Ordens de venda de entrega direta

Para gerar e processar ordens de venda de entrega direta:

Passo 1.  Tipo de entr.

Para criar uma ordem de venda de entrega direta:

  • A caixa de seleção Permitir ordens de compra deve ser selecionada para o tipo de ordem de venda na sessão Tipos de ordem de vendas (tdsls0594m000).
  • O campo Tipo de entr. deve ser Entrega direta na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou na sessão Linhas de entrega planejada de ordem de venda (tdsls4101m100).

    O tipo de entrega Entrega direta pode ser selecionado da seguinte maneira nestas sessões:

    • automaticamente, se a quantidade pedida for igual ou maior que a quantidade definida no campo Entrega direta de quantidade da sessão Itens - Vendas (tdisa0501m000)
    • manualmente, selecionando Entrega direta
    • selecionando Gerar ordem de entrega direta na sessão Menu de escassez de estoque (tdsls4830s000) que aparece se houver uma escassez de estoque para o item
Passo 2. Criar um aconselhamento de ordem de compra

Depois de a linha de ordem de venda ser aprovada e a sessão Gerar aconselhamento de ordem de compra para ordem de vendas (tdsls4240m000) ser vinculada como uma atividade ao tipo de ordem na sessão Tipo de ordem de vendas (tdsls0694m000), um aconselhamento de ordem de compra é ou deve ser gerado para a linha de ordem de venda na sessão Gerar aconselhamento de ordem de compra para ordem de vendas (tdsls4240m000).

Essa etapa não se aplica se a sessão Gerar ordens de compra (tdsls4241m000) estiver vinculada como uma atividade ao tipo de ordem, em vez de à sessão Gerar aconselhamento de ordem de compra para ordem de vendas (tdsls4240m000).

Passo 3. Criar uma ordem de compra de entrega direta

É preciso gerar uma ordem de compra para a ordem de venda de entrega direta. Como a ordem de compra é gerada, depende se um aconselhamento de ordem de compra já existe para a linha de ordem de venda.

  • Nenhum aconselhamento de ordem de compra
    é possível gerar ordens de compra para ordens de venda de entrega direta na sessão Gerar ordens de compra (tdsls4241m000). Selecione a caixa de seleção Entrega direta e especifique os campos no grupo de caixas Entrega direta
  • Aconselhamento de ordem de compra existente
    Se você desejar que o LN converta automaticamente o aconselhamento de ordem de compra gerado para uma ordem de compra, selecione a caixa de seleção Converter aconselhamento de compra automaticamente em ordem de compra na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400). Se esta caixa de controle estiver limpa, você deve confirmar e transferir manualmente o aconselhamento de ordem de compra para uma ordem de compra na sessão Confirmar aconselhamento de ordem de compra (whina3211m000) e na sessão Transferir aconselhamento de ordem de compra (whina3212m000).

O LN usa esses campos da sessão Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400) para gerar ordens de compra de entrega direta:

Série de ordem de entrega direta Série de ordem de entrega direta
Tipo de ordem de entrega direta Tipo de ordem de entrega direta

 

Depois da geração de uma ordem de compra, o status da linha da ordem de venda de origem é Aguardando entrega direta na sessão Monitor de linhas de ordem de venda (tdsls4510m100).

Passo 4. Receber uma ordem de entrega direta

Se você usar avisos antecipados de expedição e clicar em Receber linhas de entrega direta na sessão Avisos de expedição (whinh3100m000), os recebimentos para itens comprados de uma ordem de venda de entrega direta serão inseridos na sessão Recebimentos de compra (tdpur4106m000). Se você não usar avisos antecipados de expedição, deverá especificar manualmente os recebimentos para ordens de venda de entrega direta na sessão Recebimentos de compra (tdpur4106m000).

Não é possível confirmar recebimentos na sessão Recebimentos de compra (tdpur4106m000) antes de o conjunto de lote e número de série estar concluído.

Passo 5. Comunicar as entregas para Vendas

Execute a sessão Atualizar ordem de venda / serviço com informações de entr. (tdpur4222m000) para comunicar as informações sobre item, quantidade, lote e número de série de volta para Vendas para recebimentos finais.

Para cada linha de recebimento de ordem de compra registrado na sessão Recebimentos de compra (tdpur4106m000), uma linha de entrega de ordem de venda é criada nas sessões Linha de ordem de vendas (tdsls4101m900) e Linhas de entr. real de ordens de vendas (tdsls4106m000).

Passo 6. Enviar a fatura de venda para o parceiro de negócios cliente

Depois de os recebimentos serem registrados em Aquisição e comunicados a Vendas na sessão Atualizar ordem de venda / serviço com informações de entr. (tdpur4222m000), é possível liberar os dados da ordem de venda para faturamento na sessão Liberar ordens de vendas/programações para faturamento (tdsls4247m000).

Passo 7. Processar uma ordem de entrega direta

Processe a ordem de compra na sessão Processar ordens de compra entregues (tdpur4223m000) e a ordem de venda na sessão Processar ordens de venda entregues (tdsls4223m000).

Ordens de entrega direta e de devolução

Se você desejar devolver itens recebidos para a ordem de venda de entrega direta, será preciso inserir manualmente uma ordem de devolução de vendas de entrega direta na sessão Ordem de vendas (tdsls4100m900).

Uma ordem de devolução de compra de entrega direta pode ser gerada com base no campo Tipo de ordem de devol. de compra para entr. dir. na sessão Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400).

A seguir, o procedimento normal para o tipo de ordem de compra se aplica.

Ordens de entrega direta e de frete

Se desejar usar a Frete para gerenciar e planejar suas entregas diretas, é possível gerar ordens de frete para entregas diretas.

Para mais informações, consulte o Gerar ordens de frete para ordens de venda de entrega direta.

Entregas diretas e ordens de reposição

Depois de as entregas terem sido comunicadas a Vendas e ser recebido menos que o pedido, uma ordem de reposição confirmada é gerada automaticamente em Aquisição, não importa a configuração da caixa de seleção Confirmar ordens de reposição automaticamente na sessão Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400). Se você deve ou não primeiro confirmar manualmente a ordem de reposição em Vendas depende da configuração da caixa de seleção Confirmar ordens de reposição automaticamente na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400).

Nota
  • É possível alterar a quantidade de ordem de reposição em Vendas até os recebimentos serem executados.
  • Também é possível gerar uma ordem de frete para uma ordem de reposição de entrega direta.
  • Não é possível cancelar uma ordem de reposição de entrega direta em Aquisição.
  • Você somente pode excluir uma ordem de reposição de entrega direta em Aquisição. Porém, a exclusão não é comunicada para Vendas.