Aprovação do cliente

É possível configurar a aprovação do cliente se os parceiros de negócios clientes precisarem aprovar as mercadorias entregues em uma ordem de vendas antes de poderem ser faturadas. A propriedade das mercadorias muda do fornecedor para o parceiro de negócios cliente quando as mercadorias são aprovadas pelo parceiro de negócios cliente.

Se a aprovação do cliente for implementada, você deverá manter e enviar faturas com base na quantidade aprovada pelo parceiro de negócios cliente, e poderá gerar automaticamente uma ordem de devolução de vendas para a quantidade rejeitada.

Se a aprovação do cliente não for implementada, a propriedade das mercadorias muda do fornecedor para o parceiro de negócios cliente quando a expedição for confirmada na Armazenamento. O LN gera automaticamente uma fatura para o parceiro de negócios cliente com base na quantidade entregue.

Configurar a aprovação do cliente

Se você desejar usar a funcionalidade de aprovação de cliente, realize as seguintes etapas:

Passo 1.  Comps. software implementados (tccom0100s000)

Selecione a caixa de verificação Aprovação do cliente na seção Comps. software implementados (tccom0100s000) se desejar que a aprovação do cliente seja implementada. Você somente pode selecionar essa caixa de verificação se a caixa de verificação Gestão de Ordem (TD) também tiver sido selecionada nessa seção.

Passo 2.  Parceiro de negócios receptor (tccom4111s000)

Na seção Parceiro de negócios receptor (tccom4111s000), é possível indicar ao parceiro de negócios receptor se:

  • as mercadorias entregues devem ser aprovadas para uma ordem de vendas. Em caso positivo, selecione a caixa de verificação Aprovação do cliente.
  • uma ordem de devolução de vendas deve ser gerada para a quantidade rejeitada de mercadorias entregues. Em caso positivo, selecione a caixa de verificação Retornar quantidade rejeitada.
Passo 3.  Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000)

De modo similar aos campos na etapa 2, é possível definir os seguintes campos para uma combinação de parceiro de negócios e item na seção Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000):

  • Aprovação de cliente
  • Qtd. devolução de rejeitos

Não é possível definir esses campos se o item for um item de custo, item de serviço, item de subcontratação de itens ou item de equipamento.

Passo 4.  Tipos de ordem de vendas (tdsls0594m000)

Se desejar que uma ordem de devolução de vendas seja gerada para a quantidade rejeitada das mercadorias entregues e, como resultado, a caixa de verificação Qtd. devolução de rejeitos for selecionada nas seções Parceiro de negócios receptor (tccom4111s000) e Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000), será preciso especificar uma ordem de devolução de vendas do tipo Devoluções de rejeitos na seção Tipos de ordem de vendas (tdsls0594m000).

Ordens de vendas do tipo de ordem Devoluções de rejeitos sempre são geradas automaticamente.

Passo 5.  Tipo de ordem de venda - Atividades (tdsls0560m000)

Se a caixa de verificação Aprovação do cliente estiver selecionada na seção Comps. software implementados (tccom0100s000), a atividade Linhas de fatura de ordem de venda (tdsls4106m100) deverá ser vinculada ao tipo de ordem na seção Tipo de ordem de venda - Atividades (tdsls0560m000).

A atividade Linhas de fatura de ordem de vendas (tdsls4106m100) deverá ser executada:

  • depois da atividade Liberar ordens de vendas para armazém (tdsls4246m000) ou Entregas de venda (tdsls4101m200)
  • antes da atividade Liberar ordens de vendas/programações para faturamento (tdsls4247m000)
  • Manualmente. Como resultado, não será possível selecionar a caixa de verificação Automát. para essa atividade.

A atividade Linhas de fatura de ordem de vendas (tdsls4106m100) poderá ser executada durante o procedimento da ordem somente se:

  • A Aprovação do cliente for aplicável para o parceiro de negócios e o item na ordem de venda. Além disso, se a atividade Linhas de fatura de ordem de vendas (tdsls4106m100) for ignorada/removida durante a execução do procedimento da ordem.
  • O tipo de ordem não for uma ordem de devolução, ordem de cobrança, ordem de custo, ordem de faturamento retroativo, ordem de reabastecimento de consignação ou ordem de faturamento de consignação.
  • O item não for um item de custo, item de serviço, item de subcontratação ou item de equipamento.
  • O status de gestão de estoque do item não estiver definido como Por componente no campo Gestão de estoque da sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000).
Passo 6.  Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400)

Insira um tipo de ordem de devolução de vendas do tipo Devoluções de rejeitos no campo Tipo de ordem de devolução de rejeição da seção Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400). Esse tipo de ordem é assumido como padrão do campo Tipo de ordem de rejeição da seção Linhas de fatura de ordem de vendas (tdsls4106m100) quando você rejeita mercadorias nessa seção e é preciso gerar uma ordem de devolução para as mercadorias rejeitadas.

Aprovar as mercadorias entregues

Quando uma linha de entrega real é inserida na seção Linhas de entr. real de ordens de vendas (tdsls4106m000), uma linha de fatura é criada para a linha de entrega real na seção Linhas de fatura de ordem de vendas (tdsls4106m100) com uma quantidade da fatura igual à quantidade entregue.

O modo como as linhas são geridas na seção Linhas de fatura de ordem de vendas (tdsls4106m100) depende da configuração da caixa de verificação Aprovação do cliente na seção Comps. software implementados (tccom0100s000).

A aprovação do cliente não é implementada:
  • somente uma linha de fatura pode ser criada para uma linha de entrega real
  • não é possível manter a linha de fatura
  • não é necessário aprovar a linha de fatura gerada. A linha de fatura é aprovada automaticamente
  • se Liberar ordens de vendas/programações para faturamento (tdsls4247m000) não for uma atividade automática no procedimento de ordem, é possível liberar a linha da fatura para o Faturamento da guia Liberar para faturamento nas seções Ordem de vendas (tdsls4100m900) e Linha de ordem de vendas (tdsls4101m900).
A aprovação do cliente é implementada:
  • é preciso especificar qual parte da quantidade entregue pode ser aprovada (faturada) e qual parte é rejeitada, se aplicável.
  • se uma ordem de devolução precisar ser gerada para as mercadorias rejeitadas e os campos da ordem de devolução forem especificados, o LN gerará uma ordem de devolução quando você aprovar a linha da fatura
  • se uma parte da quantidade entregue for aprovada ou rejeitada e você aprovar a linha da fatura, o LN acumulará a quantidade aprovada e a quantidade rejeitada para a linha de entrega real. Se essa quantidade acumulada for menor que a quantidade entregue, uma nova linha de fatura será gerada para a quantidade restante. Portanto, várias linhas de fatura podem ser criadas para uma linha de entrega real
  • você deve liberar as linhas de fatura aprovadas para o Faturamento clicando em Lib. linhas de ordens de vendas selec. ou Liberar ordens de vendas/programações para faturamento no menu Visualizações, Referências o Ações.
Nota
  • para aprovar a linha da fatura da ordem de vendas, selecione a linha e clique em Aprovar no menu Visualizações, Referências o Ações da seção Linhas de fatura de ordem de vendas (tdsls4106m100). Como resultado, o status da linha da fatura muda de Livre para Aprovado
  • você deve manter as entregas para itens de custo e serviço na seção Entregas de venda (tdsls4101m200). Como resultado, o status da linha da fatura é imediatamente definido para Aprovado na seção Linhas de fatura de ordem de vendas (tdsls4106m100).

É possível realizar todas as ações descritas e também na guia Linhas da fatura nas seções Ordem de vendas (tdsls4100m900) e Linha de ordem de vendas (tdsls4101m900).