Consolidar linhas de programação nas ordens de armazém planejadas

Se as ordens de armazém planejadas forem usadas, será possível consolidar linhas de programação de vendas por quantidade e/ou data.

Consolidar por quantidade significa que várias linhas de programação são combinadas em uma ordem de armazém planejada. A quantidade pedida da ordem de armazém planejada é uma quantidade agrupada, e a mesma ordem de armazém planejada é vinculada a várias linhas de programação.

A consolidação por data significa que as expedições para itens programados serão consolidadas em momentos predefinidos em ordens de armazém planejadas.

Dados mestres

Na sessão Dados logísticos de linha de contrato de venda (tdsls3102m000), estes campos de consolidação devem ser especificados:

Necessidades de consolidação por quantidade

Consolidação por quantidade permite combinar várias linhas de programação de uma programação de vendas específica em uma ordem de armazém planejada.

Na sessão Ordens arm. planej. programação vendas (tdsls3520m000), linhas de programação são combinadas na mesma ordem de armazém planejada se os campos da linha de programação de vendas forem iguais, exceto por estes campos, que podem diferir:

  • Datas
  • Quantidades
  • Referência
  • Número de programação de clientes
  • Referência de embalagem A
  • Referência de embalagem B
  • Campo adicional, desde que a caixa de seleção Ignorar informações adicionais durante a consolidação esteja selecionada

Se as linhas de programação diferirem, por exemplo, em informações de preço ou unidade de vendas, elas não poderão ser consolidadas. Nesse caso, várias ordens de armazém planejadas poderão ser criadas para a mesma referência de expedição.

Nota

Linhas de programação referenciada podem ser consolidadas em uma ordem de armazém planejada somente se tiverem a mesma referência de expedição.

Se a caixa de seleção Texto de linha de programação estiver selecionada para uma linha de programação de vendas, essa linha nunca poderá ser consolidada por quantidade.

Isso é aplicável para consolidação por quantidade:

  • informações da primeira linha de programação vinculadas à ordem de armazém planejada são tomadas como base para consolidação. Isso significa que as informações de outras linhas de programação podem ser perdidas
  • Se os resultados da consolidação mudarem ao longo do tempo devido a novas informações sobre revisões de programação futuras, situações inesperadas de entrega a mais ou a menos podem ocorrer, com a criação de ordem de armazém planejada inesperada.
Exemplo

Para a programação SCH0001a primeira revisão contém os seguintes dados:

Linha de programaçãoQuantidade solicitadaPonto de entrega
10.15001
2035001

 

As linhas de programação 10 e 20 são consolidadas em uma ordem de armazém planejada (SCH0001) com uma quantidade pedida de 50.

A segunda revisão de programação contém os seguintes dados:

Linha de programaçãoQuantidade solicitadaPonto de entrega
10.17001
2037002

 

Devido ao ponto de entrega alterado, essas linhas de programação não podem mais ser consolidadas por quantidade em uma ordem de armazém planejada.

Dependendo do status da ordem de armazém (planejada), o seguinte é aplicável:

  • atualização permitida
    a quantidade da ordem de armazém existente para o ponto de entrega 001 é reduzida e definida para 17
  • a quantidade da primeira ligação da ordem de armazém planejada é reduzida e sua revisão é atualizada e a segunda ligação da ordem de armazém planejada é excluída
  • uma segunda ligação e ordem de armazém planejada são criadas para a segunda linha da programação
  • atualização não permitida
    a primeira ordem de armazém planejada para o ponto de entrega 001 é processada na Armazenamento
  • a quantidade da primeira nova linha de programação para o ponto de entrega 001 é ignorada; somente a revisão na ligação da ordem de armazém planejada é atualizada
  • para a segunda linha da programação, a ordem de armazém planejada e a ligação da ordem de armazém planejada são criadas. O resultado é uma entrega excedente.
Nota

O LN sempre envia uma mensagem de advertência se novas revisões de programação ou atualizações levarem a entregas (excedentes) inesperadas. Isso lhe permite intervir manualmente no processo de expedição, se desejado.

Consolidar necessidades por data

A consolidação por data permite alterar os momentos de entrega para itens programados em momentos de entrega fixos nas ordens de armazém planejadas.

Durante a aprovação da programação, as seguintes datas na sessão Ordens arm. planej. programação vendas (tdsls3520m000) podem ser alteradas em um dos momentos de entrega definidos no padrão:

Assim, ordens de armazém planejadas possuem datas de acordo com os momentos de entrega desejados conforme especificado no campo Padrão de entrega da sessão Dados logísticos de linha de contrato de venda (tdsls3102m000).

Opções de consolidação manual

Embora a consolidação automática das linhas de programação reduza drasticamente o número de ordens de armazém planejadas, você ainda pode considerar o número de ordens de armazém alto demais.

Para reduzir ainda mais ou para controlar o número de ordens de armazém planejadas, você pode especificar manualmente opções de consolidação durante ou após a aprovação da programação. Para ordens de armazém planejadas existentes ou novas, você pode consolidar as necessidades da linha da programação para uma data inicial da necessidade específica, incluindo necessidades anteriores, em uma ordem de armazém planejada.

É possível usar as sessões Aprovar programações de venda (tdsls3211m000) e Aprovar folhas pick-up (tdsls3211m200) para especificar opções de consolidação durante a aprovação.

É possível usar as sessões Consolidar ordens de armazém planejadas (tdsls3220m000) e Consolidar ordens de armazém planejadas (Folhas pick-up) (tdsls3220m100) para especificar opções de consolidação após a aprovação da programação.

É possível especificar estas opções de consolidação:

Ignorar padrão de entrega-
Mover necessidades passadas Nova data de início de necessidade
Mover necessidades não padrão Nova data de início de necessidade
Combinar ordens de armazém planejadas Nova data de início de necessidade
Data inicial da necessidade original de origem Data inicial da necessidade original de destino

 

Exemplo

Padrão de entrega: expedir na quarta-feira, 7 de novembro, às 11h

Hoje: 1º de novembro

Linha de programaçãoQuantidadeData inicialRequisito
13quarta-feira, 31 de outubro, às 7hpassado
25Segunda-feira, 5 de novembro, às 7hnão padrão
32Quarta-feira, 7 de novembro, às 11hpadrão

 

Dependendo das suas configurações, uma ordem de armazém planejada pode ser criada com uma quantidade de 10 para, por exemplo, segunda-feira, 5 de novembro, às 11h.

Tópico relacionados