Bloquear ordens de venda

Em Vendas, é possível bloquear ordens de venda ou linhas (de componente) de ordem de venda.

O bloqueio ocorre por motivos como os seguintes:

O bloqueio fornece somente uma indicação bruta da situação naquele momento em particular. As faturas vencidas de um cliente durante o procedimento de entrada da ordem podem ter sido pagas até o momento em que as entregas forem especificadas.

Configuração e procedimento
Passo 1.  Motivos do bloqueio (tdsls0190m000)

Especifique os motivos para o bloqueio de uma ordem de venda ou linha (de componente) de ordem de venda e as categorias de motivo na sessão Motivos do bloqueio (tdsls0190m000).

Passo 2.  Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400)

Especifique quando as ordens devem ser bloqueadas e os motivos para o bloqueio. Se uma ordem precisar ser bloqueada por um desses motivos, ela será bloqueada automaticamente quando for criada.

Passo 3.  Tipos de ordem de vendas (tdsls0594m000)

Especifique a etapa em que o procedimento é interrompido no campo Bloquear a atividade. Quando um (componente) de ordem é bloqueado, o procedimento para essa ordem pode ser realizado somente de modo parcial. Se uma etapa de bloqueio não estiver especificada nesta sessão, o procedimento de ordem não é interrompido.

Ordens de venda e linhas (de componente) de ordem de venda também podem ser bloqueadas manualmente nestas sessões:

  • Ordem de vendas (tdsls4100m900)
  • Ordens de venda (tdsls4100m000)
  • Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000)
  • Componentes da linha de ordem de vendas (tdsls4163m000)
Passo 4.  Ordem de vendas bloqueada (linhas) (tdsls4520m000)

Ordens bloqueadas e linhas (de componente) devem ser liberadas manualmente na sessão Ordem de vendas bloqueada (linhas) (tdsls4520m000).

Na sessão Perfis de usuário de venda (tdsls0139m000), é possível especificar se um usuário está autorizado a desbloquear ordens com base no tipo de retenção imposta à ordem. É possível especificar se um usuário:

  • Pode liberar ordens bloqueadas por crédito
  • Pode liberar ordens bloqueadas por margem
  • Pode liberar ordens bloqueadas por aguardo de verificação de promoção
  • Pode liberar ordens bloqueadas geral

Uma linha (de componente) da ordem pode ser liberada de duas maneiras:

  • Liberação parcial
    se a linha (de componente) da ordem estiver bloqueada devido a uma verificação de crédito e você selecionar o tipo flexível de liberação, a ordem será bloqueada novamente na próxima fase se os critérios para esse motivo ainda se aplicarem à ordem de venda ou à linha (de componente) da ordem de venda. Se a ordem estiver bloqueada por outro motivo, você somente poderá usar essa opção para liberar a ordem
  • Liberação firme
    se uma linha (de componente) da ordem de venda for de liberação firme, a linha (de componente) da ordem será liberada e não será bloqueada novamente pelo mesmo motivo.
Nota
  • uma linha (de componente) da ordem de venda pode ser bloqueada por vários motivos durante a entrada da ordem. Porém, se uma ordem for bloqueada devido a uma verificação de crédito, é possível especificar várias fases para bloquear uma ordem na sessão Avaliações de crédito (tcmcs0564m000). Assim, a diferença entre o tipo de liberação flexível e firme somente se aplica à verificação de crédito. Para outros motivos de bloqueio, esses tipos de liberação levam aos mesmos resultados
  • Linhas de ordem de venda (componente) que estão bloqueadas porque foram reprovadas na verificação de conformidade de exportação não podem ser liberadas na sessão Ordem de vendas bloqueada (linhas) (tdsls4520m000). É possível usar a sessão Result. ver. de confor. de documento (tcgtc1510m000) ou Console de sobrescrição de resultados de verificação de conformidade (tcgtc1610m100) para substituir manualmente a falha e desbloquear as linhas.
  • é possível exibir todas as ordens bloqueadas e selecionar um intervalo de ordens a serem exibidas na sessão Ordem de vendas bloqueada (linhas) (tdsls4520m000). Os critérios de seleção para um intervalo de (linhas de) ordem bloqueada é especificado na sessão Selecionar ordem de vendas bloqueada (linhas) (tdsls4220m000)
  • use a sessão Imprimir ordem de vendas bloqueada (linhas) (tdsls4420m000) para imprimir um intervalo de (linhas de) ordem bloqueada use a sessão Imprimir ordem de vendas liberada (linhas) (tdsls0492m000) para imprimir um intervalo de (linhas de) ordem liberada
  • Na sessão Histórico de ordens de vendas (linha) bloqueadas (tdsls0592m000) são exibidas informações sobre ordens de venda e linhas (de componente) que foram bloqueadas e liberadas anteriormente.
Classificação de crédito

A continuação de uma ordem de venda também pode depender da verificação de crédito do parceiro de negócios.

Você é solicitado a alterar a classificação de crédito do parceiro de negócios faturado se o seguinte for aplicável:

Nota

Se a Categoria de motivo do bloqueio for Verificação crédito e a (linha de) ordem for Lib. firme, o valor liberado (que é o valor total líquido da ordem de venda) é registrado em um registro de histórico de bloqueio.

Controle de margem

Se a caixa de seleção Controle de margem estiver selecionada na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400), o LN verifica se o preço de venda de um item em uma linha de ordem ou linha de cotação difere demais do preço alvo.

É possível determinar a ação a ser tomada (bloqueio, sinalização ou registro) na sessão Parâmetros de controle de margem (tdsls0120m000). O preço alvo é determinado pelo campo Preço alvo para controle de margem na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400).

Nota

Para controle de margem, o desvio permitido do preço alvo pelas margens superior e inferior pode ser especificado na sessão Itens - Vendas (tdisa0501m000).