Liberações de compra

Uma liberação de compra é usada para enviar, sob um número de liberação, várias programações com características similares.

Estas características devem ser iguais:

  • Parceiro de negócios expedidor
  • Endereço do receptor
  • tipo de liberação de material (liberação de material, programação de expedição ou programação de sequência de expedição)
  • programação baseada em expedição ou programação baseada em recebimento
  • Método de comunicação
  • armazém
Status do cabeçalho

Na sessão Liberações de compra (tdpur3120m000), os cabeçalhos da liberação de compra são exibidos. Cada cabeçalho contém um status de liberação que indica quais etapas no procedimento de liberação já foram concluídas e qual deve ser a etapa seguinte. Naturalmente, a próxima etapa também depende do tipo de programação (programação push, programação de previsão pull ou programação de pull call-off).

Uma liberação de compra pode ter os seguintes status:

  • Criado
    A liberação de compra contém linhas que possuem o mesmo status de liberação Criado ou algumas linhas com o status Criado e outras com o status Programado.
  • Programado
    A liberação de compra é aprovada e contém linhas com o status de liberação Programado.
  • Enviado
    A liberação de compra é impressa/mensagens EDI são enviadas e contêm apenas linhas com o status de liberação Enviado.
Status (detalhe) da linha

Nas sessões Liberação de compra (tdpur3121m000) e Linha de liberação de compra - Detalhes (tdpur3522m000), estes status representam o seguinte:

  • Criado
    A linha de liberação de compra na sessão Liberação de compra (tdpur3121m000) e os detalhes da linha de liberação vinculada na sessão Linha de liberação de compra - Detalhes (tdpur3522m000), que contêm linhas de programação agrupadas não são aprovados.
  • Programado
    A linha de liberação de compra e os detalhes da linha de liberação vinculada são aprovados.
  • Enviado
    A linha de liberação de compra com o status Programado e os detalhes da linha de liberação vinculada são impressos na sessão Imprimir liberações de compra (tdpur3422m000) com a caixa de seleção Relatório final selecionada, ou mensagens EDI são preparadas e enviadas pelo Comércio eletrônico.
Nota
  • para programações sem referência, é possível aprovar a linha de liberação de compra e, como consequência, os detalhes da linha de liberação vinculada, na sessão Aprovar linhas de liberação (tdpur3222m100). Para programações referenciadas, o LN converte automaticamente as linhas de programação para uma linha de liberação de compra e um detalhe de linha de liberação com o status Programado. As linhas de programação não são agrupadas
  • para programações sem referência, é possível agrupar linhas de programação na sessão Gerar linhas de liberação (tdpur3222m000)
  • As mensagens EDI são preparadas automaticamente quando uma liberação de compra recebe o status Programado e a caixa de seleção Liberar mensagem EDI diretamente é selecionada na sessão Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000) ou Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000).
Gerar liberações

Ao executar a sessão Gerar linhas de liberação (tdpur3222m000) para programações sem referência, ou ao gerar linhas de programação para programações referenciadas, o LN primeiro verifica se uma liberação de compra existe na sessão Liberações de compra (tdpur3120m000) para a combinação de parceiro de negócios fornecedor, parceiro de negócios expedidor, tipo de liberação, programação baseada em expedição/recebimento e método de comunicação.

A liberação de compra não existe

Se não houver liberação de compra:

  1. Uma nova liberação de compra é criada na sessão Liberações de compra (tdpur3120m000) com um número de revisão de liberação de zero e um status da liberação de Criado para programações sem referência ou Programado para programações referenciadas.
  2. Uma linha de liberação de compra é criada na sessão Liberação de compra (tdpur3121m000) com o status de liberação Criado (sem referência) ou Programado (com referência).
  3. Um registro de detalhes de linha de liberação de compra é inserido na sessão Linha de liberação de compra - Detalhes (tdpur3522m000) com o status Criado ou Programado. Se a programação não tiver referência, os registros na sessão Linha de liberação de compra - Detalhes (tdpur3522m000) podem ser linhas de programação agrupadas.
Nota

Se a programação referenciada for uma programação de sequência de expedição, somente um cabeçalho de liberação de compra é criado. Nenhuma linha de liberação de compra e nenhum registro de detalhes da linha de liberação de compra são criados. O motivo para isso é que, normalmente, uma liberação é enviada por item. Porém, os itens em uma programação de sequência de expedição são necessários para uma combinação de número do veículo (VIN), estação de linha e kit de montagem. Por esse motivo, há um link entre o cabeçalho de liberação na sessão Liberações de compra (tdpur3120m000) e as linhas de liberação na sessão Linhas de liberação de compra - Dados de sequência de expedição (tdpur3523m000). Para obter detalhes, consulte Programações de sequência de expedição.

A liberação de compra existe

Se uma liberação de compra já existir, ao executar a sessão Gerar linhas de liberação (tdpur3222m000) para programações sem referência, ou ao gerar linhas de programação para programações com referência, estas ações são executadas:

  • se a revisão mais alta da liberação de compra na sessão Liberações de compra (tdpur3120m000) tiver o status Criado, as linhas de liberação na sessão Liberação de compra (tdpur3121m000), que podem ter o status Programado e/ou Criado, e os detalhes de linha de liberação na sessão Linha de liberação de compra - Detalhes (tdpur3522m000), simplesmente são atualizados
  • se a revisão mais alta da liberação de compra tiver o status Enviado, uma nova revisão de liberação será criada com o status Criado ou Programado
  • se a revisão mais alta da liberação de compra tiver o status Programado, será preciso enviar a liberação de compra ou executar a sessão Aprovar linhas de liberação (tdpur3222m100) com a caixa de seleção Recriar liberação selecionada. Se você escolher a última opção, as linhas de liberação são geradas novamente para a liberação de compra específica. A liberação de compra mantém o mesmo número de revisão de liberação que a anterior e recebe o status Programado.
Nota
  • a reconstrução da liberação na sessão Aprovar linhas de liberação (tdpur3222m100) se aplica somente para programações sem referência
  • embora o status da revisão mais alta da liberação de compra não seja Enviado, o LN ainda pode gerar novos números de revisão ao gerar linhas de liberação. Isso ocorre se houver programações com várias datas de baixa da programação armazenadas sob uma liberação de compra. Qualquer programação com uma data de baixa da programação diferente da data de baixa da última liberação recebe um novo número de revisão
  • programações de pull call-off, para as quais nenhuma data de baixa da programação tenha sido definida, são armazenadas automaticamente sob a última revisão de liberação de compra com o status Programado. Uma vez que as programações call-off não são liberadas com base em uma data de baixa da programação, recomenda-se selecionar a caixa de seleção Liberar mensagem EDI diretamente na sessão Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000) e/ou na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000). Se você selecionar a caixa de seleção Liberar mensagem EDI diretamente, o LN automaticamente gerará mensagens EDI para linhas de liberação de compra Programado, que o Comércio eletrônico envia ao fornecedor.
Informações adicionais
  • Os compradores podem usar a sessão Liberações de compra (tdpur3620m000) para consultar uma seleção de liberações e linhas de liberação e para executar a ação necessária nas linhas.
  • O processo para gerir linhas de programação em uma liberação de compra também depende do valor do campo Linha de lib. de nível de imposto na sessão Parâmetros de programação de compra (tdpur0100m500).
  • se, depois de enviar uma liberação, as necessidades liberadas da programação sem referência forem excluídas, será possível executar a sessão Gerar linhas de liberação (tdpur3222m000) para criar uma liberação sem necessidades. Uma vez que nenhuma linha está disponível para agrupamento, o LN cria uma linha de liberação para o item com uma quantidade de zero na sessão Linha de liberação de compra - Detalhes (tdpur3522m000). Assim, o fornecedor será informado sobre o cancelamento das necessidades comunicadas anteriormente. Para programações referidas, o LN comunica automaticamente o cancelamento ao fornecedor. Para mais informações, consulte o Quantidade necessária zero para linhas de programação de vendas.
  • para programações sem referência que devem ser enviadas em uma liberação de compra, o LN recupera o armazém da programação de compra da sessão Programações de compras (tdpur3110m000) para programações referenciadas, no entanto, o LN recupera o armazém da programação de compra da sessão Linhas da programação de compra (tdpur3111m000), que pode diferir de linha para linha Assim, as linhas de programação da mesma programação de pull call-off podem ser armazenadas sob diferentes liberações de compra.
  • é possível imprimir as diferenças entre as duas revisões de liberação de uma liberação de compra na sessão Impr. relat. var. liberação de compra (tdpur3422m100)
  • é possível excluir revisões de liberação de compra na sessão Arquivar e excluir revisões de compra (tdpur3222m200).