Bloquear ordens de compra

Em Aquisição, é possível bloquear ordens de compra ou linhas de ordem de compra.

As ordens e as linhas de compra podem ser bloqueadas de forma manual ou automática, se apresentarem falha na verificação de conformidade.

Configuração e procedimento
Passo 1.  Motivos do bloqueio (tcmcs2110m000)

Especifique os motivos para bloquear uma ordem de compra ou uma linha de ordem de compra, além da categoria do motivo.

Passo 2.  Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400)

Marque a caixa de verificação Bloqueio de ordem e especifique um valor no campo Motivo de bloqueio de conformidade de importação.

Passo 3.  Perfis do usuário de compra (tdpur0143m000)

Marque a caixa de verificação Autorizado para liberar ordens bloqueadas para os usuários autorizados a liberar (desbloquear) ordens.

Passo 4.  Bloqueios de ordem de compra (Linha) (tdpur4120m000)

Ordens de compra e linhas de ordem de compra bloqueadas são exibidas na sessão Bloqueios de ordem de compra (Linha) (tdpur4120m000).

Ordens de compra e linhas bloqueadas manualmente também podem ser desbloqueadas nessa sessão.

Bloquear ordens de compra manualmente
  • Para bloquear uma ordem de compra, clique na opção Bloquear do menu apropriado na sessão Ordem de compra (tdpur4100m900). Para bloquear uma linha de ordem de compra individual, selecione-a e clique na opção Bloqueios na mesma sessão.
  • Ao bloquear uma ordem de compra, o status é definido como Bloqueado. Para uma linha de ordem de compra bloqueada, a caixa de verificação Bloqueado estará marcada.
  • Ao bloquear uma ordem de compra, todas as linhas vinculadas da ordem de compra também serão bloqueadas. Se um recebimento em aberto estiver vinculado à linha da ordem de compra, a linha da ordem de compra não poderá ser bloqueada. Entretanto, ainda será possível bloquear a ordem de compra.
  • É preciso especificar um Motivo de bloqueio para indicar porque a ordem de compra ou a linha foi bloqueada.
  • Quando uma (linha de) ordem de compra é bloqueada, um registro é criado na sessão Bloqueios de ordem de compra (Linha) (tdpur4120m000). Para liberar a (linha de) ordem de compra bloqueada, um usuário autorizado pode clicar na opção Bloqueio de liberação.
Falha na verificação de conformidade

As linhas de ordem de compra bloqueadas devido a uma falha na verificação de conformidade na importação são exibidas na sessão Bloqueios de ordem de compra (Linha) (tdpur4120m000) com o valor Motivo de bloqueio recuperado do campo Motivo de bloqueio de conformidade de importação na sessão Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400).

As linhas bloqueadas não podem ser liberadas na sessão Bloqueios de ordem de compra (Linha) (tdpur4120m000). Para desbloquear uma linha, é preciso atualizar os dados de conformidade necessários e executar novamente a verificação de conformidade de exportação ou um usuário autorizado pode remover manualmente o bloqueio de exportação usando as sessões Result. ver. de confor. de documento (tcgtc1510m000) ou Console de sobrescrição de resultados de verificação de conformidade (tcgtc1610m100).