Recuperação de preço

Passo 1. Recuperar preços de um contrato

Ao pesquisar preços, o LN primeiro verifica se existe um contrato especial válido e, então, se há um contrato normal.

É possível especificar:

Passo 2. Recuperar preços de um livro de preços

Se o LN não conseguir localizar um preço em um contrato especial ou contrato normal, o LN tentará recuperar preços de um livro de preços.

O LN usa uma lógica de pesquisa específica:

  1. Livro de preços do fornecedor com prioridade alta
    O LN primeiro pesquisa um livro de preços do fornecedor como definido no campo Livro preços fornecedor da seção Parâmetros de preço (tdpcg0100m000) quanto a combinações que possuem a caixa de verificação Prioridade alta marcada na seção Linhas do livro de preços (tdpcg0131m000). Essa etapa de pesquisa se aplica somente ao recuperar preços de compra, não preços de venda.
  2. O livro de preços vinculado a uma matriz de preço
    Em seguida, o LN pesquisa livros de preços vinculados a matrizes de preços válidas, selecionadas nas matrizes de preço para as quais uma prioridade de matriz está definida. O LN procura matrizes de preço com uma definição da matriz e atributos de matriz que conciliem as propriedades da ordem relevante. Observe que todos os atributos de matriz devem corresponder às propriedades da ordem. Quando encontrado, o livro de preços da matriz de preço em que a definição da matriz e os atributos de matriz estão armazenados é usado para calcular o preço da ordem. Se houver mais de uma matriz de preço válida, a recuperação de preço será controlada pelos parâmetros de Controle de preço/ Controle de preço na seção Parâmetros de preço (tdpcg0100m000).

    Para itens de serviço, estas condições se aplicam:

    • preço normal
      o campo Método pesq. preço venda na sessão Parâmetros gerais do Service (tsmdm0100m000) determina para qual origem os preços são pesquisados. Por exemplo, se o parâmetro for Livros de preços de Serviço, somente são pesquisados livros de preços vinculados a matrizes de preços para as quais o Origem de preço seja Serviço na sessão Matrizes de preço de venda (tdpcg0130m010)
    • Preço interno
      Se a origem de preço estiver definida como Preço comercial para o cenário Reparo na oficina de subcontratação na sessão Acordo de comércio entre companhias (tcitr1600m000), um preço de reparo interno fixo será recuperado de um livro de preços de reparo, que está vinculado a uma matriz de preço de transferência na sessão Matrizes de preço de transferência (tdpcg0130m030).
    • Se a origem de preço for definida como Tempo e Material para o cenário Reparo na oficina de subcontratação na sessão Acordo de comércio entre companhias (tcitr1600m000), um subcenário deverá ser especificado na sessão Acordo de comércio entre companhias - Regras de preço de transferência (tcitr1605m000). Se o subcenário for do tipo Entrega interna de material, Mão de obra ou Despesas e a Origem de preço for definida como Preço comercial, um preço de transferência interno será recuperado de um livro de preços, vinculado a uma matriz de preço de transferência na sessão Matrizes de preço de transferência (tdpcg0130m030).
  3. Livro de preços padrão

    Por fim, o LN pesquisa:

    • um livro de preços de venda padrão, como especificado no campo Livro de preços padrão de venda da sessão Parâmetros de preço (tdpcg0100m000) para recuperar os preços de venda
    • um livro de preços de serviço padrão, como especificado no campo Livro de preços serv padrão da sessão Parâmetros de preço (tdpcg0100m000) para recuperar os preços de serviço
    • um livro de preços do fornecedor para combinações que tenham a caixa de seleção Prioridade alta desmarcada na sessão Linhas do livro de preços (tdpcg0131m000) para recuperar preços de compra.
Passo 3. Recuperar preços dos arquivos do item

Se não for possível localizar os preços nos livros de preços, o LN pesquisará os preços na sessão Itens - Compra (tdipu0101m000), Itens - Vendas (tdisa0501m000) ou Itens - Serviço (tsmdm2100m000).

Nota
  • a recuperação de preço para transações comerciais internas entre entidades ou unidades empresariais específicas é baseada nos dados de preço especificados na sessão Acordo de comércio entre companhias (tcitr1600m000)
  • se a caixa de seleção Usar preços de upgrade estiver selecionada na sessão Parâmetros da unidade de efetividade (tcuef0100s000) e a unidade de efetividade estiver especificada para a linha da ordem, preços de atualização serão adicionados ao preço
  • Sempre é possível especificar ou atualizar preços.