Gestão de componente - linhas de componente

Se você gerir componentes usando linhas de componente, será possível copiar uma lista de material (BOM) para as linhas de uma ordem de venda na sessão Copiar lista de material na ordem de vendas (tdsls4812s000). Também é possível especificar linhas da ordem de venda manualmente para componentes. Se a linha de ordem de venda contiver um item fantasma ou um item de componente ao qual componentes de nível inferior estejam vinculados, linhas de componente serão geradas na sessão Componentes da linha de ordem de vendas (tdsls4163m000).

Para visualizar as linhas de componente, clique em Linha de ordem - Componentes BOM na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000). A sessão Linhas de ordem de vendas - Comp. (tdsls4601m000) é iniciada, e nela é possível visualizar, inserir e manter as linhas de componente vinculadas à linha de ordem de venda específica. Nessa sessão, é possível concluir todas as atividades e ações aplicáveis a uma linha de componentes.

Nota

Na sessão Itens principais da ordem de vendas (tdsls4561m000), é possível visualizar o item principal com base em que a linha de ordem de venda é gerada na lista de material (BOM) para o processo de ordem de venda. Para a iniciar a sessão Itens principais da ordem de vendas (tdsls4561m000), clique em Itens principais da ordem de vendas no menu Visualizar, Referências o Ações da sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000).

Entrega
  • Armazenamento
    depois de os componentes da linha de ordem de venda serem liberados para a Armazenamento, as atividades de armazenamento nos componentes individuais ocorrem. Com base na Restrição de expedição da linha da ordem de venda, a Armazenamento expede os componentes (individuais), após o que as linhas de componente são entregues. Para mais informações, consulte o Visão geral da gestão de kits em Gestão de armazém.
  • Aquisição
    linhas de ordem de venda ou componentes da linha de ordem de venda também podem ser entregues diretamente. Se uma ordem de compra for gerada para um componente, cada linha do componente da ordem de venda será vinculada a uma linha da ordem de compra. Após o recebimento dos componentes individuais em Aquisição, as linhas do componente são entregues.

    O link entre a linha de ordem de compra gerada e a linha do componente da ordem de venda pode ser visualizado nestas sessões:

    • Linha de ordem de compra - Informações vinculadas (tdpur4502s000)
    • Componentes da linha de ordem de vendas (tdsls4163m000)

As entregas são armazenadas por componente na sessão Entregas reais de comp. linha ordem vendas (tdsls4166m000). Quando a quantidade de componentes entregues constituir um item de linha de ordem de venda completo, a linha de ordem de venda poderá ser faturada.

Ordens de reposição do componente

Ordens de reposição são criadas quando uma expedição final for registrada como parte da quantidade solicitada de uma linha de componente na sessão Entregas reais de comp. linha ordem vendas (tdsls4166m000).

Ordens de reposição podem ser confirmadas na sessão Ordens de reposição potenciais de compon de linha de ordem de vendas (tdsls4164m000) ou confirmadas manualmente se a caixa de seleção Confirmar ordens de reposição de componentes automaticamente estiver selecionada na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400).

depois da confirmação da ordem de reposição, uma nova linha de componentes é gerada com a caixa de seleção Ordem de reposição selecionada na sessão Componentes da linha de ordem de vendas (tdsls4163m000).

Devoluções

Itens da linha de ordem de venda completos com os componentes vinculados e os componentes individuais podem ser devolvidos por uma ordem de devolução.

  • itens da linha de ordem de venda completos
    depois de ter criado um cabeçalho da ordem de venda com um tipo de ordem de venda para ordens de devolução e especificado os campos Tipo de documento original e Nº de documento original, clique em Copiar do documento original para selecionar uma linha de ordem de venda usando os dados reais ou históricos. A linha de ordem de venda selecionada e as linhas (do histórico) de componente vinculadas são copiadas para a ordem de devolução. A linha de ordem de venda não é atualizada com informações de entrega antes de todos os componentes serem finalmente recebidos em Armazenamento ou Aquisição. Nenhuma avaliação de excedente acontece para devoluções de item de linha de ordem de venda completa; elas são faturadas com base na configuração da caixa de seleção Preço de linha de ordem para devoluções na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400).
  • componentes individuais
    para devolver componentes individuais, dependendo do valor do Tipo de documento original, as seguintes sessões são iniciadas, nas quais é possível selecionar o as linhas do documento original a ser copiado para a ordem atual:
    • Ordem
      depois de ter selecionado um Nº de documento original na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) e clicado em Copiar do documento original no cabeçalho da ordem de venda, a sessão Hist. linha entr. real de ord. de vend. (tdsls4556m000) é iniciada se você copiar do histórico; se você copiar dos dados reais, a sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) será iniciada. Em ambas as sessões, é possível aplicar zoom às linhas de componente. Na sessão Hist. de comp. da linha ord. vendas (tdsls4553m000) ou Selecionar comp. linhas ordem vendas p/ copiar (tdsls4563m100), é possível selecionar uma linha de componente copiada como uma linha de ordem de venda para a ordem de devolução
    • Expedição
      ao selecionar Nº do documento original na sessão Linhas de fatura de ordem de vendas (tdsls4106m100), é possível aplicar zoom às expedições vinculadas na sessão Selecionar entr. reais linhas ordem de vendas para copiar (tdsls4566m100). No cabeçalho da ordem de venda, clique em Copiar do documento original para selecionar uma expedição na sessão Selecionar entr. reais linhas ordem de vendas para copiar (tdsls4566m100) que é copiada como uma linha de ordem de venda para a ordem de devolução.
Nota

Também é possível devolver as mercadorias especificando manualmente quantidades de ordem negativas para componentes e itens principais. Se você especificar uma quantidade negativa na sessão Copiar lista de material na ordem de vendas (tdsls4812s000), também poderá criar uma ordem de devolução para os itens principais.

O link entre a ordem de devolução e a ordem original pode ser visualizado nestas sessões:

  • Dados de linha de ordem vinculados (tdsls4102s200)
  • Componentes da linha de ordem de vendas (tdsls4163m000)
Superávit

É possível expedir os componentes de um kit separadamente. O kit é o item da linha de ordem de venda. O LN determina quando itens suficientes são expedidos para constituir uma ou mais unidades do item da linha de ordem de venda. Assim que os itens expedidos forem suficientes para um item da linha de ordem de venda, a fatura pode ser criada para linha de ordem de venda.

Se os componentes forem entregues, mas a quantidade de componentes entregues não for suficiente para concluir pelo menos um item de linha de ordem de venda, os componentes são chamados de excedente. Informações sobre excedente, que podem ser visualizadas na sessão Superávit de comp. linha ordem vendas (tdsls4567m000), são registradas pelo componente e são usadas para determinar quais itens da linha de ordem podem ser faturados.

Para mais informações, consulte o Gestão de excedente.

Alterações da BOM

Alterações da BOM podem entrar em vigor durante o lead time da ordem. Por exemplo, os componentes podem ser adicionados, excluídos e alterados.

Se as alterações da BOM se aplicarem a ordens de venda em aberto com componentes da linha de ordem de venda que estejam Livre ou Em curso, as alterações poderão ser processadas para as linhas (do componente) da ordem de venda. Como consequência, componentes expirados ou que exijam menores quantidades líquidas não são mais expedidos.

Use a sessão Processar alter. BOM na ordem de vendas (tdsls4263m000) para processar as alterações da BOM de engenharia a ordens de venda.

Faturamento

Quando a quantidade de componentes entregues constituir um item da linha de ordem de venda completo, uma linha da fatura é criada na sessão Linhas de fatura de ordem de vendas (tdsls4106m100) e a linha de ordem de venda é atualizada. Quando a última linha da fatura for criada, que pode ser para um item da ordem de venda completo ou para excedente, a Data real de entrega e a Data de registro de entrega são atualizadas para a linha de ordem de venda, que pode ser visualizada na sessão Linha da fatura da ordem de venda (tdsls4106m000).

Se uma quantidade excedente precisar ser faturada, uma linha de fatura é criada com uma quantidade entregue de zero para a linha de ordem de venda. O valor da fatura assumido como padrão para a linha depende do valor da caixa de seleção Fatura com superávit zero na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400). A quantidade da fatura e o preço são zero. Para poder liberar a linha de fatura para Faturamento, você deve primeiro confirmar essa quantidade excedente na sessão Alterar preços e desc. de linhas de fat. de vendas (tdsls4132m000).

Nota
  • pode haver várias linhas de fatura/entrega reais para uma linha de ordem de venda. Portanto, o Número de sequência de linha de entrega real aumenta junto com o número da Linha de fatura
  • sempre que uma linha de fatura é inserida, a linha de ordem de venda é atualizada com a Quantidade entregue, o Valor entregue e o Valor do desconto da linha
  • no Faturamento, é possível indicar se os componentes e suas quantidades são impressos na fatura de venda
  • para consignações escalonadas, na sessão Transações intrastat (tccom7171m000), as transações são registradas para a Declaração Intrastat quando as expedições são confirmadas para os componentes. Esses registros possuem o status Aguardando expedição final. Quando todas as entregas de componente tiverem ocorrido para uma linha de ordem de venda específica e o total dos valores faturados estiver claro, esse valor total é distribuído entre os registros intrastat registrados com base no preço de valoração e na quantidade. É possível visualizar os valores calculados para os registros intrastat no campo Valor da fatura da declaração da sessão Transações intrastat (tccom7171m000). Para mais informações, consulte o Preço de valoração e valores da fatura para consignações escalonadas.