Custos no destino - valores fixos

Se desejar que as transações de compra incluam automaticamente um valor fixo de custos no destino, na sessão Custo no destino (tclct1610m000), conclua as seguintes etapas:

  1. Defina o Método de cálculo para Valor fixo.
  2. Especifique o valor no campo Valor fixo.
  3. No campo Nível do valor fixo, especifique o Nível de valor fixo ao qual o valor fixo é aplicado.
  4. Se o Nível do valor fixo for Cabeçalho da ordem, Aviso de expedição ou Cabeçalho de recebimento, especifique como o valor do cabeçalho fixo é distribuído para as linhas no campo Tipo de distribuição.
Sincronização versus distribuição

Se um cabeçalho contiver linhas de custo no destino com um valor fixo, existirão os seguintes métodos para distribuir os custos no destino do cabeçalho entre as linhas:

  • Sincronização
    Aplica-se se o Nível do valor fixo for Linha da ordem ou Linha de recebimento na sessão Linhas de custo no destino (tclct2100m000). Todo o valor fixo é aplicado a cada linha da ordem ou recebimento
  • Distribuição
    Aplica-se se o Nível do valor fixo for Cabeçalho da ordem Aviso de expedição ou Cabeçalho de recebimento na sessão Linhas de custo no destino (tclct2100m000). O Tipo de distribuição, que pode ser Valor, Peso, Volume, Quantidade ou Linha, determina como os custos de cabeçalho fixos são distribuídos para as linhas.
Exemplo

O cabeçalho da ordem contém um valor fixo de 10 euros.

Sincronização
Nível do valor fixoTipo de distribuiçãoValor fixo em linhas de ordem
Linha da ordem Não aplicávelLinha da ordem 1 - 10 euros
Linha da ordem Não aplicávelLinha da ordem 2 - 10 euros

 

Distribuição
Nível do valor fixoTipo de distribuiçãoValor fixo em linhas de ordem
Cabeçalho da ordem LinhaLinha da ordem 1 - 5 euros
Cabeçalho da ordem LinhaLinha da ordem 2 - 5 euros

 

Distribuição

As linhas podem ser incluídas no processo de distribuição e redistribuição somente se o seguinte se aplicar:

  • Linha de ordem
    nenhum recebimento ou ASN está vinculado à linha ainda
  • Linha de recebimento
    nenhuma linha de recebimento está confirmada ainda para o recebimento.

Se um recebimento ou ASN estiver vinculado a uma linha da ordem, uma linha de recebimento estiver confirmada, as linhas de custo no destino são congeladas.

Linhas de ordem

Quando uma linha de ordem é adicionada, cancelada ou excluída, o valor do custo no destino fixo é redefinido para cada linha da ordem.

Exemplo
  • Valor fixo do cabeçalho da ordem: 10 euros
  • Nível do valor fixo: Cabeçalho da ordem
  • Tipo de distribuição: Linha
Linha de ordemValor do custo no destino
15
25
Cancelar linha da ordem 2
110.
20
Adicionar linha de ordem 3
15
20
35
Receber linha da ordem 1 e adicionar linha 4
1 (confirmado)5
20
32,5
42,5

 

Recebimentos de ordem

Quando um recebimento é criado para uma linha de ordem, os custos no destino da linha da ordem são copiados para o recebimento. Para recebimentos parciais, valores fixos são distribuídos nas linhas de recebimento. Se for entregue menos ou mais que o pedido, o valor fixo é o valor restante vinculado ao recebimento final.

Exemplo
  • Linha de ordem: 20 peças
  • Valor fixo: 10 euros
Recebimento da ordemQuantidade recebidaValor do custo no destino
110.5
252,5
3 (final)42,5

 

Correções de recebimento da ordem

Ao corrigir recebimentos na sessão Corrigir recebimento de compra (tdpur4106s100) ou Correção de recebimento (whinh3121s000), as correções da quantidade recebida não levam à redistribuição de valores fixos. Durante a conciliação de fatura em Finanças, os custos no destino serão balanceados. Valores fixos são redistribuídos para as linhas de recebimento somente se um recebimento mudar de não final para final, ou vice-versa.

Nota

Exceto para linhas de custo no destino com o Nível do valor fixo definido para Linha de recebimento, os registros de variação de estoque são criados para linhas de custo no destino se a correção resultar em um valor de custo no destino alterado por peça. Isso também se aplica a linhas de custo no destino atualizadas durante a rejeição e se a disposição de estoque não for aplicável. Aqui, a criação da variação de estoque é acionada atualizando a quantidade da linha de custo no destino vinculada à linha de recebimento rejeitado.

Exemplo
  • Linha de ordem: 20 peças
  • Valor fixo: 10 euros
Recebimento da ordemQuantidade recebidaValor do custo no destino
1126
2 (final)64
Alterar quantidade (recebimento 2)
1126
2 (final)84
Alterar quantidade (recebimento 2)
1126
2 (final)44
Alterar para não final (recebimento 2)
1126
243

 

Nota
  • em contraste com recebimentos de armazém (itens de estoque), recebimentos de compra (itens fora de estoque) não possuem um cabeçalho de recebimento. Portanto, valores fixos baseados em Cabeçalho de recebimento não são distribuídos para recebimentos de compra
  • se o Nível do valor fixo for Cabeçalho de recebimento ou Aviso de expedição, para itens de estoque, os valores fixos serão primeiro distribuídos para as linhas de ordem. Isso é feito para criar transações (na ordem) financeiras e para já ter um insight sobre os custos no destino baseados no cabeçalho. Quando um cabeçalho de ASN é criado, o valor fixo é copiado da primeira ordem de compra vinculada ao ASN específico, após o que o valor é distribuído para as linhas ASN. Quando um cabeçalho de recebimento é criado, o valor fixo é copiado da primeira ordem de compra, ordem de transferência de armazém ou aviso antecipado de expedição (com Nível do valor fixo especificado como Cabeçalho de recebimento) vinculado ao recebimento específico, após o que o valor é distribuído para as linhas de recebimento.
Valores fixos em programações de compra
  • Valores fixos baseados em cabeçalho da ordem e linha da ordem não se aplicam a programações de compra.
  • valores fixos baseados em cabeçalho de recebimento não se aplicam ao receber itens fora de estoque para programações de compra
  • valores fixos baseados em cabeçalho de recebimento são recuperados dos dados mestres de custos no destino ou, se um ASN estiver vinculado a programações de compra, do aviso antecipado de expedição vinculado ao receber itens de estoque para programações de compra.