Ordens de reposição - confirmação automática

Se a caixa de seleção Confirmar ordens de reposição automaticamente estiver selecionada na sessão Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400), o LN confirmará as ordens de reposição automaticamente.

Quantidade recebida inferior à pedida

É feita uma distinção para itens recebidos para:

  • Ordens de compra normais
  • Ordens de compra de entrega direta
Nota

Para ordens de compra normais, a caixa de seleção Combinar ordens de reposição em aberto na sessão Tipos de ordem de compra (tdpur0194m000) determina se várias linhas de ordem de reposição são consolidadas em uma linha de ordens de reposição em aberto para um detalhe da linha de ordem de compra.

Ordens de compra normais

Ao inserir uma ordem de compra e liberá-la para a Armazenamento, seu status se torna Em curso. Depois da liberação da ordem de compra para a Armazenamento, são realizados recebimentos na sessão Recebimento de armazém (whinh3512m000). Na guia Linhas dessa sessão, é preciso inserir a quantidade de mercadorias recebidas no campo Quantidade recebidana unidade de recebimento. Se a quantidade esperada for maior que a quantidade recebida e o recebimento for final e confirmado, o LN gerará uma ordem de reposição e a confirmará automaticamente.

Quando a ordem de reposição é confirmada, o LN gera uma nova linha da ordem de compra (com o mesmo número de posição que a linha original, mas outro número de sequência) para o qual o Tipo de linha de ordem é Ordem de reposição. Quando essa ordem de reposição é confirmada, a linha de ordem de reposição de compra é automaticamente liberada para Armazenamento. O status da ordem de compra original ainda é Em curso. Depois de o recebimento ser realizado, o procedimento normal para o tipo de ordem de compra se aplica.

Ordens de compra de entrega direta

Se uma ordem de compra de entrega direta for gerada para uma ordem de venda ou de serviço, será possível relatar entregas de volta de Aquisição para Vendas ou Serviço na sessão Atualizar ordem de venda / serviço com informações de entr. (tdpur4222m000).

Se for recebido menos que o pedido:

  1. Uma ordem de reposição é gerada automaticamente em Vendas ou Serviço. Se uma ordem de reposição for gerada em Vendas, é preciso primeiro confirmar manualmente a linha (de sequência) da ordem de reposição na sessão Manter e confirmar ordens de reposição (tdsls4125m000) ou o LN confirma automaticamente a ordem de reposição se a caixa de seleção Confirmar ordens de reposição automaticamente estiver selecionada na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400).
  2. Uma ordem de reposição confirmada é gerada automaticamente em Aquisição, não importa a configuração da caixa de seleção Confirmar ordens de reposição automaticamente na sessão Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400). Se a entrega direta se aplicar a uma ordem de venda, uma ordem de reposição será vinculada à ordem de reposição em Vendas.
  3. Depois de uma ordem de reposição (entrega direta) ser gerada em Aquisição, o procedimento normal para o tipo de ordem de compra se aplicará.
A quantidade recebida é (parcialmente) rejeitada

Se for necessária inspeção nas mercadorias, os primeiros recebimentos são realizados na sessão Recebimento de armazém (whinh3512m000) e, então, as mercadorias devem ser inspecionadas na sessão Visão geral de inspeções de armazém (whinh3122m000). Se as mercadorias forem rejeitadas durante a inspeção e a caixa de seleção Pagar ao fornecedor for desmarcada na sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000), uma ordem de reposição é criada para os itens rejeitados.

Nota

Se a caixa de seleção Pagar ao fornecedor estiver selecionada na sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000), será preciso pagar os itens após o recebimento, mesmo que eles ainda precisem ser inspecionados. Se esses itens forem rejeitados na Armazenamento durante a inspeção e devolvidos ao fornecedor usando uma ordem de compra de Devoluções de rejeitos, o fornecedor deve ser faturado para as mercadorias rejeitadas devolvidas. Uma vez que a Armazenamento não comunica rejeições para itens de disposição à linha da ordem de compra, nenhuma ordem de reposição é criada.

Linhas de ordem de reposição que resultem de rejeição durante a inspeção não podem ser confirmadas automaticamente e sempre resultam em uma ordem de reposição em potencial. O motivo para isso é que o usuário deve ter tempo para decidir como lidar com o estoque rejeitado armazenado no local de rejeição do armazém, que também pode ser aceito novamente. Para mais informações, consulte o Ordens de reposição - confirmação manual.

Transações planejadas de estoque para ordens de reposição

Quando uma ordem de reposição é gerada, o LN cria uma transação planejada de estoque nas sessões Transações de estoque planejado (whinp1500m000) e Ordem - Transações de estoque planejado (whinp1501m000). O valor do campo Quantidade planejada nessas sessões é igual à quantidade que se espera receber na ordem de reposição.