Subcontratação em Aquisição

Em Aquisição, os documentos de compra de subcontratação podem ser criados.

Estes tipos de subcontratação podem ser distinguidos:

Para iniciar o processo de subcontratação, é necessária uma ordem de compra.

Subcontratação de operação

Para subcontratação da operação, uma parte do processo de produção (uma ou mais operações) é subcontratada.

Estes tipos de subcontratação de operação estão disponíveis:

  • sem suporte ao fluxo de material

    os itens de Serviço subcontratado são usados em documentos de compra. A ordem de compra de subcontratação representa somente a gestão administrativa do processo de subcontratação e nenhum material é fornecido ao subcontratante

  • com suporte ao fluxo de material

    os itens Comprado ou Fabricado com informações de fornecimento de material vinculadas são usados em documentos de compra. As informações de fornecimento de material são recuperadas do Controle de produção por encomenda com base nas linhas de material estimadas de uma operação subcontratada de ordem de produção. Alterações às linhas de fornecimento de material somente podem ser iniciadas usando as linhas de material estimadas. Não é possível atualizar manualmente as linhas de fornecimento de material.

    Para fornecer o material ao subcontratante, as ordens ou programações de fornecimento devem ser geradas nas linhas de fornecimento de material na sessão Linhas de forn. de mat. de ordem de compra (tdpur4116m000) ou Gerar ordens de fornecimento para subcontratação (tdpur4216m000).

    Os materiais consumidos recebem baixa do estoque e os consumos de material são atualizados por Fabricação. Transações financeiras também são geradas por Fabricação

    Para mais informações, consulte o Subcontratação de operação em Aquisição.

Subcontratação de item

Para subcontratação de itens, todo o processo de produção de um item é subcontratado. Portanto, sempre é usado com suporte de fluxo de material.

Linhas de ordem de compra subcontratadas podem ser geradas:

  • por Controle de produção por encomenda
  • por Planejamento empresarial ou manualmente
    quando uma linha de ordem de compra subcontratada é gerada no Planejamento empresarial ou é criada manualmente, as linhas de fornecimento de material são geradas nas linhas da lista de material (BOM).

Sempre é possível alterar manualmente a linha de ordem de compra subcontratada, distribuição de rastreabilidade da linha da ordem de compra e as linhas de fornecimento de material. Uma distribuição de rastreabilidade da linha de fornecimento de material pode ser atualizada somente usando a linha pai, que é a linha de ordem de compra, a distribuição de rastreabilidade da linha de ordem de compra ou a linha de fornecimento de material.

Para fornecer os materiais ao subcontratante, as ordens ou programações de fornecimento são geradas usando as linhas de fornecimento de material utilizando as sessões Linhas de forn. de mat. de ordem de compra (tdpur4116m000) ou Gerar ordens de fornecimento para subcontratação (tdpur4216m000).

Os materiais consumidos recebem baixa do estoque e os consumos de material são atualizados por Controle de compra.

Nota
Subcontratação não planejada (operação e item)

Subcontratação não planejada é aplicável quando você subcontrata depois de gerar uma ordem de produção.

Para subcontratação não planejada, uma ordem de compra é gerada usando a ordem de produção e as linhas de fornecimento de material são preenchidas pelo Controle de produção por encomenda. Elas são baseadas nas linhas de material estimadas da operação subcontratada de ordem de produção original, que é excluída após a geração da ordem de compra de subcontratação.

Para mais informações, consulte o Subcontratação não planejada.

Subcontratação de serviço

Para subcontratação de serviço, o trabalho em um item a receber manutenção ou reparo é subcontratado. Esse trabalho envolve todo o processo de reparo ou somente uma parte dele. Subcontratação de serviço pode ser usada com ou sem suporte de fluxo de material.

Para fornecer o material ao subcontratante, as ordens de fornecimento devem ser geradas nas linhas de fornecimento de material na sessão Linhas de forn. de mat. de ordem de compra (tdpur4116m000) ou Gerar ordens de fornecimento para subcontratação (tdpur4216m000).

O material consumido recebe baixa do estoque e o consumo de material é atualizado pelo Serviço. Transações financeiras também são geradas por Serviço.

Para mais informações, consulte o Subcontratação de serviço em Aquisição.

Preços de compra de subcontratação

Para recuperar o preço de compra de subcontratação, é possível especificar os dados de preço para subcontratação de operação, subcontratação de item ou subcontratação de serviço.

A determinação de preço depende da configuração dos campos Origem do preço na sessão Itens - Compra (tdipu0101m000).

Se a Origem do preço for definida para Livro de preços / contrato para o tipo de subcontratação, o preço e os descontos de compra específicos da subcontratação serão recuperados para a linha de ordem de compra com base na lógica de pesquisa a seguir que o LN usa para recuperar informações de preço:

  1. De um contrato de compra válido. O livro de preços vinculado ao contrato de compra deve ter o Tipo de preço definido para Subcontratação de itens, Subcontratação de operação ou Subcontratação de serviço.
  2. Do livro de preços do fornecedor, para combinações que tenham a caixa de seleção Prioridade alta selecionada na sessão Linhas do livro de preços (tdpcg0131m000). O livro de preços deve incluir linhas para as quais o Tipo de preço seja Subcontratação de itens, Subcontratação de operação ou Subcontratação de serviço.
  3. De uma matriz de preços válida, selecionada nas matrizes de preço para as quais uma prioridade de matriz está definida. Essa matriz de preço deve ser do tipo Preço de compra e deve ter uma caixa de seleção Subcontratado selecionada na sessão Matrizes de preço de compra (tdpcg0130m020). Se houver mais de uma matriz de preço válida, a recuperação de preço será determinada pelo campo Controle de preço na sessão Parâmetros de preço (tdpcg0100m000).
  4. Do livro de preços do fornecedor, para combinações que tenham a caixa de seleção Prioridade alta desmarcada na sessão Linhas do livro de preços (tdpcg0131m000). O livro de preços deve incluir linhas para as quais o Tipo de preço seja Subcontratação de itens, Subcontratação de operação ou Subcontratação de serviço.
  5. Do campo Preço de compra de subcontratação relevante na sessão Itens - Compra (tdipu0101m000).
Nota

Para subcontratação de itens, a origem do preço sempre é definida para Livro de preços / contrato.

Para subcontratação de operação, o Origem do preço também pode ser definido para Taxa de subcontratação. Nesse caso, o preço de subcontratação é recuperado de Fabricação.

Para subcontratação de serviço, a Origem do preço também pode ser Atividade de referência. Nesse caso, o preço de subcontratação é recuperado de Serviço.