Subcontratação de serviço em Aquisição

A funcionalidade de subcontratação de serviço permite que solicitações de compra, solicitações de cotação (SCs) e ordens de compra incluam itens subcontratados.

Há suporte para subcontratação de serviço com e sem fluxo de material. Ao comprar ou subcontratar atividades de serviço do Reparo na oficina ou Serviço de campo, os materiais podem ser fornecidos ao subcontratante. No caso de Reparo na oficina, o item completo a ser mantido (submontagem) também pode ser fornecido ao subcontratante.

Dados mestres

Para poder gerar documentos de compra de subcontratação de Serviço, é preciso especificar os dados mestres.

Para mais informações, consulte o Configuração de dados para a subcontratação de serviços com fluxo de materiais (Reparo na oficina).

Gerar documentos de compra de Serviço

Solicitações de compra e ordens de compra com itens subcontratados são geradas de um Serviço; seja de uma atividade de ordem de trabalho no caso de um reparo na oficina ou de uma atividade de ordem de serviço no caso de serviço de campo.

  • Reparo na oficina

    Uma solicitação ou ordem de compra é gerada da Manutenção de origem quando o Status de ativ de uma atividade de ordem de trabalho muda para Liberado na sessão Ordem de trabalho (tswcs2100m100).

    A solicitação de compra ou ordem de compra pode incluir um item de custo ou de serviço ou um item comprado ou fabricado.

    Se a caixa de seleção Fornecer item a subcontratado estiver selecionada na sessão Atividades de referência (tsacm1101m000), o item (comprado ou fabricado) deverá ser fornecido ao subcontratante.

    Se a caixa de seleção Fornecer material a subcontratado estiver selecionada para o item na sessão Atividades de referência (tsacm1101m000), os materiais deverão ser fornecidos ao subcontratante para o item.

    É possível visualizar os itens e materiais fornecidos na sessão Linhas de forn. de mat. de ordem de compra (tdpur4116m000).

  • Serviço de campo

    Uma solicitação ou ordem de compra é gerada da Serviço de origem quando o Status da atividade de uma atividade de ordem de serviço muda para Planejado na sessão Ordem de serviço (tssoc2100m100).

    A solicitação de compra ou ordem de compra sempre inclui um item de custo ou de serviço.

    Se a caixa de seleção Fornecer material a subcontratado estiver selecionada para o item na sessão Atividades de referência (tsacm1101m000), os materiais para o item também poderão ser fornecidos ao subcontratante. É possível visualizar esses materiais na sessão Linhas de forn. de mat. de ordem de compra (tdpur4116m000).

Solicitações de compra
Passo 1. Gerar solicitações de subcontratação

Uma solicitação de compra pode ser gerada de uma atividade da ordem de trabalho ou de serviço.

Para uma linha de solicitação subcontratada:

  • A caixa de seleção Subcontratado é selecionada na sessão Linhas de solicitação de compra (tdpur2502m000)
  • A ordem de trabalho, a ordem de serviço, a atividade de referência e as informações de fornecimento de material são exibidas ou seus detalhes podem ser acessados usando a sessão Dados vinculados da linha de solicitação (tdpur2502s000)
Passo 2. Aprovar solicitações de subcontratação

Se a caixa de seleção Enviar requisições geradas automaticamente estiver selecionada na sessão Parâmetros de solicitação de compra (tdpur0100m200), o LN enviará as solicitações de compra geradas para aprovação. Nota: se essa caixa de seleção estiver selecionada, a solicitação de compra não pode ser atualizada antes da aprovação. As atualizações podem ser feitas somente se a solicitação for rejeitada pelo aprovador.

Para mais informações, consulte o Processo de aprovação de solicitação de compra.

Passo 3. Converter solicitações de subcontratação

Uma solicitação de subcontratação aprovada pode ser convertida em uma ordem de compra ou uma SC na sessão Converter solicitações de compra (tdpur2201m000).

O seguinte se aplica:

  • Se um parceiro de negócios fornecedor e um preço adequados forem recuperados do item subcontratado, a solicitação poderá ser convertida em uma ordem de compra.
  • Se não for possível recuperar nenhum parceiro de negócios fornecedor ou preço adequado, ou se o preço exigir negociação, a solicitação poderá ser convertida em uma SC.

Se uma SC for gerada para uma solicitação de subcontratação, não é possível excluir a solicitação antes de a SC ser convertida para uma ordem de compra.

Para mais informações, consulte o Processo de conversão de solicitação de compra.

Solicitações de cotação (SCs)

Depois de uma solicitação com um item subcontratado ser convertida em uma SC, a origem da SC gerada será convertida para Solicitação.

Para a linha de SC subcontratada:

  • A caixa de seleção Subcontratado é selecionada nas sessões Solicitação de linhas de cotação (tdpur1502m000) e Respostas à SC (tdpur1506m000)
  • A ordem de trabalho, a ordem de serviço, a atividade de referência e as informações de fornecimento de material são exibidas ou seus detalhes podem ser visualizados usando a sessão Dados de SC vinculados (tdpur1502s000)

A SC gerada deve ser convertida para uma ordem de compra em Converter SCs (tdpur1202m000).

Uma linha de SC com a origem Solicitação não poderá ser excluída antes da conversão. Se houver mais de uma alternativa disponível para uma linha, as alternativas podem ser excluídas. Porém, a primeira alternativa (alternativa 0) deve permanecer.

Ordens de compra

Linhas de ordem de compra com itens subcontratados podem ser geradas de Serviço ou de uma solicitação convertida ou SC.

Para uma linha de ordem de compra subcontratada:

  • a caixa de seleção Subcontratado é selecionada na sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000)
  • a ordem de trabalho, a ordem de serviço e a atividade de referência são exibidas na sessão Linha de ordem de compra - Informações vinculadas (tdpur4502s000)
  • as informações de fornecimento de material são exibidas na sessão Linhas de forn. de mat. de ordem de compra (tdpur4116m000), da qual as ordens de fornecimento também podem ser geradas. uma ordem de transferência de armazém, ou ordem de transferência de vendas, deve ser gerada para transferir o material do armazém de componentes (armazém de fornecimento) para o armazém administrativo (armazém de recebimento), que representa o armazém do subcontratante
  • se o item a ser reparado (submontagem) for serializado, o item com o número de série adequado poderá ser enviado ao subcontratante e recebido. Assim, a linha de ordem de compra e a linha de fornecimento de material incluirão as informações sobre lote e série
  • uma submontagem pode ser de propriedade do cliente. Assim, uma linha de ordem de compra e linha de fornecimento de material têm suporte para enviar e receber itens de propriedade do cliente.

Depois de a ordem de compra ser gerada, a ordem de serviço ou de trabalho vinculada é atualizada com o número de ordem de compra e o parceiro de negócios fornecedor.

Recebimentos e consumos

Para um item subcontratado do tipo Custo ou Serviço, os recebimentos podem ser processados em Aquisição ou Armazenamento. Isso é determinado pela caixa de seleção Liberar para armazém na sessão Itens - Compra (tdipu0101m000).

O LN gera um acionador em Aquisição ou Armazenamento para Serviço ao recebimento do item.

Com base nas informações sobre recebimento, o Serviço dá baixa nos materiais do estoque e atualiza as quantidades consumidas nas linhas de fornecimento de material.

Preços de subcontratação de serviço

Se uma solicitação for gerada de Serviço e o campo Origem do preço for definido para Atividade de referência, na sessão Itens - Compra (tdipu0101m000), o LN assume como padrão o preço de compra de Serviço na linha de solicitação. Depois de a solicitação ser convertida para uma ordem de compra, esse preço de compra também é assumido como padrão na linha de ordem e nenhum desconto é recuperado.

Se o campo Origem do preço for definido para Livro de preços / contrato, os dados do preço não são assumidos como padrão na linha de solicitação. Quando a solicitação é convertida em uma ordem de compra, o preço de compra e os descontos são recuperados para a linha da ordem de compra com base na lógica de pesquisa geral utilizada para recuperar informações de preço.

Para SCs, o preço da linha de solicitação é assumido como padrão como o Preço alvo na sessão Solicitação de linhas de cotação (tdpur1502m000). Depois de a solicitação (com ou sem o preço) ser convertida para uma SC, o LN substitui a linha de solicitação pelo preço e os descontos especificados pelos licitantes na resposta da SC.