Rastrear linhas de fornecimento de material para operação e subcontratação de item

Para ordens de produção rastreadas de projeto, as operações podem ser subcontratadas. O material entregue ao subcontratante pode ser anônimo ou rastreado para projeto. As submontagens enviadas e recuperadas sempre são rastreadas para projeto. As Quebras de custo podem se aplicar para direcionar os custos da operação subcontratada para uma conta de custo de projeto específica. Se forem usadas quebras de custo (de material de produção), uma rastreabilidade da linha da ordem de compra pode diferir da rastreabilidade na linha de fornecimento de material.

Para subcontratação de item, as ordens de compra subcontratadas podem incluir materiais que herdem as rastreabilidades de projeto, ou podem incluir materiais anônimos. Os materiais rastreados são armazenados no estoque e são expedidos para o subcontratante com ordens rastreadas para projeto.

Nota

A caixa de seleção Estoque rastreado por projeto na sessão Linhas de forn. de mat. de ordem de compra (tdpur4116m000) determina se é utilizado estoque rastreado para projeto ou anônimo ao dar baixa em componentes para o subcontratante. Isso também determina se são realizados consumos rastreados ou não rastreados.

No caso de uma ordem rastreada de projeto, uma distribuição de rastreabilidade é vinculada à Linha de fornec de mat de ord de compra na sessão Distribuição de rastreabilidade de compra (tdpur5100m000). Para uma linha de ordem de compra específica (detalhada) e sequência de materiais, as quantidades de Ordem e Consumo da linha de fornecimento de material são distribuídas em todas as linhas de distribuição de rastreabilidade do projeto/orçamento, elemento do projeto e/ou atividade do projeto. As informações de rastreabilidade na sessão Distribuição de rastreabilidade de compra (tdpur5100m000) incluem o número da linha para a rastreabilidade na distribuição, a rastreabilidade (projeto, elemento, atividade) e a quantidade da linha de fornecimento de material por rastreabilidade. A distribuição de rastreabilidade não pode ser criada manualmente e deve sempre ser gerada usando o pai.

Para subcontratação de operação, a linha de ordem de compra, a linha de fornecimento de material e as distribuições de rastreabilidade vinculadas são geradas pelo Controle de chão de Fábrica (SFC) e somente podem ser atualizadas pelo SFC.

Para a subcontratação de item, a linha de ordem de compra, a linha de fornecimento de material e as distribuições de rastreabilidade são geradas por Aquisição. Uma distribuição de rastreabilidade da linha de fornecimento de material pode ser atualizada somente usando o pai, que é a linha de ordem de compra, a distribuição de rastreabilidade da linha de ordem de compra ou a linha de fornecimento de material. Se a linha de distribuição da linha de ordem de compra for alterada e nenhuma quantidade tiver sido recebida ou consumida ainda, os campos rastreados nas linhas de fornecimento de material vinculadas serão sincronizados com a linha de distribuição atualizada na sessão Linhas de forn. de mat. de ordem de compra (tdpur4116m000). Porém, se uma distribuição de quantidade diferente for aplicável, as quantidades das linhas de distribuição das linhas de fornecimento de material serão redefinidas na sessão Distribuição de rastreabilidade de compra (tdpur5100m000).

Consumir componentes rastreados

Se a caixa de seleção Estoque rastreado por projeto estiver selecionada na sessão Linhas de forn. de mat. de ordem de compra (tdpur4116m000), consumos rastreados serão realizados.

Para subcontratação da operação, os consumos são geridos pelo Controle de produção por encomenda. Para a subcontratação de itens, os consumos são geridos pelo Controle de compra. Os consumos são atualizados usando backflushing, mensagens de consumo ou consumo manual.

  • Backflushing
    o número da linha de distribuição constitui o link entre as rastreabilidades do item final recebido e dos componentes que devem passar por backflush. Portanto, as rastreabilidades da linha de ordem de compra recebidas são usadas para o backflush das quantidades das rastreabilidades da linha de fornecimento de material.
  • mensagens de consumo
    se forem usadas mensagens de consumo para informar o fabricante sobre o consumo de componentes, o subcontratante não sabe se a ordem é rastreada.

    A quantidade de consumo total da mensagem de consumo é atribuída aos seguintes níveis, em ordem descendente de prioridade:

    1. Prioridades do Planejamento empresarial, com base nos detalhes de planejamento do recebimento da linha da ordem de compra. A rastreabilidade com a data de necessidade mais antiga é consumida primeiro.
    2. Prioridades do Planejamento empresarial, com base nos dados de planejamento do Planejamento empresarial. A rastreabilidade com a data de necessidade mais antiga é consumida primeiro.
    3. Número de linha de distribuição. A rastreabilidade com o menor número de linha de distribuição é consumida primeiro
  • consumo manual
    se backflushing for usado, é possível ajustar manualmente a quantidade consumida das linhas de fornecimento de material. O estoque é aumentado ou reduzido usando rastreabilidades
    • ajuste positivo
      Mais componentes são usados que o calculado pelo mecanismo de backflushing. A quantidade de consumo de ajuste total é dividida proporcionalmente entre as rastreabilidades.
    • ajuste negativo
      o estoque que passou por backflush é devolvido ao estoque.

      A quantidade de ajuste é distribuída entre as rastreabilidades com base em:

      1. Prioridades do Planejamento empresarial, considerando os detalhes de planejamento para o recebimento da linha da ordem de compra: a rastreabilidade com a menor prioridade é devolvida ao estoque primeiro.
      2. Data de recebimento: a rastreabilidade com a última data de recebimento é devolvida ao estoque primeiro.