Autorizações da programação de vendas

Itens de programação de vendas são enviados com base no tipo de necessidade. O tipo de necessidade Firme, porém, pode se desviar do tipo de necessidade Planejado recebida anteriormente.

Se você usar autorizações, os parceiros de negócios clientes darão permissão para fabricar mercadorias ou comprar matérias-primas para um determinado nível de quantidade antes da comunicação do tipo de necessidade Firme. Usando esse processo, os parceiros de negócios clientes devem pagar pela fabricação e/ou matérias-primas, não importa se as mercadorias são canceladas.

Vários tipos de autorizações estão disponíveis:

  • Autorização FAB
    a autorização válida para iniciar a produção para uma quantidade de itens necessários em uma programação de compra
  • Autorização FAB mais alta
    a autorização FAB mais alta que você recebeu do parceiro de negócios para uma programação de vendas específica, contada da última data de reinicialização de CUM em diante. Seu parceiro de negócios deve pagar por essa quantidade de itens produzidos, mas ainda não expedidos
  • autorização RAW
    a autorização válida para comprar matéria-prima necessária para produzir uma quantidade de itens necessária em uma programação de vendas
  • autorização RAW mais alta
    a autorização RAW mais alta que você recebeu do parceiro de negócios para uma programação de vendas específica, contada da última data de reinicialização de CUM em diante. Seu parceiro de negócios deve pagar pelas matérias-primas que você comprou para essa quantidade de itens.
Nota
  • em Vendas, o LN não calcula nenhum valor de autorização FAB ou RAW, uma vez que você recebe autorizações do seu parceiro de negócios
  • autorizações FAB e RAW são comunicadas somente para liberações de material
  • As autorizações FAB e RAW mais altas não são comunicadas pelo seu parceiro de negócios cliente. O LN calcula esses valores pesquisando as autorizações FAB/RAW mais altas enviadas.
Para receber autorizações

Você recebe as autorizações FAB/RAW para uma programação de vendas do parceiro de negócios cliente. Assim, as autorizações FAB/RAW recebidas na sessão Programações de vendas (tdsls3111m000) refletem as autorizações FAB/RAW vinculadas às linhas de liberação de compra do seu parceiro de negócios. Se a programação de vendas for aprovada, o LN arquivará as autorizações FAB/RAW na sessão Autorizações FABRICADAS/NÃO PROCESSADAS (tdsls3134m000).

Para obter mais informações sobre como o parceiro de negócios determina as autorizações FAB/RAW, se seu parceiro de negócios usar o LN, consulte Autorizações da programação de compras.

Para redefinir autorizações

Como e quando as autorizações são redefinidas depende do valor da caixa de seleção Sincronizar Cums em Termos e condições de programação (tctrm1131m000).

Sincronizar Cums está selecionado

Se você desejar que os cumulativos sejam sincronizados e redefinidos com base nos dados de cumulativo recebidos de um componente externo, seus cumulativos expedidos são comparados e sincronizados com os cumulativos expedidos recebidos do componente externo ao processar uma liberação de vendas em uma (revisão de) programação de vendas.

Depois de o registro de cumulativos expedido ser localizado, a Data reinic. CUMs cliente da sessão Linhas de liberação de venda (tdsls3508m000) pode cair após a Data de reinicialização de cumulativos na sessão CUM expedido (tdsls3532m000). Nesse caso, as autorizações devem ser redefinidas.

Para redefinir as autorizações FAB e RAW

Para poder redefinir autorizações, uma quantidade de redefinição deve ser calculada.

Essa quantidade é calculada da seguinte maneira:

                  Quantidade expedida de cumulativos de CUM expedido (tdsls3532m000) - Quantidade expedida de cumulativos de Linhas de liberação de venda (tdsls3508m000)
               

Para um exemplo sobre redefinição de autorizações FAB/RAW, Para sincronizar CUMs com base em dados de componente externos.

Sincronizar Cums está desmarcada

Ao longo do tempo, as Autorizações FAB e as Autorizações RAW podem ser incrementadas para valores muito altos. Para reduzir esses valores, é possível redefinir as autorizações FAB/RAW na sessão Reiniciar cumulativos (tdsls3230m000). As autorizações não podem ser redefinidas exatamente quando o ano está mudando. Assim, as atualizações podem ser armazenadas na sessão Autorizações FABRICADAS/NÃO PROCESSADAS (tdsls3134m000) depois da data de redefinição. Calculando uma quantidade de redefinição, esses valores também são incluídos no processo de redefinição.

Para reinicializar as autorizações FAB/RAW com sucesso, as seguintes condições devem ser cumpridas:

  • fornecedores e clientes devem usar a mesma Data de reinicialização de CUM ao reinicializar as autorizações FAB/RAW nas sessões Reiniciar cumulativos (tdsls3230m000), e Reiniciar cumulativos (tdpur3230m000)
  • A redefinição pode ocorrer somente quando as liberações enviadas pelo cliente forem recebidas e aprovadas pelo fornecedor. Caso contrário, os fornecedores não podem aprovar liberações que sejam processadas após a data de redefinição, uma vez que as datas de redefinição são diferentes.
  • Os fornecedores não devem atualizar as liberações recebidas nem criar manualmente novas liberações, uma vez que a redefinição pode resultar em quantidades incorretas.
Nota
  • não é possível reinicializar as autorizações FAB/RAW para a programação de vendas se existir um registro de reconciliação com o status Disputa e a Data da transação for anterior à data de reinicialização de CUM É possível visualizar os registros de reconciliação da programação de vendas na sessão Reconciliação da programação de vendas (tdsls3131m000).
  • As informações de FAB/RAW, conforme armazenadas na sessão Programações de vendas (tdsls3111m000) para uma revisão da programação de vendas específica, nunca são atualizadas durante o processo de reinicialização. São mantidas como informações do histórico.
Para redefinir as autorizações FAB e RAW
Passo 1. Para determinar uma quantidade de redefinição

Se você redefinir autorizações FAB/RAW, o LN primeiro determinará a quantidade de redefinição. O LN recuperará a quantidade de redefinição do último registro de autorizações FAB/RAW antes da Data de reinicialização de CUM especificada na sessão Reiniciar cumulativos (tdsls3230m000). A quantidade redefinida depende do Modelo de CUM utilizado, conforme especificado na sessão Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000) e/ou Dados logísticos de linha de contrato de venda (tdsls3102m000).

Se o Modelo de CUM utilizado for:

  • Com base na ordem, o CUM anterior necessário é a quantidade de redefinição.
  • Com base no recebimento, o CUM recebido é a quantidade de redefinição.
Passo 2. Para criar um novo registro de autorização de FAB/RAW

O LN cria um novo registro de autorização de FAB/RAW na sessão Autorizações FABRICADAS/NÃO PROCESSADAS (tdsls3134m000):

  • com uma Data de reinicialização igual à Data de reinicialização de CUM conforme especificado na sessão Reiniciar cumulativos (tdsls3230m000)
  • para o qual o CUM anterior necessário ou o CUM recebido é reinicializado

    Se o Modelo de CUM utilizado for:

    • Com base na ordem, o LN reduz o CUM anterior necessário com a quantidade de reinicialização
    • Com base no recebimento, o LN reduz o CUM recebido com a quantidade de reinicialização
Para reinicializar as autorizações FAB e RAW mais altas

A maneira como as autorizações FAB e RAW mais altas são reinicializadas é baseada na configuração do parâmetro Autorizações a serem da sessão Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000)/ Dados logísticos de linha de contrato de venda (tdsls3102m000):

  • Transportado
    As autorizações FAB e RAW mais altas são reduzidas pela quantidade de redefinição.
  • Redefinir
    As autorizações FAB e RAW mais altas são equalizadas para os valores de autorização FAB e RAW.
Transportado

Se já existirem registros de autorização FAB/RAW com datas de referência que sejam posteriores à Data de reinicialização de CUM, o LN copia esses registros com os seguintes ajustes:

  • a Autorização FAB, Autorização RAW, Autorização FAB mais alta e Autorização RAW mais alta são reduzidas com a quantidade redefinida
  • a antiga Data de reinicialização é substituída pela nova Data de reinicialização.
Redefinir

Se já existirem registros de autorização FAB/RAW com datas de referência que sejam posteriores à Data de reinicialização de CUM, o LN:

  • reduz a Autorização FAB e a Autorização FAB mais alta desses registros com a quantidade de redefinição FAB
  • reduz a Autorização RAW e a Autorização RAW mais alta desses registros com a quantidade de redefinição RAW
  • substitui a Data de reinicialização antiga pela Data de reinicialização nova.
Exemplo
  • Período de FAB = 4 semanas.
  • Modelo cumulativo = Com base na ordem.
  • Data de redefinição = início na semana 3.
  • As linhas de programação são geradas antes de a redefinição ocorrer.
  • a linha de programação 2 é recebida na semana 3
  • a linha de programação 3 é recebida na semana 5
Autorizações a serem Transportado
SemanaLinha 1-Linha 2-Linha 3-CUMs após redefinição
-Qtd.CUMQtd.CUMQtd.CUM-
12020-20-2020
22040-40-4040
32060545-455
42080550-5010.
520100555207030
6201205511057535
7--511558040
8--512058545
9----59050
10.----59555

 

TOTAISLinha CUM 1Linha CUM 2Linha CUM 3CUMs após redefinição
Iniciar CUM0405010.
FAB801108545
FAB alto8011011070

 

A data de redefinição começa na semana 3. Devido ao modelo CUM Com base na ordem, a redefinição é realizada com base no CUM anterior necessário. Ao fim da semana 2, a quantidade de redefinição é de 40. Quando as autorizações devem ser Transportado, os cumulativos de autorização são atualizados em -40 da data de redefinição na (semana 3).

Se você pegar o mesmo exemplo, porém, com as autorizações redefinidas, em vez de transferidas adiante, o alto FAB não é atualizado, mas equalizado para a quantidade de FAB. O cálculo, então, chega em:

TOTAISLinha CUM 1Linha CUM 2Linha CUM 3CUMs após redefinição
Iniciar CUM0405010.
FAB801108545
FAB alto8011011045