da sessão atual, os limites de tempo congelados serão baseados nas datas de expedição planejadas. se a programação for Com base no recebimento, limites de tempo congelados são baseados em datas de recebimento planejado

Usar dias úteis para período congelado
Se esta caixa de controle estiver selecionada,. somente os dias úteis serão usados ao calcular períodos congelados.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, dias corridos serão usados ao calcular os períodos congelados.

Nota

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, o número especificado de dias úteis será adicionado à data atual. Os dias úteis são recuperados do calendário que está vinculado ao parceiro de negócios expedidor, ao parceiro de negócios fornecedor ou à companhia.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o número especificado de dias corridos será somado à data atual.

Ao planejar as datas, o tipo de disponibilidade da sessão Parâmetros de aquisição (tdpur0100m000) é usado.

Excluir linhas de programação anteriores
Essa caixa de seleção determina como gerir quantidades redundantes e não entregues em linhas de programação com datas no passado.

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, as linhas de programação serão excluídas pelo Planejamento empresarial.

Se esta caixa de controle estiver limpa,, as mensagens de planejamento serão geradas informando um planejador para excluir manualmente as linhas de programação.

Nota

Essa caixa de seleção pode ser selecionada somente se o Quantidade de redução de período congelado for zero na sessão atual.

Unidade tempo de capacidade
A unidade de tempo em que a capacidade do parceiro de negócios expedidor é apresentada.
Tolerância da capacidade mínima
A percentagem mínima que pode permanecer abaixo da capacidade do parceiro de negócios expedidor.
Tolerância da capacidade máxima
A percentagem máxima que pode exceder a capacidade do parceiro de negócios expedidor.

A tolerância da capacidade máxima é calculada da seguinte forma:

                  Tolerância da capacidade máxima * Capacidade do fornecedor + Capacidade do fornecedor
               

Exemplo

  • Capacidade do fornecedor: 100 peças.
  • Tolerância da capacidade máxima: 20 (por cento).
  • Unidade de tempo de capacidade: semana.

O Planejamento empresarial leva em conta que o fornecedor pode entregar somente um máximo de 120 peças por semana.

Transportadora/PSL
Uma organização que presta serviços de transporte. É possível vincular uma transportadora padrão a parceiros de negócios expedidores e receptores. Além disso, é possível imprimir ordens de venda e de compra em uma lista de embalagem, classificada por transportadora.

Para a criação de ordens e faturamento, é preciso definir uma transportadora como parceiro de negócios.

Tempo proces. interno
O tempo necessário entre o reconhecimento das necessidades e a liberação da ordem de compra. O tempo de processamento interno inclui a preparação do documento a aquisição de recursos.
Nota

Se o Planejamento empresarial gerar programações de compra automaticamente, esse campo será usado no processo de seleção de fornecedores. O Planejamento empresarial usa esse campo, junto com os campos Tempo de segurança e Tempo fornecimento, para priorizar os fornecedores que podem entregar o item necessário.

Tempo de processamento interno
A unidade na qual o tempo de processamento interno é expresso.
Tempo de segurança
O tempo que pode ser adicionado ao lead time normal para proteger a entrega de mercadorias contra flutuações no lead time de modo que uma ordem possa ser concluída antes da data da necessidade real da ordem.
Nota

Se o Planejamento empresarial gerar programações de compra automaticamente, esse campo será usado no processo de seleção de fornecedores. O Planejamento empresarial usa esse campo, junto com os campos Tempo proces. interno e Tempo fornecimento, para priorizar os fornecedores que podem entregar o item necessário.

Tempo de segurança
A unidade na qual o período de segurança é expresso.
Tempo fornecimento
O tempo total necessário para obter um item que está previsto. Esse tempo é usado para calcular o lead time da ordem de um item, com base em que uma companhia toma decisões sobre compromisso e executa planejamento de capacidade e gestão de ordem.
Exemplo

Para o item A, o fornecedor comunicou um tempo de fornecimento de 50 dias. Esse é, na verdade, um lead time reduzido e é possível somente porque uma previsão de três anos é enviada ao fornecedor para esse item. Se forem necessárias quantidades adicionais que não estejam incluídas na previsão, o fornecedor precisa do tempo de fornecimento completo, que é de 300 dias.

Nota

Se o Planejamento empresarial gerar programações de compra automaticamente, esse campo será usado no processo de seleção de fornecedores. O Planejamento empresarial usa esse campo, junto com os campos Tempo proces. interno e Tempo de segurança, para priorizar os fornecedores que podem entregar o item necessário.

Tempo fornecimento
A unidade na qual o tempo de fornecimento é expresso.
Tempo total forn.
O tempo total necessário para obter um item que não está previsto. Esse tempo é usado para calcular o lead time da ordem cumulativa para um item, que inclui o lead time cumulativo das peças compradas.
Exemplo

Para o item A, o fornecedor comunicou um tempo de fornecimento de 50 dias. Esse é, na verdade, um lead time reduzido e é possível somente porque uma previsão de três anos é enviada ao fornecedor para esse item. Se forem necessárias quantidades adicionais que não estejam incluídas na previsão, o fornecedor precisa do tempo de fornecimento completo, que é de 300 dias.

Nota

Esse campo estará visível somente se a caixa de seleção Usar tempo total forn. estiver selecionada na sessão Parâmetros de aquisição (tdpur0100m000).

Tempo total forn.
A unidade na qual o tempo total de fornecimento é expresso.
Nota

Esse campo estará visível somente se a caixa de seleção Usar tempo total forn. estiver selecionada na sessão Parâmetros de aquisição (tdpur0100m000).

Horizonte do lead time
O número de dias que, juntamente com a data atual/data de geração, determina se:
  • O LN usa o lead time calculado para determinar a data de recebimento planejado. O LN usa esse cálculo quando a data do lead time calculado está fora do horizonte do lead time. As datas planejadas são calculadas usando o valor do campo Lead Time calculado (Dias), que é derivado do calendário da companhia.
  • O LN determina a data de recebimento planejado, levando em conta os calendários relacionados aos componentes de lead time. O LN usa esse cálculo quando a data para a qual o lead time foi calculado está entre a data atual e o horizonte do lead time. As datas planejadas são calculadas usando os componentes de lead time individuais com seus respectivos calendários.
Tempo de transporte (dias)
O tempo de transporte em dias, que pode ser calculado de duas maneiras.

O LN recupera a data de transporte da seguinte maneira:

  • se Frete for implementada, o que pode ser definido na sessão Comps. software implementados (tccom0500m000), o cálculo do tempo de transporte é baseado na Transportadora e nas rotas Planos de rota e níveis de serviço não são conhecidos neste ponto a tempo.

    O LN realiza as seguintes etapas para recuperar o tempo de transporte.

    1. Se a rota, a transportadora e os endereços de origem e destino forem conhecidos, o LN primeiro pesquisará os planos da rota e, então, as rotas padrão com rotas, transportadoras e endereços correspondentes.
    2. Se mais de um plano de rota ou rota padrão correspondente for localizado, o LN selecionará o plano de rota ou a rota padrão com um grupo de meios de transporte que corresponda ao grupo de meios de transporte da transportadora.
    3. Se o LN ainda localizar mais de um plano de rota ou rota padrão, os planos de rota terão prioridade com relação às rotas padrão. Se somente rotas padrão forem localizadas, a rota padrão será selecionada seguindo as configurações do parâmetro Critérios de seleção da Transportadora/PSL na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000).
    4. Se o LN ainda localizar mais de um plano de rota, ele selecionará o primeiro encontrado no banco de dados.
  • Se a Frete não for implementada, o LN considerará o tempo de transporte entre o endereço do parceiro de negócios expedidor e o endereço do armazém de recebimento com base em uma tabela de distâncias relevante (se disponível) das sessões Tabela de distância entre cidades (tccom4137s000) ou Tabela de distância entre CEP/Código postal (tccom4138s000). De qual dessas duas sessões o tempo de transporte é recuperado depende do valor do campo Tabelas de distância de uso na sessão Parâmetros COM (tccom0000s000).
Lead Time calculado (Dias)
O lead time do item de compra bruto expresso em dias. O lead time calculado é usado somente para determinar a data de recebimento planejada da demanda de previsão para a qual ainda não é necessária nenhuma determinação precisada data de recebimento planejada.

O lead time calculado é baseado no tipo de disponibilidade e no modelo de calendário vinculados aos seguintes campos:

  • Tempo fornecimento
  • Tempo proces. interno
  • Tempo de segurança
  • Tempo de transporte (dias)
Nota

Sempre que você abrir ou fechar a sessão atual, o LN (re)calculará os lead times.

Lead Time total calculado (Dias)
O lead time bruto do item de compra completo expresso em dias.

O lead time total calculado é baseado no tipo de disponibilidade e no modelo de calendário vinculados aos seguintes campos:

  • Tempo total forn.
  • Tempo proces. interno
  • Tempo de segurança
  • Tempo de transporte (dias)
Nota
  • Esse campo estará visível somente se a caixa de seleção Usar tempo total forn. estiver selecionada na sessão Parâmetros de aquisição (tdpur0100m000).
  • Sempre que você abrir ou fechar a sessão atual, o LN (re)calculará os lead times completos.
Lead time de entrada
O intervalo de tempo entre a chegada dos itens e o armazenamento real no armazém.

Nessa sessão, esse campo é exibido somente para fins de informações.

Lead time de entrada
A unidade na qual o lead time da entrada é expresso.
Tolerância de data (+)
O número de dias de atraso que um fornecedor pode fazer uma entrega.

Essa tolerância é usada somente para programações de pull call-off.

Tópico relacionados

Tolerância de data (-)
O número de dias de antecipação que um fornecedor pode fazer uma entrega.

Essa tolerância é usada somente para programações de pull call-off.

Tópico relacionados

Toler. de quantidade (+)
A quantidade máxima que um fornecedor pode entregar. A tolerância de quantidade máxima é apresentada como uma percentagem da quantidade pedida.

O LN usa a Toler. de quantidade (+) para determinar o valor do campo Quantidade máx. de tolerância na sessão Ordens de armazenamento (whinh2100m000) da seguinte maneira:

Tolerância máx. de quantidade = 100 + Tolerância de quantidade (+)

EXEMPLO

Toler. de quantidade (-)= 10%
Quantidade mínima de tolerância= 100% + 10% = 110%
Quantidade solicitada200

 

Nesse caso, você não aceita recebimentos com uma quantidade acima de 220.

Nota

Para programações push, a quantidade de recebimento em excesso tolerada será calculada da seguinte maneira:

  • Se ordens de armazém gerais forem usadas, a quantidade solicitada de toda a programação será usada para o cálculo.
  • Se forem feitos recebimentos no Controle de compra, a quantidade solicitada da linha de programação ainda a ser recebida será usada para o cálculo.

A quantidade do recebimento que excede a quantidade solicitada é adicionada à última linha de programação.

Toler. de quantidade (-)

O LN usa a Toler. de quantidade (-) para determinar o valor do campo Quantidade mínima de tolerância na sessão Ordens de armazenamento (whinh2100m000) da seguinte maneira:

Tolerância de quantidade mínima = 100 - Tolerância de quantidade (-)

EXEMPLO

Toler. de quantidade (-)= 10%
Quantidade mínima de tolerância= 100% - 10% = 90%
Quantidade solicitada200

 

Nesse caso, você não aceita recebimentos com uma quantidade menor que 180.

Nota

Essa tolerância é usada somente para programações de pull call-off.

Tópico relacionados

Usar liberação de material
Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível enviar liberações de material com dados de previsão.
Usar liberação de material para necessidades firmes
Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível enviar liberações de material contendo a ordem real.
Nota

Será possível selecionar essa caixa de seleção somente se a caixa de seleção Usar liberação de material também estiver selecionada.

Usar programação de expedição
Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível expedir programações de expedição.
Nota

Essa caixa de seleção não poderá ser selecionada se a caixa de seleção Usar liberação de material para necessidades firmes também estiver selecionada.

Usar programação de sequência de expedição
Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível expedir programações de sequência de expedição.
Nota

Essa caixa de seleção não poderá ser selecionada se a caixa de seleção Usar liberação de material para necessidades firmes também estiver selecionada.

Horizonte firme da transação
Esse campo indica as linhas de programação de compra cujas transações de estoque devem ser registradas na Ordens de armazém da Armazenamento e cujas transações financeiras devem ser registradas na Contabilidade e nas Contas a pagar de Finanças.

Independentemente do parâmetro selecionado:

  • As transações de estoque e as transações financeiras são sempre registradas para programações de pull call-off.
  • Nenhuma transação é registrada para as programações de previsão pull. Assim, esse parâmetro é aplicado somente para programações push e não para programações pull.
Nota

Mesmo se uma linha de programação de compra estiver fora do período FAB, as transações referentes a ela ainda serão registradas quando seu tipo de necessidade se tornar Firme.

Aspectos de desempenho

A configuração desse campo pode afetar o desempenho do sistema e o aumento do banco de dados. Para mais informações, consulte o Horizonte firme da transação.

Canal de comunicação
A maneira em que as liberações de compra devem ser comunicadas para o parceiro de negócios.

Tópico relacionados

Liberar mensagem EDI diretamente
Se o campo Canal de comunicação for definido como EDI e essa caixa de verificação estiver selecionada, as mensagens EDI serão preparadas quando uma liberação de compra receber o status Programado na sessão Liberações de compra (tdpur3120m000).

Se esta caixa de controle estiver limpa,, será possível preparar mensagens EDI selecionando a caixa de seleção Preparar mensagens EDI na sessão Imprimir liberações de compra (tdpur3422m000).

Nota
  • O Comércio eletrônico poderá enviar as mensagens EDI geradas ao fornecedor somente se o status de liberação de compra for Programado na sessão Liberações de compra (tdpur3120m000). Se o status for Criado, as mensagens não serão enviadas até o status se tornar Programado.
  • Quando o Comércio eletrônico envia as mensagens EDI ao fornecedor, uma liberação de compra recebe o status Enviado.

Tópico relacionados

Campo para última expedição
O campo relacionado à expedição no LN, usado no Documento de objeto de negócios (BOD) de Liberação de compra (OUT).

Valores permitidos

Campo da última expedição

Conj. de segmentos para liberação de material
Nota

Um conjunto de segmentos para a liberação de material é usado somente em programações push e programações de previsão pull. Para programações de pull call-off, não é usado nenhum conjunto de segmentos.

Conj. de segmentos para programação de expedição
Nota
  • Um conjunto de segmentos para a programação de expedição é usado somente em programações push. Para programações pull, esse conjunto de segmentos não é usado.
  • Quando a caixa de seleção Usar liberação de material para necessidades firmes estiver selecionada, não será possível inserir um conjunto de segmentos nesse campo.

Tópico relacionados

Baixa padrão para liberação de material
O padrão usado para determinar a data de baixa de liberações de material.
Nota

Um padrão de baixa para liberação de material é usado somente em programações push e programações de previsão pull. No caso de programações de pull call-off, não são usadas baixas padrão.

Baixa padrão para programação de expedição
Nota
  • Uma baixa padrão para programação de expedição é usada somente em programações push. No caso de programações de pull, esse padrão de baixa não é usado.
  • Se a caixa de seleção Usar liberação de material para necessidades firmes estiver selecionada, não será possível inserir uma baixa padrão nesse campo.
Autorizações
Se esta caixa de controle estiver selecionada,, as autorizações serão usadas e calculadas.

As autorizações para a programação serão atualizadas na sessão Autorizações FABRICADAS/NÃO PROCESSADAS (tdpur3534m000) quando:

  • Uma liberação de compra receber o status Enviado
  • Os cumulativos forem redefinidos na sessão Reiniciar cumulativos (tdpur3230m000)
Período FAB
O período de tempo durante o qual o fornecedor está autorizado a fabricar as mercadorias necessárias em uma programação, calculada da data de baixa da programação em diante para programações push e da data atual em diante para programações de previsão pull.

O período FAB é apresentado em um número de dias.

Exemplo
  • Quantidade inicial de CUM: 10.000
  • Programar data de baixa/data atual: 05/07/99
  • Período FAB: 20 dias
Data da baixa/atualQuantidade
05/07/99100
12/07/99100
19/07/99100
26/07/99100

 

Horizonte firme de Fab: 05/07/99 (+ 20 dias) = 25/07/99. Autorização FAB: 10.000 + 100 + 100 + 100 = 10.300.
Período RAW
O período de tempo durante o qual o fornecedor está autorizado a adquirir as matérias-primas necessárias em uma programação, calculado da data de baixa da programação em diante para programações push e da data atual para programações de previsão pull.

O período RAW é apresentado em um número de dias.

Exemplo
  • Quantidade inicial de CUM: 10.000
  • Programar data de baixa/data atual: 05/07/99
  • período RAW: 20 dias
Data da baixa/atualQuantidade
05/07/99100
12/07/99100
19/07/99100
26/07/99100

 

Horizonte firme bruto: 05/07/99 (+ 20 dias) = 25/07/99. Autorização RAW: 10.000 + 100 + 100 + 100 = 10.300.
Autorizações a serem
Esse campo indica se será necessário transportar ou redefinir as autorizações FAB mais altas e as autorizações RAW mais altas quando os cumulativos (CUMs) forem redefinidos na sessão Reiniciar cumulativos (tdpur3230m000).
Definição de embalagem

Tópico relacionados

Baseado em expedição/recebimento
Especifique a data e hora em que se baseiam as necessidades de programação.
Nota

Esse campo usa o valor do campo Baseado em expedição/recebimento da sessão Programações de compras (tdpur3110m000) como padrão.

 

Ativar
Define um acordo logístico com o status Livre como Ativo.

A alteração de status também é atualizada nos acordos logísticos vinculados à sessão Linha de detalhe de logística da linha de contrato de compra (tdpur3102m100).

Desativar
Define um acordo logístico com o status Ativo como Livre

A alteração de status também é atualizada nos acordos logísticos vinculados à sessão Linha de detalhe de logística da linha de contrato de compra (tdpur3102m100).

Calcular
Hist. da log. de linhas de contrato de compra