Gestão de excedente

Se os componentes forem entregues, mas a quantidade de componentes entregues não for suficiente para concluir pelo menos um item de linha de ordem de venda, os componentes são chamados de excedente.

Informações sobre excedente, que podem ser visualizadas na sessão Superávit de comp. linha ordem vendas (tdsls4567m000), são registradas pelo componente e são usadas para determinar quais itens da linha de ordem podem ser faturados.

O excedente é atualizado quando você realiza o seguinte:

  • entrega uma nova expedição
  • altera manualmente uma linha de componente e processa as alterações clicando em Enviar alterações no menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Linhas de ordem de vendas - Comp. (tdsls4601m000)
  • altera a BOM e processa as alterações usando a sessão Processar alter. BOM na ordem de vendas (tdsls4263m000)
Nota
  • Se existir um excedente para uma linha de ordem, é possível usar a sessão Componentes atrasados (tdsls4567m100) para visualizar os componentes que atrasam o faturamento de um item completo da linha de ordem de venda.
  • Se o excedente se tornar obsoleto, por exemplo, porque uma linha de ordem é encerrada ou uma BOM é alterada, você pode faturar uma quantidade excedente na sessão Alterar preços e desc. de linhas de fat. de vendas (tdsls4132m000).
Unidade da ordem de venda e fator de arredondamento

Uma unidade do item da linha de ordem de venda é definida de acordo com as unidades de medida da ordem de venda e arredondada de acordo com o fator de arredondamento da unidade de ordem de venda.

Por exemplo, se a unidade de ordem de venda for kg (quilograma), e o fator de arredondamento for 0,1 kg, e a quantidade entregue for calculada como suficiente para 0,69 kg do item da linha de ordem de venda, uma quantidade de 0,6 kg é considerada como estando completa.

Avaliar excedente

Avaliação de excedente é o processo para calcular quantas unidades dos itens da linha de ordem de venda estão concluídas e podem ser faturadas.

Entregar expedições

Quando a expedição de itens do componente é registrada na Armazenamento, a avaliação de excedente é realizada e as linhas da fatura são criadas para qualquer item da linha de ordem de venda concluído.

Se, para o tipo de ordem de venda relevante, a atividade de Liberar ordens de vendas/programações para faturamento (tdsls4247m000) for:

  • automática, uma linha de expedição é avaliada imediatamente. Cada item da linha de ordem de venda pode resultar em uma linha de fatura separada
  • não automática, quando você clica no comando Liberar para faturamento na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000), várias linhas de expedição são combinadas em uma linha de fatura.

Uma atividade é executada automaticamente se a caixa de seleção Automático for selecionada para a atividade na sessão de detalhes de Tipos de ordem de vendas (tdsls0594m000).

Alterar linhas de componente

Se, na sessão Componentes da linha de ordem de vendas (tdsls4163m000), você alterar manualmente a quantidade líquida de uma linha de componentes ou encerrar ou excluir a linha do componente, a caixa de seleção Modificado será selecionada. Ao enviar as alterações, a avaliação de excedente é realizada.

Para enviar essas alterações, clique em Enviar alterações na sessão Linhas de ordem de vendas - Comp. (tdsls4601m000).

Alterar BOMs

Se você alterar a lista de material (BOM) do item da linha da ordem de venda e processar essas alterações, a avaliação de excedente é realizada.

Faturar quantidade excedente

Se você alterar manualmente os componentes da linha de ordem de venda ou a BOM, os componentes já expedidos poderão deixar de ser usados para constituir um item da linha de ordem de venda completo. Entregas parciais e diferenças de arredondamento também podem resultar em componentes que não podem ser usados para concluir um item da linha de ordem de venda.

Essas entregas de componente são faturadas como excedente com uma quantidade entregue de zero para a linha de ordem de venda.

A caixa de seleção Fatura com superávit zero na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400) determina como a quantidade excedente é faturada.