Seleção de parceiro de negócios com base na unidade de efetividade

é possível usar a unidade de efetividade para adaptar o procedimento de negócios padrão aos itens e modelar exceções originadas de necessidades específicas do cliente. O conceito de unidade de efetividade dá suporte a situações em que os clientes têm requisitos específicos com relação às características dos produtos que solicitaram. É possível vincular requisitos a unidades de efetividade e vice-versa, e definir exceções que podem ser vinculadas ao aspecto de negócios afetado pela exceção. Dessa forma, é possível modelar pequenos desvios da configuração do produto padrão.

Exceções

Para poder definir exceções, é preciso primeiro configurar uma estrutura de unidade de efetividade para o item envolvido no módulo Unidade de efetividade de Comum. Consulte Para configurar a efetividade da unidade.

Em seguida, é possível definir exceções para os seguintes aspectos do negócio:

  • linhas da BOM
    Na sessão Lista de material (tibom1110m000), clique em Exceções para definir as exceções correspondentes.
  • No menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Item - Roteiros (tirou1101m000), clique em Exceções para definir exceções no roteiro.
  • No menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Operações de roteiro (tirou1102m000), clique em Exceções para definir operações da unidade de efetividade.
  • clique em Exceções na seção Estratégia de recurso (cprpd7110m000) para definir exceções para o roteiro
  • Parceiros de negócios de compra de item
    clique em Exceções na seção Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) para definir parceiros de negócios de compra de unidade efetiva.
Nota

Para obter mais informações sobre a definição de exceções para linhas da BOM, roteiros, operações e estratégias de recurso, veja a ajuda online nas seções correspondentes. Esse tópico do manual online refere-se somente à seleção de um item específico - combinações de parceiro de negócios de compra com base na unidade de efetividade.

Parceiros de negócios de compra de item

Na seção Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000), as seguintes caixas de verificação da unidade de efetividade estão disponíveis:

  • Configuração padrão
  • Exceções presentes

Ambas as caixas de verificação são usadas para:

  • Recuperar parceiros de negócios válidos para o Planejamento empresarial durante o processo de seleção de parceiro de negócios aprovado do planejamento da ordem. Durante esse processo, o Planejamento empresarial comunica a unidade de efetividade da sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou de Linhas de cotação de venda (tdsls1501m000) para o Controle de compra. Em Controle de compra, essas caixas de verificação são usadas para determinar quais parceiros de negócios de compra são válidos para o item e podem ser retornados para o Planejamento empresarial.
  • verifique a validade da combinação de parceiro de negócios de compra e item ao inserir manualmente uma linha de ordem de compra à qual uma unidade de efetividade esteja vinculada.

Se a caixa de verificação Configuração padrão estiver marcada, a combinação de item – parceiro de negócios de compra será válida, a menos que haja exceções anexadas que definam a combinação como inválida. Se esta caixa de controle estiver selecionada, e a ordem de compra não tiver uma unidade de efetividade vinculada a ela, o parceiro de negócios de compra será considerado válido.

Se a caixa de verificação Configuração padrão estiver desmarcada, o Planejamento empresarial considerará a combinação de parceiro de negócios de compra e item inválida, a menos que haja exceções anexadas que definam ao contrário para a unidade de efetividade da ordem de compra.

Se a caixa de verificação Exceções presentes estiver selecionada, a combinação de parceiro de negócios de compra e item tem exceções anexadas que podem suplantar os ajustes da configuração padrão.

Nota
  • A configuração padrão determina se uma combinação de parceiro de negócios de compra e item é válida ou não, mas a configuração padrão não pode ser substituída por exceções.
  • Com uma exceção, você pode especificar se uma combinação de parceiro de negócios de compra e item é válida para uma unidade de efetividade ou requisito específico.

Depois de o Planejamento empresarial ter recuperado parceiros de negócios válidos, as ordens de compra planejadas são convertidas para ordens de compra reais e a unidade de efetividade é transferida para o campo Unidade de efetividade da seção Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000).

Nota
  • quando uma ordem de compra é criada, seja manual ou automaticamente usando o Planejamento empresarial, o LN verifica se o parceiro de negócios de compra é válido para a unidade de efetividade na linha da ordem de compra
  • Quando parceiros de negócios de compra válidos são selecionados (com base em exceções), também é possível definir o fabricante do qual os parceiros de negócios de compra devem comprar seus componentes. Consulte configurar e usar itens de fabricantes múltiplos
Exemplo 1

Uma linha de ordem de vendas é criada para o Item RADAR ao qual a unidade de efetividade 232 está atribuída. O parceiro de negócios cliente fez as seguintes especificações para o item:

  • O item deve ser um modelo LEVE
  • o item deve cumprir os regulamentos dos EUA
  • Uma peça específica, chamada DISPOSITIVO-X, deve ser comprada do parceiro de negócios de compra AE.

Com resultado, é preciso vincular os seguintes requisitos à unidade de efetividade 232 na seção Requisito - Unidades de efetividade (tcuef0107m000) ou na seção Unidade de efetividade (tcuef0102m000):

  • EUA - em conformidade com os regulamentos dos EUA
  • LEVE - Modelo Leve 4.
  • DISPOSITIVO-X – o dispositivo X a ser comprado de AE.

É possível modelar exceções aos requisitos, o que normalmente ocorre ao configurar os dados mestres. Com essas exceções, é possível definir a validade de uma linha da BOM, roteiro, operação, estratégias de recurso ou uma combinação de parceiro de negócios de compra e item.

Presuma que a BOM e o roteiro contenham exceções válidas para os requisitos EUA e LEVE. Como resultado, as ordens de compra geradas e as ordens de produção para RADAR e sua peça são projetados para o modelo LEVE para o mercado dos EUA.

Para definir a AE como o único parceiro de negócios de compra válido para a peça do item DISPOSITIVO-X:

  1. Desmarque a caixa de verificação Configuração padrão na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) para a combinação item - parceiro de negócios de compra DISPOSITIVO-X/AE.
  2. Defina uma exceção para essa combinação de parceiro de negócios de compra e item clicando em Exceções na seção Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000). Defina a exceção como válida selecionando a caixa de verificação Válido para o requisito do DISPOSITIVOX na seção Exceções (tcuef0105m000). Assim, o item pode ser comprado da AE, mas outros parceiros de negócios de compra ainda podem ser válidos.
  3. Defina uma exceção para todos os outros parceiros de negócios de compra para esse item clicando em Exceções na seção Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000). Defina a exceção como inválida desmarcando a caixa de verificação Válido para o requisito DISPOSITIVOX na seção Exceções (tcuef0105m000). Assim, o item não poderá ser comprado de outro parceiro de negócios de compra que não seja a AE.
Exemplo 2

Vejamos o mesmo exemplo, mas com o item RADAR, que deve ser vendido somente para o mercado alemão:

  1. Insira um requisito chamado GER (mercado alemão) na seção Requisitos (tcuef0106m000).
  2. Vincule o requisito na unidade de efetividade 232 na seção Requisito - Unidades de efetividade (tcuef0107m000) ou na seção Unidade de efetividade (tcuef0102m000).
  3. Desmarque a caixa de verificação Configuração padrão na seção Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) para todas as combinações de parceiro de negócios de compra e item para as quais o item seja RADAR e o parceiro de negócios de compra seja alemão e clique em Exceções.
  4. Selecione o requisito GER e marque a caixa de verificação Válido na seção Exceções (tcuef0105m000).

Como resultado, durante o processo de seleção de parceiro de negócios aprovado do Planejamento empresarial, o Planejamento empresarial somente recupera parceiros de negócios de compra alemães para o item RADAR.