Sincronizar linha de ordem de compra e detalhes da linha

Uma linha de ordem de compra pode ter linhas de detalhes ou linhas de ordem de reposição vinculadas. Uma linha de detalhes também deve ter linhas de ordem de reposição vinculadas. A linha da ordem de compra contém as informações agregadas das linhas de detalhes/ordem de reposição. Campos alterados na linha de ordem de compra são sincronizados com as linhas de detalhes e vice-versa.

Nota

Uma linha da ordem de compra com os detalhes de linha também é chamada de linha Total.

Atualizar os detalhes da linha usando a linha total

Se você alterar os seguintes campos na linha Total na sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000), a alteração será copiada para os detalhes da linha vinculada na sessão Detalhes da linha da ordem de compra (tdpur4101m200):

Campos de preçoCampos de descontoCampos de contratoOutros campos
Preço Percentagem de desconto Contrato Data de confirmação de ordem
Matriz preço Valor desconto Posição do contrato Seleção de lote
Prioridade de matriz de preço Matriz de desconto Departamento de compras do contrato Lote
- Sequência da matriz de desconto--
- Método de desconto--
- Tipo de desconto--
- Código de desconto--
- Determinante--
- Qualificado--

 

Nota

Uma alteração a um campo na linha Total não está sempre diretamente visível na linha de detalhes. O motivo para isso é que dados comerciais, como preços, descontos, valores etc., estão visíveis somente na linha Total. Somente dados logísticos, como hora e local de recebimento, local de expedição, e assim por diante, estão visíveis nos detalhes da linha. Assim, a linha Total contém informações comerciais dos detalhes da linha vinculada, que são divididas pelos detalhes da linha, mas que não estão visíveis nos detalhes da linha porque essas linhas exibem somente dados logísticos. Porém, se você liberar um detalhe de linha para Finanças, o LN usará os dados comerciais invisíveis dos detalhes da linha, uma vez que uma linha Total não pode ser faturada.

Atualizar preços e descontos após recebimento

Depois do recebimento de uma linha de ordem ou detalhe da linha, não é possível atualizar o preço ou o desconto para a linha Total na sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000). Para uma linha Total ou uma linha de detalhes com pelo menos um recebimento, é possível atualizar o preço na sessão Alterar preços e descontos após recebimento (tdpur4122m000).

Assim, o LN copia novos preços e descontos para todos os detalhes da linha vinculada que ainda não foram processados e/ou conciliados/aprovados em LN Finanças.

Atualizar preços e descontos após consumo

para linhas de ordem consumidas, é possível atualizar preços ou descontos na sessão Alterar preços e descontos após recebimento (tdpur4122m000) e na sessão Alterar preço e descontos de recebimentos a pagar de compras (tdpur4132m000). Para mais informações, consulte o Alterar preços ou descontos após o recebimento ou o consumo.

Exemplo
SequênciaTipo de linha de ordemQuantidade da ordemPreçoValor da ordemReceb.Processado
0Total308240--
1Detalhe10.880SimNão
2Detalhe10.880SimSim
3Detalhe10.880NãoNão
4Ordem de reposição3824NãoNão

 

Agora o preço na linha Total é alterado de 8 para 10:

SequênciaTipo de linha de ordemQuantidade da ordemPreçoValor da ordemReceb.Processado
0Total3010.280--
1Detalhe10.10.100SimNão
2Detalhe10.880SimSim
3Detalhe10.10.100NãoNão
4Ordem de reposição310.30NãoNão

 

O novo preço da linha Total é copiado para todas as sequências vinculadas que ainda não foram conciliadas em LN Finanças ou processadas. O valor da ordem na linha Total é a soma dos valores da ordem das linhas Detalhe. Para evitar contagem dupla, o valor da ordem das linhas Ordem de reposição é excluído.

Nota

Quando a linha da ordem é criada, o preço é determinado com base no parâmetro Tipo de data de preço de compra da sessão Parâmetros de preço (tdpcg0100m000). Esse campo determina se a data da ordem, a data do sistema ou a data de entrega deve ser usada para calcular o preço. Ao alterar a Data de recebimento para preço ou a Data da ordem na sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000), as novas datas não são sincronizadas com os detalhes da linha vinculada na sessão Detalhes da linha da ordem de compra (tdpur4101m200).

Atualizar a linha total usando os detalhes da linha

O LN atualiza os campos de quantidade e valor na linha Total quando esses campos são modificados em um detalhe da linha vinculada, quando você adiciona, atualiza, cancela ou exclui um detalhe da linha na sessão Detalhes da linha da ordem de compra (tdpur4101m200). Os campos de quantidade ou valor da linha Total contêm a soma das quantidades/valores dos detalhes da linha vinculada.

Os campos de valor e quantidade sincronizados são:

  • Quantidade solicitada
  • Quantidade recebida
  • Quantidade da nota de despacho
  • Quantidade aprovada
  • Quantidade rejeitada
  • Quantidade de ordem de reposição
  • Valor da ordem
  • Valor de recebimento
  • Valor total do desconto da linha da ordem
  • Valor de desconto de ordem
Nota
  • As quantidades/valores estão presentes nos detalhes da linha de ordem de compra, mas a maioria deles não está visível na sessão Detalhes da linha da ordem de compra (tdpur4101m200). Porém, é possível visualizar essas quantidades e valores na sessão Recebimentos de compra (tdpur4106m000) e na sessão Ordens de compra - Visão geral de recebimento (tdpur4531m000).
  • Ao modificar a Quantidade solicitada de uma linha Ordem de reposição na sessão Detalhes da linha da ordem de compra (tdpur4101m200), o LN não atualiza a Quantidade solicitada da linha Total na sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000), mas atualiza a Quantidade de ordem de reposição da linha Total.

Ao modificar a quantidade da ordem, o LN automaticamente recalcula os preços e os descontos. O LN somente recalcula o preço e os descontos quando você tiver inserido manualmente o preço e os descontos existentes. Quando um novo preço e/ou desconto for recuperado para a linha Total, o LN:

  • copia o novo preço/desconto para as linhas de Detalhe vinculadas e as linhas de Ordem de reposição, desde que essas linhas não tenham sido faturadas nem processadas
  • recalcula os valores da linha da ordem para cada linha de Detalhe/ Ordem de reposição. Os campos de valor da linha de ordem na linha Total são atualizados com a soma dos valores da linha de ordem das linhas de Detalhe vinculadas. O valor da ordem das linhas Ordem de reposição não é considerado para o valor da ordem da linha Total
  • para outras quantidades e valores, como Quantidade recebida e Valor de recebimento, os valores das linhas da Ordem de reposição são levados em conta para a soma na linha Total.
Exemplo
SequênciaTipo de linha de ordemQuantidade da ordemPreçoValor da ordemReceb.Processado
0Total308240--
1Detalhe10.880SimNão
2Detalhe10.880SimSim
3Detalhe10.880NãoNão
4Ordem de reposição3824NãoNão

 

Agora, a quantidade da ordem em uma das linhas de Detalhe muda de 10 para 12, e o preço muda de 8 para 10:

SequênciaTipo de linha de ordemQuantidade da ordemPreçoValor da ordemReceb.Processado
0Total3210.300--
1Detalhe10.10.100SimNão
2Detalhe10.880SimSim
3Detalhe1210.120NãoNão
4Ordem de reposição310.30NãoNão

 

Para a linha de Detalhe que possui uma nova quantidade de ordem, o valor da ordem é recalculado. A quantidade da ordem na linha Total é a soma das quantidades da ordem das linhas Detalhe. Uma vez que o preço e os descontos não foram inseridos manualmente, os preços e os descontos na linha Total são recalculados seguindo o preço e a nova quantidade da ordem total. Os novos preços e descontos são copiados para as sequências vinculadas. Para cada linha de Detalhe/ Ordem de reposição, o valor da ordem é recalculado e a linha Total é atualizada com a soma dos valores da ordem das linhas Detalhe.

Atualizar linhas de ordem de reposição usando a linha original

Para uma linha Total, de Detalhe ou de Ordem de reposição, é possível alterar o preço e os descontos (após recebimento). Quando uma linha já tiver mais de uma linha de Ordem de reposição vinculada, o LN copia o novo preço e os descontos para essas linhas.

Exemplo
SequênciaTipo de linha de ordemQuantidade da ordemPreçoSequência paiReceb.Processado
0Detalhe508-SimNão
1Ordem de reposição10.80SimNão
2Ordem de reposição280SimSim
3Ordem de reposição581SimNão
4Ordem de reposição181NãoNão
5Ordem de reposição283NãoNão

 

Agora o preço na linha Detalhe é alterado de 8 para 10:

SequênciaTipo de linha de ordemQuantidade da ordemPreçoSequência paiReceb.Processado
0Detalhe5010.-SimNão
1Ordem de reposição10.10.0SimNão
2Ordem de reposição280SimSim
3Ordem de reposição510.1SimNão
4Ordem de reposição110.1NãoNão
5Ordem de reposição210.3NãoNão

 

O novo preço também se aplica a todas as sequências vinculadas que podem ser modificadas.

Agora, em vez do preço na linha Detalhe, o preço para o número de sequência 1 é alterado:

SequênciaTipo de linha de ordemQuantidade da ordemPreçoSequência paiReceb.Processado
0Detalhe508-SimNão
1Ordem de reposição10.10.0SimNão
2Ordem de reposição280SimSim
3Ordem de reposição510.1SimNão
4Ordem de reposição110.1NãoNão
5Ordem de reposição210.3NãoNão

 

O novo preço se aplica a todas as sequências vinculadas à sequência 1 (as sequências com a sequência pai 1 e seus filhos). O LN não altera a linha pai da sequência 1.