Itens alternativos

Se ocorrer uma falta de estoque para um item, é possível oferecer ao parceiro de negócios cliente um item alternativo. Opcionalmente, é possível usar o estoque disponível do item original e, então, suprir a falta restante com uma alternativa.

Configurar itens alternativos

Para configurar itens alternativos, realize as seguintes etapas:

  1. Insira o item original na sessão Itens alternativos (tcibd0505m000).
  2. Insira os itens alternativos ao item original na sessão Itens alternativos (tcibd0105s000). Se vários itens alternativos puderem substituir um item original, será preciso atribuir uma prioridade ao item alternativo no campo Prioridade.
  3. Se o parceiro de negócios cliente aceitar uma expedição combinada da quantidade disponível do item original, bem como de itens alternativos, selecione a caixa de seleção Permitir expedição de vários itens alternativos na sessão Parceiro de negócios cliente (tccom4110s000).

    Se o parceiro de negócios cliente desejar receber somente um único item alternativo, desmarque essa caixa de seleção.

Usar itens alternativos

Se você inserir uma quantidade da ordem em uma linha da ordem de venda ou linha de cotação que não possa ser coberta pelo estoque disponível, o LN exibirá um aviso e abrirá uma lista de opções. Uma das opções que você pode escolher é iniciar a sessão Itens alternativos (tcibd0505m000), da qual é possível selecionar um item alternativo.

Se a caixa de seleção Permitir expedição de vários itens alternativos estiver selecionada na sessão Parceiro de negócios cliente (tccom4110s000) e alguma quantidade de item originalmente solicitado estiver disponível, o LN dividirá a linha da ordem de venda em duas:

  • uma linha de ordem de venda com a quantidade disponível do item original
  • uma segunda linha de ordem de venda com o item alternativo selecionado.
Iniciar automaticamente a sessão Itens alternativos (tcibd0505m000)

Para iniciar automaticamente a sessão Itens alternativos (tcibd0505m000) no caso de uma escassez de estoque, use a seguinte configuração:

  • na sessão Perfis de usuário de venda (tdsls0139m000), selecione a caixa de seleção Gestão automática de escassez de estoque
  • na sessão Tipos de ordem de vendas (tdsls0594m000), selecione o tipo de ordem de venda aplicável e, na sessão de detalhes, em Gestão automática de escassez de estoque, defina os campos adequados para Itens alternativos.

Se você inserir um item e quantidade de ordem em uma linha de ordem de venda para a qual o LN identifique uma escassez de estoque, o LN ignorará a lista de opções e iniciará imediatamente a sessão Itens alternativos (tcibd0505m000).