Estatística

É possível usar Estatística para obter insight sobre entrada, giro e cancelamento de ordens e programações. Estatística controla as atividades necessárias para definir o formato desejado para transferir dados históricos ou reais para informações estatísticas. É possível criar relatórios e exibições de estatísticas definidos pelo usuário para visualizar essas informações, o que facilita a análise de dados.

Também é possível usar Estatística para inserir orçamentos. Os orçamentos são usados para comparar as vendas ou compras (estatísticas) reais com as vendas ou compras estimadas.

Procedimento para estatística

Para usar estatísticas em uma companhia:

Passo 1. Especificar os dados mestres para estatísticas

Selecione estas caixas de seleção:

  1. Estatística de compra/venda (STA) na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000).
  2. Manter estatística na sessão Perfis do usuário de compra (tdpur0143m000) de Aquisição.
  3. Manter estatística na sessão Perfis de usuário de venda (tdsls0139m000) de Vendas.

Se nenhum perfil do usuário (vendas) ou perfis do usuário (compra) tiver sido especificado, um usuário é autorizado a realizar a manutenção das estatísticas.

Passo 2. Especificar níveis para estatísticas

Ao atualizar as estatísticas, o histórico de vendas, compra e comissões/abatimentos é lido e compactado para dados em estatísticas. O nível de compactação depende dos níveis estatísticos, conforme selecionado na sessão Parâmetros de estatística (tdsta0100m000).

Para poder selecionar níveis estatísticos nos parâmetros, é preciso primeiro especificar os níveis na sessão Nível de estatística (tdsta0601m000). Nessa sessão, você deve especificar os níveis em que deseja criar/atualizar as estatísticas para os tipos de nível Compra, Compra real, Vendas e Vendas reais. Na sessão Atributos nível estatística (tdsta0102m000), é possível especificar os (campos de) atributos de nível que devem ser incluídos nos relatórios e visões gerais de estatística para os tipos de nível.

Os níveis Vendas e Compra determinam quais atributos são usados para compactar os dados históricos. Portanto, esses níveis de estatística também determinam os atributos de classificação que podem ser selecionados para a classificação (veja a etapa 4). Por exemplo, se uma classificação for especificada para vendas e compra, será possível selecionar atributos de vendas e de compra, como PN cliente (vendas) e PN fornecedor (compra). Porém, o campo de vendas deve estar presente no nível Vendas e o campo de compra deve estar presente no nível Compra para ser possível selecioná-lo como um atributo de classificação.

Os níveis Vendas reais e Compra real determinam quais campos do histórico serão substituídos pelos dados reais se a caixa de seleção Dados reais estiver selecionada ao atualizar as estatísticas (veja a etapa 7). Nesse caso, os (campos de) atributos vinculados a esses níveis não são recuperados dos dados históricos, mas dos dados reais para o item ou parceiro de negócios.

Se um atributo não estiver vinculado a um nível, as estatísticas não poderão passar por manutenção ou atualização para esse atributo. Dados relacionados a esse atributo serão excluídos de exibições e relatórios.

Passo 3. Especificar parâmetros para estatísticas

Depois da especificação dos níveis de estatística, é possível vincular os níveis ao parâmetro relevante, como Nível de entrada vendas, Nível do giro de compras e Nível real de vendas na sessão Parâmetros de estatística (tdsta0100m000). Também é necessário especificar as datas com base em que as estatísticas são atualizadas para os níveis.

Na sessão Parâmetros de estatística (tdsta0100m000), também é possível especificar o seguinte:

  • como dados do parceiro de negócios pai são atualizados quando os dados estatísticos são atualizados
  • como a percentagem de lucro bruto é calculada e exibida em estatísticas
  • os vários períodos do ano, incluindo o número do período, a data inicial e data final, usados nas estatísticas
  • se descontos detalhados devem ser registrados para descontos de compra, descontos de vendas, abatimentos e comissões
  • códigos de item padrão para armazenar e recuperar dados estatísticos.
Passo 4. Especificar e ativar classificações para estatísticas

Na sessão Classificações de estatística (tdsta1600m000), especifique os códigos de classificação, que são usados para criar um relatório ou visão geral em particular. É preciso indicar o tipo de informações estatísticas (entrada, giro, cancelamento) que deve ser mantido para a classificação e indicar se os orçamentos são permitidos para a classificação.

Nessa sessão, é possível realizar a manutenção da sessão Sequências de classificação de estatística (tdsta1101m000). Nessa sessão, é possível selecionar os atributos de classificação (campos) usados para classificar os dados em relatórios e visões gerais de estatísticas.

Com os atributos de classificação, é possível:

  • identificar sequências específicas para uma seleção dos atributos de nível, conforme especificado na sessão Nível de estatística (tdsta0601m000) e conforme selecionado na sessão Parâmetros de estatística (tdsta0100m000)
  • realizar o ajuste fino dos atributos de nível, que podem ser considerados uma pré-seleção do banco de dados, para cada visão geral de estatística que você pretende criar.

Depois de especificar uma classificação, é preciso ativá-la para poder usá-la para um relatório ou visão geral. É possível ativar uma classificação diretamente na sessão Classificações de estatística (tdsta1600m000) ou (Des)Ativar classificações (tdsta1200m000).

Se a classificação for configurada para um orçamento, ela não precisará estar ativa para ser usada para um relatório ou visão geral. Além disso, se você desativar essa classificação, os dados do orçamento não serão excluídos para ela.

Passo 5. Especificar orçamentos

Opcionalmente, uma companhia pode criar orçamentos para comparar com os resultados reais ou usá-los como base para planejamento no Planejamento empresarial.

É possível usar a sessão Orçamentos (tdsta2603m000) para inserir, realizar a manutenção e excluir orçamentos para uma classificação, ano e período ativos. Porém, essa não é uma etapa obrigatória no procedimento.

Antes de criar um novo orçamento, é preciso primeiro selecionar um código de classificação. Essa escolha limitará os dados que podem ser usados no orçamento. É possível usar os atributos de classificação conforme o exibido na sessão Classificações de estatística (tdsta1600m000).

Nessa sessão, é possível fazer o seguinte:

Se a caixa de seleção Especificação de desconto detalhado estiver selecionada na sessão Parâmetros de estatística (tdsta0100m000), será possível iniciar a sessão Classificar dados de orç. por tipo de desconto (tdsta2105m000) usando a sessão Valores absolutos (tdsta2100m000) ou Percentagens de orçamento (tdsta2104m000) para especificar descontos detalhados para vendas e descontos, abatimentos ou comissões de venda.

Passo 6. Especificar um formato para estatísticas

Para poder imprimir ou exibir dados estatísticos, você deve vincular um código de classificação a um código de formato e especificar o formato para os campos de dados na sessão Formato da estatística (tdsta1610m000).

Nessa sessão, é possível fazer o seguinte:

Passo 7. Atualizar estatísticas

Use a sessão Atualizar estatística (tdsta2250m000) para criar ou atualizar os arquivos estatísticos com base no histórico ou nos dados reais.

Se decidir realizar uma atualização completa, as estatísticas serão totalmente atualizadas. Exceto pelos dados de orçamento, todos os dados estatísticos atuais são removidos e novas estatísticas são criadas com base nos dados atuais (histórico). É possível também atualizar as estatísticas com base em novos dados (históricos) que não foram considerados antes ao atualizar as estatísticas.

Passo 8. Exibir/imprimir estatísticas

Use a sessão Classificar dados por formato (tdsta1615m000) para exibir os resultados estatísticos para uma combinação de código de formato e código de classificação.

Nessa sessão, é possível fazer o seguinte:

  • visualizar os dados para os (campos de) atributos de classificação vinculados a uma combinação de códigos de formato e código de classificação na sessão Dados de atributos de classificação (tdsta1501m000)
  • visualizar os resultados estatísticos para uma combinação de código de formato e código de classificação em números absolutos na sessão Valores por formato/classificação (tdsta2500m000) os números exibidos dependem do tipo de estatística
  • visualizar os resultados estatísticos para uma combinação de código de formato e código de classificação em números absolutos na sessão Valores por formato/classificação (tdsta2500m000), somente para as colunas inseridas na guia Colunas da sessão Formato de estatísticas (tdsta1610m000)
  • exibir resultados estatísticos geograficamente.
Passo 9. Imprimir estatísticas

Use a sessão Imprimir estatística (tdsta2400m000) para imprimir os resultados estatísticos.

Nessa sessão, é possível fazer o seguinte:

  • visualizar e realizar a manutenção dos dados usados e considerados no cálculo de relatório na sessão Seleção de formato de estatística (tdsta1112m000)
  • visualizar e realizar a manutenção dos dados impressos no relatório na sessão Impressão/página formato de estatística (tdsta1113m000).
Passo 10. Arquivar e excluir estatísticas

Use a sessão Arquivar/excluir estatística (tdsta2250m100) para transferir as estatísticas para um arquivamento e/ou excluir as estatísticas.

Você pode exibir estatísticas e orçamentos arquivados sob o número da companhia conforme especificado no campo Companhia de arquivamento da sessão Parâmetros de estatística (tdsta0100m000).