Custos no destino - avisos antecipados de expedição

Este tópico explica como os custos no destino são usados em combinação com avisos antecipados de expedição.

Cabeçalho do ASN

ASNs são criados na sessão Aviso de expedição (whinh3600m000). O cabeçalho do ASN pode conter somente linhas de custo no destino para as quais o campo Método de cálculo seja Valor fixo e o Nível do valor fixo seja Aviso de expedição ou Cabeçalho de recebimento.

Quando um cabeçalho de ASN é criado, o valor fixo é copiado da primeira ordem de compra vinculada ao ASN. Se o ASN for criado para uma programação de compra, os custos no destino do cabeçalho do ASN serão recuperados dos dados mestres de custos no destino quando a primeira linha de ASN for vinculada a uma programação push de compra ou a uma linha de programação pull de compra. Os custos no destino podem ser um valor fixo por cabeçalho de aviso de expedição ou um valor fixo por cabeçalho de recebimento, e devem pertencer ao conjunto de custos no destino para o qual o campo Usado para é Programação ou Linha de ordem e de programação.

Os custos no destino são armazenados na sessão Linhas de custo no destino (tclct2100m000), que está vinculada ao cabeçalho do ASN na sessão Aviso de expedição (whinh3600m000).

Linhas do ASN

Quando as linhas do ASN são criadas, os custos no destino do cabeçalho são divididos pelas linhas. Uma vez que o cabeçalho do ASN pode conter somente linhas de custo no destino para as quais o campo Método de cálculo seja Valor fixo e o Nível do valor fixo seja Aviso de expedição ou Cabeçalho de recebimento, os custos no destino do cabeçalho serão sempre distribuídos para as linhas do ASN e não poderão ser sincronizados com as linhas. Para mais informações, consulte o Custos no destino - valores fixos.

Depois da distribuição, os custos no destino são armazenados na sessão Linhas de custo no destino (tclct2100m000), que está vinculada à linha do ASN na sessão Aviso de expedição - Linhas (whinh3101m000).

Além dos valores fixos baseados em cabeçalho, esses custos no destino também são vinculados a uma linha do ASN:

  • se a linha do ASN for vinculada a uma linha de ordem de compra, todas as linhas de custo no destino vinculadas à linha de ordem de compra a Origem da linha de custos no destino são Linha da ordem para essas linhas de custos no destino
  • se a linha do ASN for vinculada a uma linha de programação pull de compra, todas as linhas de custo no destino vinculadas à linha de programação pull de compra. A Origem da linha de custos no destino são Linha de programação para essas linhas de custos no destino.
  • se a linha do ASN estiver vinculada a uma programação push de compra, os custos no destino aplicáveis serão copiados dos dados mestres. A Origem da linha de custos no destino são Dados mestres para essas linhas de custos no destino.
Nota

Na teoria, várias ordens ou programações de compra podem ter vários valores fixos por aviso de expedição. Essas ordens/programações de compra podem ser vinculadas ao mesmo ASN. Porém, somente uma (linha de) ordem/programação de compra pode determinar o valor fixo por Aviso de expedição ou Cabeçalho de recebimento a ser criado. Portanto, a primeira (linha de) ordem/programação de compra vinculada a um ASN determina o valor fixo. Outras ordens/programações são ignoradas.

Distribuir custos no destino do cabeçalho do ASN para linhas do ASN

A distribuição de custos no destino do cabeçalho fixo para as linhas ocorre somente quando:

  • um ASN inserido manualmente é (re)programado
  • Os ASNs são gerados do EDI depois da criação de (uma revisão do) ASN.

No processo de distribuição, as linhas do ASN para ordens de armazém fora de estoque, como entregas diretas, recebimentos de projeto e recebimentos de item de custo, também são consideradas. Porém, linhas do ASN inesperadas, que não tenham uma linha de ordem de entrada vinculada, são ignoradas no processo de distribuição porque essas linhas não podem ter custos no destino.

Receber ASNs por meio de EDI

Quando uma mensagem de ASN revisada é recebida, o ASN anterior obtém o status Substituído e um novo ASN é criado com o status Programado. Quando uma mensagem de ASN cancelado é recebida, o status do ASN se torna Cancelado.

Para um ASN revisado, as linhas de custo no destino são geridas da seguinte maneira:

  • linhas de custo no destino do cabeçalho de ASN
    exceto se o ASN anterior for cancelado, as linhas de custo no destino do cabeçalho do ASN anterior são copiadas para a nova revisão do ASN. Assim, os custos no destino alterados ou adicionados manualmente são mantidos
  • linhas de custo no destino da linha de ASN
    as linhas de custo no destino da linha do ASN precedente são copiados para a nova revisão do ASN as linhas de custos no destino baseadas em quantidade são atualizadas com base nas quantidades recém-recebidas na mensagem EDI
  • se o ASN anterior for cancelado e um novo ASN for criado com o status Programado, as linhas de custos no destino serão copiadas da origem relacionada, e não do ASN cancelado anteriormente
  • se a revisão do ASN contiver novas linhas do ASN que não tenham sido incluídas no ASN anterior, os custos no destino para essas novas linhas do ASN serão copiados da origem relacionada
  • se a nova revisão do ASN carecer de linhas do ASN incluídas no ASN anterior, as linhas do ASN ausentes não serão recriadas e as linhas de custos no destino vinculadas serão perdidas
  • depois de as linhas e do cabeçalho do ASN serem criadas usando a mensagem EDI, os custos no destino do cabeçalho serão (re)distribuídos para as linhas.
Realizar manutenção de linhas de custo no destino para ASNs

É possível usar a sessão Linhas de custo no destino por aviso de expedição (tclct2100m200) para alterar, adicionar, cancelar ou excluir manualmente as linhas de custos no destino.

As linhas de custo no destino podem ser mantidas somente se o seguinte for aplicável ao nível de ASN:

  • cabeçalho de ASN
    nenhum recebimento está vinculado a nenhuma das linhas do ASN
  • linha de ASN
    nenhum recebimento está vinculado à linha do ASN.

Se você alterar ou cancelar as linhas de custo no destino na sessão Linhas de custo no destino por aviso de expedição (tclct2100m200) e clicar em Aplicar a todos no menu adequado, as alterações feitas à linha também serão processadas para todas as outras linhas de ASN com a mesma combinação de Cód. custos dest., Tipo de custo no destino e Parceiro de negócios fornecedor. Se você adicionar uma nova linha de custo no destino, você poderá adicionar automaticamente essa linha de custo no destino a todas as outras linhas do ASN às quais a linha de custo no destino ainda não esteja vinculada e, portanto, para as quais a combinação de Cód. custos dest., Tipo e Parceiro de negócios fornecedor não exista.

Nota

Custos no destino da linha com nível do valor fixo Aviso de expedição ou Cabeçalho de recebimento podem ser alterados somente no nível do cabeçalho do ASN.