Recuperação de desconto

A funcionalidade para recuperar descontos é similar à funcionalidade usada para recuperar preços. As principais diferenças são as seguintes:

Recuperar descontos de um contrato

Ao pesquisar descontos, o LN primeiro verifica se existe um contrato especial válido e então se há um contrato normal.

É possível definir:

Se necessário, é possível vincular uma ou mais programações de desconto a um contrato. Para mais informações, consulte o Programações de desconto em contratos.

Nota

Se o contrato não tiver um desconto válido, o LN poderá parar ou continuar a pesquisa com base na configuração da caixa de seleção Aplicar descontos se não houver desconto no contrato na sessão Parâmetros de preço (tdpcg0100m000). Se essa caixa de seleção estiver selecionada, a pesquisa continua.

Recuperar descontos de um livro de preços ou matriz de desconto

Se o LN não puder localizar um desconto em um contrato especial ou em um contrato normal, e se a pesquisa por desconto continuar, o LN tentará recuperar os descontos de uma programação de desconto vinculada a um livro de preços ou matriz de desconto. Para recuperar informações sobre desconto de uma programação de desconto vinculada a um livro de preços, o LN deve primeiro localizar o livro de preços correto. Para localizar o livro de preços correto, é realizado o processo de recuperação conforme descrito em Recuperação de preço.

Para recuperar descontos de uma matriz de desconto, o LN procura matrizes de desconto com uma definição da matriz e atributos de matriz que conciliem as propriedades da ordem relevante. Observe que todos os atributos de matriz devem corresponder às propriedades da ordem. Quando encontrada, a programação de desconto da matriz de desconto em que a definição da matriz e os atributos de matriz estão armazenados é usada para calcular o desconto da ordem. As informações sobre desconto da matriz de desconto incluem um valor do desconto, uma percentagem de desconto ou uma programação de desconto.

A recuperação de matrizes de desconto é controlada pelas seguintes configurações na sessão Parâmetros de preço (tdpcg0100m000) para o nível de desconto relevante:

  • Primeiro desconto
    o LN usa o primeiro desconto válido encontrado no nível e ignora quaisquer outros descontos válidos O primeiro desconto válido é aquele com o menor número de prioridade de matriz. Quando mais de um desconto tiver o menor número de prioridade, o primeiro desconto é aquele com a última data de efetividade. Quando o primeiro desconto é encontrado, a pesquisa por descontos para
  • Melhor desconto
    o LN usa o melhor desconto encontrado para o nível e desconsidera as prioridades de sequência da matriz
  • Acumulativo
    todos os descontos válidos são recuperados e retornados como uma percentagem agregada A percentagem de desconto agregado máxima é de 100.
  • Não aplicável
    nenhum desconto é recuperado para o nível de desconto em questão.
Nota
  • o processo de recuperação de desconto ocorre para cada nível de desconto definido, começando com o nível 1. O LN primeiro pesquisa um desconto de linha, então um desconto de ordem. Se nenhum desconto válido for encontrado, o LN insere um valor de 0,00 (zero), que pode ser mantido ou modificado pelo usuário
  • os valores das caixas de seleção Determinante e Qualificado nas sessões de matrizes de preço e matrizes de desconto também afetam o cálculo de descontos. Para mais informações, consulte o Determinante/elegível
  • nas programações de desconto ou livros de preços aplicáveis que o LN encontra para uma ordem ou contrato em particular, o LN seleciona os descontos listados na moeda da ordem ou contrato. Se nenhum desconto aplicável for encontrado na moeda da ordem, o LN seleciona os descontos listados na moeda local
  • sempre é possível inserir ou substituir manualmente os descontos.