Custos adicionais - baseado em expedição

Custos adicionais baseados em expedição são calculados para expedições de vendas ou linhas de expedição. Após a confirmação de uma (linha de) expedição, uma ordem de vendas é gerada com base na (linha de) expedição. Uma ordem de custo de vendas com a origem Expedição inclui todos os custos adicionais para uma (linha de) expedição.

Nota
  • várias linhas de ordem de vendas e linhas de programação de vendas podem ser vinculadas a uma expedição
  • A ordem de custo de expedição de vendas e as linhas de ordem/programação vinculadas a uma expedição recebem um ID de expedição comum. Com base nesse ID, uma expedição completa pode ser faturada ao cliente. As linhas de ordem/programação relevantes e a ordem de custo de expedição de vendas podem ser liberadas para faturamento juntas.
Custos adicionais baseados em expedição - procedimento

Estas etapas são concluídas no procedimento de custos adicionais baseados em expedição:

Passo 1. Gerar uma ordem de custo de expedição de vendas

Se um conjunto de custos adicionais com linhas de custo adicionais for encontrado para uma (linha de) expedição, os custos adicionais dependentes da expedição e do item serão adicionados às expedições como linhas separadas na seção Linhas de expedição (whinh4131m000). As linhas de custo de expedição adicionais serão geradas em Armazenamento. Quando a expedição for confirmada, uma ordem de vendas com a origem Expedição será gerada na seção Ordens de venda (tdsls4100m000).

O seguinte se aplica a essas ordens de vendas:

  • o tipo de ordem de vendas e a série da ordem de vendas são recuperados dos campos Tipo de ordem de custo de expedição e Série de ordem de custo de expedição na seção Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400)
  • O campo Expedição é preenchido automaticamente para essas ordens na sessão Ordens de venda (tdsls4100m000).
  • somente itens de serviço e custo podem aparecer nessa ordem de vendas
  • a caixa de verificação Linha de custo adicional é selecionada para as linhas da ordem de vendas geradas
  • o valor do custo adicional é exibido no campo Valor e o campo Preço está vazio na linha da ordem de vendas. O Valor pode ser alterado até a atividade Entregas de venda (tdsls4101m200) ser executada. Depois disso, o valor entregue pode ser alterado nas seções Alterar preços e descontos após entrega (tdsls4122m000) e Alterar preços e desc. de linhas de fat. de vendas (tdsls4132m000).
Passo 2. Aprovar a ordem de custo de expedição de vendas

A caixa de verificação Aprovação automática de expedição com base em ordens de custo na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400) determina como a ordem de custo de expedição de vendas deve ser aprovada.

Passo 3. Dar baixa de itens da linha de custo adicional

Com base no valor da caixa de verificação Liberar para armazém da sessão Itens - Vendas (tdisa0501m000), a baixa do item de custo é realizada em Armazenamento ou Vendas.

Portanto, a atividade Liberar ordens de vendas para armazém (tdsls4246m000) ou Entregas de venda (tdsls4101m200) deve ser executada para a linha de ordem de vendas.

Se Entregas de venda (tdsls4101m200) não forem executadas antes de Liberar ordens de vendas/programações para faturamento (tdsls4247m000), a atividade é definida para Executado durante a execução da seção Liberar ordens de vendas/programações para faturamento (tdsls4247m000). Portanto, não é obrigatório executar as Entregas de venda (tdsls4101m200).

Passo 4. Liberar a ordem de custo de expedição de vendas para Faturamento

A ordem de custo de expedição de vendas e as linhas de ordem/programação vinculadas a uma expedição têm o mesmo ID de expedição. Com base nesse ID, é possível faturar uma expedição completa do cliente. Se você selecionar a caixa de verificação Expedição na seção Liberar ordens de vendas/programações para faturamento (tdsls4247m000), a ordem de custo de expedição de vendas e as linhas de ordem/programação vinculadas à expedição serão liberadas para Faturamento juntas.

O campo Liberar linhas de custo adicionais automaticamente para faturamento em da sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400) determina como a ordem de custo de expedição de vendas deve ser liberada para o Faturamento.

É possível visualizar as identificações de expedição nestas seções:

  • ordem de custo de expedição de vendas
    Ordens de venda (tdsls4100m000)
  • linhas de ordem de custo de expedição de vendas
    Dados de linha de ordem vinculados (tdsls4102s200)
  • Linhas de ordem de venda
    Linhas de entr. real de ordens de vendas (tdsls4106m000)
  • Linhas de programação de vendas
    Linhas de entrega real de programação de vendas (tdsls3140m000)
Passo 5. Processar as linhas de custo adicionais

Processe a ordem de vendas e as programações de vendas junto às linhas de custos adicionais nas seções Processar ordens de venda entregues (tdsls4223m000) e Processar programações de venda entregues (tdsls3223m000).

Cálculo de custos adicionais para expedições/linhas de expedição

O cálculo de custos adicionais para expedições/linhas de expedição é baseado no valor do campo Método de cálculo de custo adicional na seção Parceiro de negócios cliente (tccom4110s000). Para as expedições, o Método de cálculo de custo adicional deve ser Baseado no cabeçalho para as linhas de expedição, mas deve ser Baseado na linha.

Os custos adicionais são calculados para ordens de vendas e programações de vendas se a caixa de verificação Calcular custos adicionais para expedições estiver selecionada na seção Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000).

  • Ordens de vendas
    os custos adicionais são calculados com o conjunto de custos do parceiro de negócios (e/ou item)
  • se Método de cálculo de custo adicional for Baseado no cabeçalho na seção Parceiro de negócios cliente (tccom4110s000), as linhas de custo adicionais são baseadas em totais por expedição e a ligação com a linhas de expedição de origem não é salva
  • se Método de cálculo de custo adicional for Baseado na linha, os custos adicionais serão calculados para cada linha de ordem de origem e a ligação com a linha de expedição será salva
  • Programações de vendas
    os custos adicionais Baseado no cabeçalho são calculados com o conjunto de custos do parceiro de negócios (e/ou item). As linhas de custo adicionais são baseadas em totais por expedição e a ligação com a expedição de origem não é salva
  • os custos adicionais Baseado na linha são calculados para o conjunto de custos do contrato. Esse cálculo é sempre independente do Método de cálculo de custo adicional. As linhas de custo adicionais geradas são vinculadas à linha da ordem de origem. As quantidades de todas as linhas de expedição podem ser adicionadas depois do cálculo dos custos. Isso é aplicável para números de série em estoque que tenham várias linhas de expedição por linha da ordem.
Confirmar expedição

Para linhas de expedição confirmadas, os custos adicionais são recalculados se o status da linha de custo adicional for Não calculado. Se o status for Modificado, o LN verificará se você deseja recalcular custos adicionais ou ignorar o recálculo. Depois do recálculo dos custos adicionais, o campo Custos adicionais na seção Expedições (whinh4130m000) será definido para Calculado.

Compor expedição

As linhas de custos adicionais relacionadas devem ser processadas para as opções selecionadas na seção Compor expedição (whinh4231m000).

Se, no menu adequado, você clicar em:

  • Dividir linha, o status da linha de expedição de origem será redefinido para Modificado e as linhas de custos adicionais serão removidas. Enquanto confirma a linha de origem, os custos adicionais são recalculados.
  • Mover para expedição, os custos adicionais da linha de expedição de origem são movidos para a nova linha de expedição.
Imprimir notas de despacho e notas de entrega

Nas seções Imprimir notas de despacho (whinh4475m000) e Imprimir notas de entrega (whinh4477m000), os custos adicionais baseados em calendário são impressos como as primeiras linhas. Os custos adicionais baseados em linha são impressos abaixo da linha de expedição vinculada.