Gerar ordens de frete para ordens de venda de entrega direta

Em uma ordem de venda ou cotação de vendas, é possível indicar se você deseja que as mercadorias vendidas sejam entregues diretamente. Por meio de uma ordem de compra vinculada à ordem de venda, o parceiro de negócios fornecedor entrega as mercadorias diretamente ao parceiro de negócios cliente. Uma entrega direta ignora seu armazém.

É possível usar Frete para gerenciar e planejar suas entregas diretas.

Ordens de entrega direta

Se você desejar gerar ordens de frete para entregas diretas, o seguinte se aplica:

  • a ordem de frete deve ser gerada usando a ordem de compra, e não a ordem de venda.

    Portanto, se o campo Tipo de entr. for Entrega direta na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000):

    • a atividade Gerar ordens de frete (tdsls4222m000) não estará mais vinculada à ordem de venda
    • a caixa de seleção Gerar ordens de frete de vendas será renomeada para a caixa de seleção Gerar ordens de frete de compra. Se essa caixa de seleção deve ser selecionada ou não é assumido como padrão da caixa de seleção Gerar ordens de frete de compra na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000)
  • se, na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000), o campo Tipo de entr. for definido para Entrega direta depois da geração de uma ordem de frete, a ordem de frete será excluída
  • a caixa de seleção Fatura de frete pode ser selecionada na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou a caixa de seleção PN externo de fatura pode ser selecionada na sessão Ordens de compra (tdpur4100m000). Não é possível selecionar ambas as caixas de seleção
  • campos de ordem de venda, como Transportadora/PSL, Rota e Nível de serviço de frete são os condutores. Portanto, esses campos devem ser especificados na ordem de venda, e não na ordem de compra. Os dados da ordem de compra estão indisponíveis
  • para calcular o valor da fatura para a entrega direta, clique em Valor de frete na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000). O departamento de compra vinculado ao parceiro de negócios fornecedor é usado para esse cálculo. O LN exibe o valor da fatura de frete calculado no campo Valor de frete da sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000).
Nota

Depois de a Data de entrega planejada ser inserida na linha da ordem de venda, o LN determina se o lead time de transporte é suficiente para entregar as mercadorias no prazo. Para calcular o tempo de transporte, o endereço do expedidor do parceiro de negócios expedidor e o endereço do receptor do parceiro de negócios receptor são usados. Se não for possível entregar as mercadorias no prazo, será preciso alterar a Data de recebimento planejado ou selecionar outra transportadora na linha da ordem.

Se uma ordem de frete estiver vinculada a uma ordem de entrega direta, os campos de data possuem nomes diferentes nos vários módulos. Consulte esta tabela:

-VendasCompraFreteASN
Momento da expedição das mercadorias do fornecedor.data de entrega planejadadata da cargadata da cargadata de expedição
Momento do recebimento das mercadorias pelo parceiro de negócios cliente.data de recebimento planejadodata de recebimento planejadodata da descargadata de entrega planejada

 

Ordens de frete
  • Depois de uma ordem de compra de entrega direta ser gerada para a ordem de venda, uma ordem de frete pode ser gerada para a ordem de entrega direta na sessão Gerar ordens de frete (tdpur4220m000). Para obter detalhes sobre a criação de uma ordem de venda de entrega direta, consulte Ordens de venda de entrega direta.
  • o número de ordem de compra, bem como o número de ordem de venda, é exibido na ordem de frete
  • quando a ordem de frete é gerada, ela é vinculada à linha da ordem de venda na sessão Dados de linha de ordem vinculados (tdsls4102s200) e à linha da ordem de compra na sessão Linha de ordem de compra - Informações vinculadas (tdpur4502s000)
  • quando a ordem de compra é recebida na sessão Recebimentos de compra (tdpur4106m000), campos relacionados a frete devem ser especificados nessa sessão, como a transportadora usada para cálculo do custo de frete. Depois do recebimento final, é preciso comunicar as informações sobre entrega direta à ordem de venda usando a sessão Atualizar ordem de venda / serviço com informações de entr. (tdpur4222m000).
Procedimento
O procedimento para ordens de entrega direta com ordens de frete vinculadas é explicado neste diagrama:
[...]
Nota

Se a ordem de compra de entrega direta for:

  • Atualizado por Vendas, a ordem de frete vinculada é excluída. É preciso gerar uma nova ordem de frete, se necessário.
  • Excluído em Aquisição, a ordem de frete vinculada também é excluída.
  • Cancelado por Vendas, a ordem de frete vinculada é excluída.