Reconciliar programações de vendas

Liberações de material e programações de expedição com itens não referidos podem ser reconciliadas, o que significa que o CUM recebido do parceiro de negócios é conciliado com a Quantidade expedida de cumulativos. Se os cumulativos (CUMs) não forem conciliados, são geradas disputas que você deve resolver.

Importante!
Para inserir registros de reconciliação

Ao confirmar uma expedição para uma programação de vendas, o LN criará um registro de reconciliação da programação de vendas na sessão Reconciliação da programação de vendas (tdsls3131m000) com as seguintes informações:

  • a data em que os itens são expedidos
  • o número da expedição em que as mercadorias são expedidas
  • a quantidade expedida com a expedição específica
  • a última quantidade recebida para a programação de vendas
  • a quantidade total acumulada que você já expediu para a programação de vendas.

Para cada expedição, um registro de reconciliação é criado com o status Criado.

Quando você aprova uma programação de vendas, o LN:

  1. Insere o número da última expedição que seu parceiro de negócios recebeu para a programação de vendas na sessão Reconciliação da programação de vendas (tdsls3131m000).
  2. Insere a última quantidade que seu parceiro de negócios recebeu para a programação de vendas na sessão Reconciliação da programação de vendas (tdsls3131m000).
  3. Calcula o novo CUM recebido adicionando Última quant. recebida ao CUM recebido dos registros de reconciliação relevantes e seguintes.
  4. Compara o CUM recebido do parceiro de negócios com a sua Quantidade expedida de cumulativos. Se esses CUMs forem iguais, o registro de reconciliação receberá o status Conciliado. Se esses CUMs não forem iguais, o registro de reconciliação receberá o status Disputa.
Nota

Quando você aprova uma programação de vendas para a qual existe um registro de reconciliação com o status Disputa, uma mensagem de advertência é impressa no relatório de aprovação. Para obter mais informações sobre a aprovação de programações de vendas, consulte Aprovar programações de vendas.

Status de reconciliação

Um registro de reconciliação pode ter os seguintes status:

  • Criado
    O registro de reconciliação da programação de vendas é criado e você ainda não recebeu o CUM recebido do seu parceiro de negócios e a última quantidade recebida para a expedição em questão
  • Conciliado
    você recebeu o CUM recebido do seu parceiro de negócios e a última quantidade recebida para a expedição em questão e essas quantidades são iguais ao seu CUM expedido e quantidade expedida.
  • O CUM expedido e a Data de reinicialização de CUM recebidos de um componente externo são iguais ao seu CUM expedido e data de reinicialização de CUM
  • se um registro de cumulativos expedido tiver o status Sincronizar, o registro anterior será definido para Conciliado
  • Disputa
    você recebeu o CUM recebido do seu parceiro de negócios e a última quantidade recebida para a expedição em questão e essas quantidades não são iguais ao seu CUM expedido e a quantidade expedida
  • Reconciliado
    você discutiu a diferença entre o CUM recebido do seu parceiro de negócios e o seu CUM expedido e, assim, ajustou o CUM recebido para que ficasse igual ao CUM expedido
  • Ajustado
    você discutiu a diferença entre o CUM recebido do seu parceiro de negócios e o seu CUM expedido e, assim, ajustou o CUM expedido para que ficasse igual ao CUM recebido
  • Ajustado e reconciliado
    você discutiu a diferença entre o CUM recebido do seu parceiro de negócios e o seu CUM expedido e, assim, ajustou o CUM expedido e o CUM recebido
  • Conciliado (à força)
    o CUM recebido e a última quantidade recebida que você recebeu do seu parceiro de negócios para a expedição em questão não são iguais ao seu CUM expedido e quantidade expedida, mas uma entrada posterior já recebeu o status Conciliado.
  • se o registro de reconciliação da programação de vendas tiver o status Disputa e seu CUM expedido for atualizado como resultado do ajuste de registros anteriores com o status Disputa, o registro atual é definido para Conciliado (à força) se, após uma correção, as quantidades se conciliarem.
  • Conciliado (sem retorno)
    você ainda não recebeu o CUM recebido do seu parceiro de negócios e a última quantidade recebida para a expedição em questão, mas uma entrada posterior já recebeu o status Conciliado ou Reconciliado. O CUM recebido e a última quantidade recebida permanecem zero
  • você ainda não recebeu o CUM expedido de um componente externo para a expedição em questão, mas uma entrada posterior já recebeu o status Conciliado
  • Sincronizar
    o CUM expedido recebido do componente externo não é igual ao seu CUM expedido e, assim, seu CUM expedido é ajustado a um valor de correção igual ao CUM expedido do componente externo
  • Redefinir
    o registro de cumulativo da programação de vendas ou o registro de autorização da programação de vendas é reinicializado na sessão Reiniciar cumulativos (tdsls3230m000)
  • a data de reinicialização de CUM recebida de um componente externo é posterior à sua data de reinicialização de CUM e, assim, um registro de cumulativo da programação de vendas ou registro de autorização da programação de vendas é reinicializado.
Para solucionar disputas

É possível usar a sessão Reconciliação da programação de vendas (tdsls3131m000) para solucionar disputas entre seus cumulativos expedidos e os cumulativos recebidos do parceiro de negócios cliente para uma programação de vendas específica. Somente se um registro de reconciliação tiver o status Disputa você poderá ajustar o registro.

Para gerir registros de reconciliação da programação de vendas com o status Disputa, selecione uma das seguintes opções no menu adequado da sessão Reconciliação da programação de vendas (tdsls3131m000):

  • Reconciliar CUMs recebidos
    o LN ajusta o CUM recebido para que seja igual ao Quantidade expedida de cumulativos. O registro de reconciliação recebe o status Reconciliado.
  • Ajustar CUMs expedidos
    o LN ajusta o Quantidade expedida de cumulativos para que seja igual ao CUM recebido. O registro de reconciliação da programação de vendas recebe o status Ajustado.
  • Ajustar e reconciliar
    É iniciada a sessão Inserir CUMs novos (tdsls3131s000), na qual é possível especificar a quantidade que deve substituir o CUM recebido e a Quantidade expedida de cumulativos atuais. O registro de reconciliação da programação de vendas recebe o status Ajustado e reconciliado.
Nota

Se um registro obtiver o status Disputa porque a quantidade expedida é maior que a quantidade que você relatou ter expedido, você deve registrar uma quantidade extra em Armazenamento em vez de escolher Ajustar CUMs expedidos ou Ajustar e reconciliar. O motivo para isso é que, se você ajustar o CUM expedido, nenhuma fatura será lançada para mercadorias expedidas adicionalmente.

Quando as disputadas tiverem sido solucionadas:

  • todos os registros anteriores com o status Disputa receberão o status Conciliado (à força). Registros anteriores com o status Criado receberão o status Conciliado (sem retorno)
  • o LN ajusta a Quantidade expedida de cumulativos dos registros a seguir de acordo com o ajuste. O CUM recebido de registros sucessivos não é atualizado
  • para registros com o status Ajustado ou Ajustado e reconciliado, o LN redefine o status dos seguintes registros com base na nova Quantidade expedida de cumulativos. Se, depois do ajuste, a Quantidade expedida de cumulativos de um registro com o status Disputa for determinada como estando correta, o status do registro de reconciliação da programação de vendas mudará de Disputa para Conciliado (à força)
  • e você escolheu ajustar o CUM recebido, o parceiro de negócios cliente também deve ajustar o CUM recebido. Para linhas da programação de compra faturadas, o CUM recebido pode ser atualizado na sessão Atualizar CUMs recebidos (tdpur3432m000). Se o CUM recebido não for atualizado no lado de compra também, sempre que a programação de compra for enviada, isso causará uma disputa
  • os registros de CUM expedidos na sessão CUM expedido (tdsls3532m000) são atualizados conforme os ajustes feitos na sessão Reconciliação da programação de vendas (tdsls3131m000).
Perda de estoque

Se, devido à discussão com seu parceiro de negócios sobre um registro de reconciliação com o status Disputa, ficar decidido ajustar a Quantidade expedida de cumulativos, você pode chegar a um acordo com o parceiro de negócios sobre quem pagará pela perda de estoque.

Existem as seguintes possibilidades:

  • você paga pela perda de estoque. Nesse caso, você deve criar um registro de Correção na sessão Linhas de fatura de programação de venda (tdsls3140m200). Isso resultará em uma fatura de crédito ao parceiro de negócios
  • seu parceiro de negócios paga pela perda de estoque. Nesse caso, você não deve criar um registro de Correção na sessão Linhas de fatura de programação de venda (tdsls3140m200).
Nota

Você também pode verificar se é necessário criar uma correção de fatura na sessão Linhas de fatura de programação de venda (tdsls3140m200) comparando a Quantidade cumulativa faturada da sessão CUM faturado (tdsls3533m000) com o CUM recebido após a reconciliação. Assim, é possível visualizar se você faturou o cliente a mais ou a menos em comparação aos recebimentos.

Para obter mais informações sobre correções de expedição e faturas de programação de vendas, consulte Programações de vendas e Faturamento.