Aprovar programações de vendas

As programações de vendas com o status Criado ou Ajustado devem ser aprovadas para poderem ser processadas. Após a aprovação, a programação de vendas tem o status Aprovado. O modo de aprovar programações de venda depende do tipo de programação.

Aprovar programações referenciadas

Se a programação de vendas tiver referência, a linha de programação de vendas poderá ser aprovada de modo manual ou automático.

Aprovação automática

Selecione a caixa de seleção Aprovar automaticamente programações de venda com referências nas sessões a seguir:

  1. Termos e condições de programação (tctrm1131m000)
    Essa sessão é marcada se a programação de vendas for baseada em um contrato de vendas com um acordo de termos e condições vinculado.
  2. Dados logísticos de linha de contrato de venda (tdsls3102m000)
    Essa sessão é marcada se a programação de vendas for baseada em um contrato de vendas.
  3. Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000)
    Essa sessão é marcada se a programação de vendas for baseada em informações sobre parceiro de negócios de vendas e item.
Nota
  • A caixa de seleção Usar contratos para programações na sessão Parâmetros de programação de vendas (tdsls0100s500) determina se a programação de vendas deve ser vinculada a um contrato de vendas.
  • o LN imediatamente aprova cada linha de programação de vendas com referência separadamente quando ela é criada.

Aprovação manual

Se a caixa de seleção Aprovar automaticamente programações de venda com referências estiver desmarcada, será possível aprovar uma programação de vendas com referência:

Para obter mais informações sobre programações de vendas com referência, consulte Programações de vendas referidas.

Aprovar programações sem referência

Se a programação de vendas não tiver referência, a linha de programação de vendas poderá ser aprovada de modo manual ou automático.

  • Aprovação automática
    Se a programação de vendas for baseada em um contrato de vendas com acordo de termos e condições vinculado e se a caixa de seleção Aprovar automaticamente programações de venda sem referências na sessão Termos e condições de programação (tctrm1131m000) estiver selecionada para o acordo de termos e condições vinculado, a aprovação da programação de vendas será feita automaticamente
  • Aprovação manual
    pelo cabeçalho de programação de vendas na sessão Aprovar programações de venda (tdsls3211m000)
  • no menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Programações de vendas (tdsls3111m000).

Para programações de vendas sem referência, durante o processo de aprovação:

  • opcionalmente, é possível verificar e ajustar as programações de vendas para entrega excedente e insuficiente
  • as programações de vendas podem ser reconciliadas. Reconciliar significa verificar se o CUM recebido do parceiro de negócios corresponde à Quantidade expedida de cumulativos. Se CUMs não corresponderem, são geradas disputas que devem ser resolvidas.

Para obter mais informações sobre:

Processo de aprovação

A necessidade na linha de programação de vendas determina as ações que o LN realiza quando você aprova uma programação de vendas.

Imediata ou Firme

Se você aprovar uma linha de programação de vendas e a Tipo de necessidade for Imediata ou Firme:

  • o LN cria transações planejadas de estoque na sessão Transações de estoque planejado (whinp1500m000)
  • O LN atualiza o disponível para promessa na sessão Plano mestre de item (cprmp2101m000). Para obter mais informações sobre a atualização do ATP, consulte Programações de vendas e Planejamento empresarial.
  • E a caixa de seleção Usar contratos para programações estiver selecionada na sessão Parâmetros de programação de vendas (tdsls0100s500), uma ordem de armazém planejada será gerada ou atualizada automaticamente. Para mais informações, consulte o Ordens de armazém planejadas.
  • e nenhum preço é inserido na sessão Linhas de programação de venda (tdsls3107m000), o LN pesquisa por um contrato de vendas a ser vinculado à linha de programação de vendas se um contrato normal Ativo estiver disponível para a combinação de item, PN cliente, PN receptor e departamento de vendas, o LN vinculará esse contrato de vendas à linha de programação de vendas e usará os preços do contrato de vendas e os descontos para a programação de vendas Se não for possível vincular um contrato de venda, o LN usará os preços e descontos conforme especificado em Preço. Para recuperar o preço correto, o LN usa a Data inicial da sessão Linhas de programação de venda (tdsls3107m000). Se nenhum preço estiver especificado em Preço, o LN recuperará o preço da sessão Itens - Vendas (tdisa0501m000).
  • O LN atualiza a linha do contrato de vendas Quant.solicit. se o contrato de vendas estiver vinculado à linha de programação de vendas.
  • o LN cria o histórico para a programação de vendas e as linhas de programação de vendas, que pode ser visualizado na sessão Histórico de ordem de vendas/programação (tdsls5505m000)
  • o LN atualiza a Gestão da qualidade no que se espera que seja inspecionado
  • e o registro de reconciliação da programação de vendas com o status Disputa existe para a programação de vendas na sessão Reconciliação da programação de vendas (tdsls3131m000), o LN imprime uma mensagem de advertência no relatório de aprovação. Para obter mais informações sobre a gestão de registros de CUM expedidos com o status Disputa, consulte Reconciliar programações de vendas.
  • o LN atualiza o saldo em aberto do parceiro de negócios, que pode ser visualizado na sessão Linhas de programação de venda (tdsls3107m000).

Planejado

Se você aprovar uma linha de programação de vendas e a Tipo de necessidade for Planejado:

  • O LN atualiza o disponível para promessa na sessão Plano mestre de item (cprmp2101m000). Para obter mais informações sobre a atualização do ATP, consulte Programações de vendas e Planejamento empresarial.
  • o LN atualiza a quantidade de Ordens de cliente não confirmadas na sessão Plano mestre de item (cprmp2101m000)
  • o LN cria autorizações FAB/RAW na sessão Autorizações FABRICADAS/NÃO PROCESSADAS (tdsls3134m000)
  • e o registro de reconciliação da programação de vendas com o status Disputa existe para a programação de vendas na sessão Reconciliação da programação de vendas (tdsls3131m000), o LN imprime uma mensagem de advertência no relatório de aprovação.
Nota
  • É possível desfazer a aprovação da programação de vendas. Se for o caso, os resultados do processo de aprovação serão excluídos e o status da programação de vendas será definido para Criado para desfazer a aprovação da última revisão da programação de vendas, clique em Restaurar programação no menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Programações de vendas (tdsls3111m000) porém, você não pode usar essa funcionalidade se usar ordens de armazém planejadas
  • se a caixa de seleção Confirmação de uso estiver selecionada na sessão Parceiro de negócios cliente (tccom4110s000), não será possível aprovar programações de vendas antes de os campos Quantidade confirmada e Data de confirmação terem sido preenchidos nas linhas de programações de vendas.