Ordens de reposição - confirmação manual

Se a caixa de seleção Confirmar ordens de reposição automaticamente for desmarcada na sessão Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400), você poderá confirmar manualmente as ordens de reposição em potencial.

Ordens de reposição em potencial

As ordens de reposição em potencial são exibidas na sessão Ordens de reposição de compra em potencial (tdpur4101m700). Nessa sessão, é possível recuperar todas as informações necessárias para investigação interna e negociação externa. O LN exibe todas as ordens de compra cuja quantidade de ordem de reposição seja maior que zero e cuja ordem de reposição ainda não tenha sido confirmada. É possível modificar os detalhes da ordem de reposição em potencial, como quantidade de ordem de reposição e data de entrega da ordem de reposição, e é necessário confirmar a ordem de reposição em potencial nesta sessão.

Nota

Após a confirmação, a ordem de reposição é movida para a sessão Ordens de reposição de compra confirmadas (tdpur4101m800).

A quantidade recebida é inferior à pedida

Ao inserir uma ordem de compra e liberá-la para a Armazenamento, seu status se torna Em curso. Depois da liberação da ordem de compra para a Armazenamento, são realizados recebimentos na sessão Recebimento de armazém (whinh3512m000). Na guia Linhas dessa sessão, é preciso inserir a quantidade de mercadorias recebidas no campo Quantidade recebidana unidade de recebimento. Se a quantidade esperada for menor que a quantidade recebida e o recebimento for definitivo e confirmado, o LN gera uma ordem de reposição em potencial na sessão Ordens de reposição de compra em potencial (tdpur4101m700).

Depois de confirmar a ordem de reposição em potencial, o LN gera uma nova linha da ordem de compra (com o mesmo número de posição que a linha original, mas outro número de sequência) para o qual o Tipo de linha de ordem é Ordem de reposição. Quando a ordem de reposição é aprovada, a linha de ordem (de reposição) de compra é automaticamente liberada para a Armazenamento. O status da ordem de compra original ainda é Em curso. Depois de o recebimento ser realizado, o procedimento normal para o tipo de ordem de compra se aplica.

A quantidade recebida é (parcialmente) rejeitada

Se for necessária inspeção nas mercadorias, os primeiros recebimentos são realizados na sessão Recebimento de armazém (whinh3512m000) e, então, as mercadorias devem ser inspecionadas na sessão Visão geral de inspeções de armazém (whinh3122m000). Se as mercadorias forem rejeitadas durante a inspeção e a caixa de seleção Pagar ao fornecedor for desmarcada na sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000), uma ordem de reposição é criada para os itens rejeitados.

Nota

Se a caixa de seleção Pagar ao fornecedor estiver selecionada na sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000), será preciso pagar os itens após o recebimento, mesmo que eles ainda precisem ser inspecionados. Se esses itens forem rejeitados na Armazenamento durante a inspeção e devolvidos ao fornecedor usando uma ordem de compra de Devoluções de rejeitos, o fornecedor deve ser faturado para as mercadorias rejeitadas devolvidas. Uma vez que a Armazenamento não comunica rejeições para itens de disposição à linha da ordem de compra, nenhuma ordem de reposição é criada.

Linhas de ordem de reposição que resultem de rejeição durante a inspeção não podem ser confirmadas automaticamente e sempre resultam em uma ordem de reposição em potencial. O motivo para isso é que um usuário deve ter tempo para decidir como lidar com o estoque rejeitado armazenado no local de rejeição do armazém, que também pode ser aceito novamente.

A quantidade rejeitada que está presente no local de rejeição pode ser:

  • Devolvido
  • Destruído
  • aceita novamente

Ordens de reposição em potencial podem ser confirmadas manualmente na sessão Ordens de reposição de compra em potencial (tdpur4101m700). A confirmação pode ocorrer antes ou depois de você ter decidido como lidar com o estoque rejeitado no local de rejeição. Porém, se (parte das) mercadorias rejeitadas forem aceitas novamente, você poderá primeiro adaptar a Quantidade de ordens de reposição a ser confirmada e, então, confirmar a ordem de reposição em potencial.

O seguinte se aplica à linha da ordem de compra original (detalhes):

  • A linha da ordem de compra original (detalhes) somente pode ser processada na sessão Processar ordens de compra entregues (tdpur4223m000) se a quantidade total recebida for inspecionada e as mercadorias rejeitadas não estiverem mais presentes no local de rejeição.
  • O status do faturamento, que é exibido no campo Status do faturamento da sessão Monitor de linhas de ordens de compra (tdpur4501m500), somente pode ser definido para Tudo aprovado se as mercadorias rejeitadas não estiverem mais presentes no local de rejeição. Se as mercadorias rejeitadas ainda estiverem presentes, elas poderão ser aceitas novamente, após o que devem ser faturadas.
Transações planejadas de estoque para ordens de reposição

Quando uma ordem de reposição é gerada, o LN cria uma transação planejada de estoque nas sessões Transações de estoque planejado (whinp1500m000) e Ordem - Transações de estoque planejado (whinp1501m000). O campo Quantidade planejada nessas sessões é igual à quantidade que se espera receber na ordem de reposição, mesmo que a ordem de reposição ainda não tenha sido confirmada. Se você alterar a quantidade de ordem de reposição na sessão Ordens de reposição de compra em potencial (tdpur4101m700) e confirmar a ordem de reposição em potencial, a quantidade alterada será registrada como a quantidade planejada.

Exemplo

Quantidade de ordem = 10

Quantidade recebidaQuantidade rejeitadaOrdem de reposição confirmadaQuantidade de ordem de reposiçãoTransação planejada de estoque
70Não-3
70Sim33
72Não-5
72Sim55
72Sim33

 

Para a linha do último exemplo, a quantidade de ordem de reposição é alterada manualmente na sessão Ordens de reposição de compra em potencial (tdpur4101m700).