Seleção de parceiro de negócios com base na unidade de efetividadeé possível usar a unidade de efetividade para adaptar o procedimento de negócios padrão aos itens e modelar exceções originadas de necessidades específicas do cliente. O conceito de unidade de efetividade dá suporte a situações em que os clientes têm requisitos específicos com relação às características dos produtos que solicitaram. É possível vincular requisitos a unidades de efetividade e vice-versa, e definir exceções que podem ser vinculadas ao aspecto de negócios afetado pela exceção. Dessa forma, é possível modelar pequenos desvios da configuração do produto padrão. Exceções Para poder definir exceções, é preciso primeiro configurar uma estrutura de unidade de efetividade para o item envolvido no módulo Unidade de efetividade de Comum. Consulte Para configurar a efetividade da unidade. Em seguida, é possível definir exceções para os seguintes aspectos do negócio:
Nota Para obter mais informações sobre a definição de exceções para linhas da BOM, roteiros, operações e estratégias de recurso, veja a ajuda online nas seções correspondentes. Esse tópico do manual online refere-se somente à seleção de um item específico - combinações de parceiro de negócios de compra com base na unidade de efetividade. Parceiros de negócios de compra de item Na seção Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000), as seguintes caixas de verificação da unidade de efetividade estão disponíveis:
Ambas as caixas de verificação são usadas para:
Se a caixa de verificação Configuração padrão estiver marcada, a combinação de item – parceiro de negócios de compra será válida, a menos que haja exceções anexadas que definam a combinação como inválida. Se esta caixa de controle estiver selecionada, e a ordem de compra não tiver uma unidade de efetividade vinculada a ela, o parceiro de negócios de compra será considerado válido. Se a caixa de verificação Configuração padrão estiver desmarcada, o Planejamento empresarial considerará a combinação de parceiro de negócios de compra e item inválida, a menos que haja exceções anexadas que definam ao contrário para a unidade de efetividade da ordem de compra. Se a caixa de verificação Exceções presentes estiver selecionada, a combinação de parceiro de negócios de compra e item tem exceções anexadas que podem suplantar os ajustes da configuração padrão. Nota
Depois de o Planejamento empresarial ter recuperado parceiros de negócios válidos, as ordens de compra planejadas são convertidas para ordens de compra reais e a unidade de efetividade é transferida para o campo Unidade de efetividade da seção Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000). Nota
Exemplo 1 Uma linha de ordem de vendas é criada para o Item RADAR ao qual a unidade de efetividade 232 está atribuída. O parceiro de negócios cliente fez as seguintes especificações para o item:
Com resultado, é preciso vincular os seguintes requisitos à unidade de efetividade 232 na seção Requisito - Unidades de efetividade (tcuef0107m000) ou na seção Unidade de efetividade (tcuef0102m000):
É possível modelar exceções aos requisitos, o que normalmente ocorre ao configurar os dados mestres. Com essas exceções, é possível definir a validade de uma linha da BOM, roteiro, operação, estratégias de recurso ou uma combinação de parceiro de negócios de compra e item. Presuma que a BOM e o roteiro contenham exceções válidas para os requisitos EUA e LEVE. Como resultado, as ordens de compra geradas e as ordens de produção para RADAR e sua peça são projetados para o modelo LEVE para o mercado dos EUA. Para definir a AE como o único parceiro de negócios de compra válido para a peça do item DISPOSITIVO-X:
Exemplo 2 Vejamos o mesmo exemplo, mas com o item RADAR, que deve ser vendido somente para o mercado alemão:
Como resultado, durante o processo de seleção de parceiro de negócios aprovado do Planejamento empresarial, o Planejamento empresarial somente recupera parceiros de negócios de compra alemães para o item RADAR.
| |||