Calcular lead times do item de compra

É possível especificar e calcular vários lead times para uma combinação de itens comprados e parceiros de negócio.

Nas sessões Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) e Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000):

Calcular o lead time (total)
Passo 1. Calcular as horas médias disponíveis para um dia

Para calcular o lead time (total), o LN primeiro determina o número médio de horas disponíveis para cada dia de trabalho com base no calendário padrão para o tipo de disponibilidade, que é especificado no campo Tipo padrão de disponibilidade da sessão Parâmetros de aquisição (tdpur0100m000).

Para calcular as horas médias disponíveis para cada dia disponível, o LN realiza as seguintes etapas:

  1. Determina as horas disponíveis para cada dia disponível com base na hora inicial e na hora final.
  2. Calcula o total de horas disponíveis em uma semana adicionando as horas disponíveis para cada dia.
  3. Divide o total de horas disponíveis em uma semana pelo número de dias disponíveis em uma semana. Isso resulta na média de horas disponíveis para cada dia disponível.
Passo 2. Calcular o lead time em horas

Usando a média de horas disponíveis para cada dia disponível, o LN converte os componentes do lead time para horas e então calcula o lead time somando os seguintes componentes de lead time das sessões Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000)/ Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000):

  • tempo de processamento interno
  • tempo de segurança
  • tempo de fornecimento ou Tempo total forn.
  • Tempo de transporte (dias).

    O LN recupera o tempo de transporte de uma das seguintes maneiras:

    • se Frete for implementada, o que pode ser definido na sessão Comps. software implementados (tccom0500m000), o cálculo do tempo de transporte é baseado na Transportadora e nas rotas Planos de rota e níveis de serviço não são conhecidos neste ponto a tempo.

      O LN realiza as seguintes etapas para recuperar o tempo de transporte.

      1. Se a rota, a transportadora e os endereços de origem e destino forem conhecidos, o LN primeiro pesquisará os planos da rota e, então, as rotas padrão com rotas, transportadoras e endereços correspondentes.
      2. Se mais de um plano de rota ou rota padrão correspondente for localizado, o LN selecionará o plano de rota ou a rota padrão com um grupo de meios de transporte que corresponda ao grupo de meios de transporte da transportadora.
      3. Se o LN ainda localizar mais de um plano de rota ou rota padrão, os planos de rota terão prioridade com relação às rotas padrão. Se somente rotas padrão forem localizadas, a rota padrão será selecionada seguindo as configurações do parâmetro Critérios de seleção da Transportadora/PSL na sessão Parâmetros de planejamento de frete (fmlbd0100m000).
      4. Se o LN ainda localizar mais de um plano de rota, ele selecionará o primeiro encontrado no banco de dados.
    • se Frete não for implementada, o LN considera o tempo de transporte entre o endereço do parceiro de negócios expedidor e o endereço do armazém de recebimento com base em uma tabela de distâncias relevante (se disponível) das sessões Tabela de distância entre cidades (tccom4137s000) ou Tabela de distância entre CEP/Código postal (tccom4138s000). De qual dessas sessões o tempo de transporte é recuperado depende do valor do campo Tabelas de distância de uso na sessão Parâmetros COM (tccom0000s000).
Passo 3. Calcular o lead time em dias

Usando a média de horas disponíveis para cada dia disponível, o LN converte o lead time calculado de horas para dias. Se restar uma fração de um dia, o LN arredonda para um dia inteiro. Isso resulta em um lead time calculado que é sempre apresentado em dias inteiros.

Exemplos
Exemplo- tipo de disponibilidade de compra

O tipo de disponibilidade de compra é PURAT. O calendário padrão para o tipo de disponibilidade PURAT é o seguinte:

DiaDisponívelHora inicialHora finalHoras disponíveis
SegundaSim8h30min0016h308
TerçaSim8h16h8
QuartaSim9h16h307,5
QuintaSim8h16h308,5
SextaSim8h16h8

 

Com base no calendário padrão acima, um total de 40 horas está disponível para cada semana. Para cada dia disponível, uma média de oito horas está disponível, o que equivale a 40 horas disponíveis para cada semana/cinco dias disponíveis para cada semana.

Usando a média de oito horas disponíveis para cada dia disponível, o LN converte os seguintes componentes de lead time para lead times apresentados em horas.

Componente de lead timeLead timeLead time em horas
Tempo de processamento interno6 horas6 horas
Tempo de segurança6 horas6 horas
Tempo de fornecimento (total)1 dia8 horas

 

Nota

O Tempo de transporte (dias) é convertido usando o Tipo de disponibilidade para transporte de mercadoria, conforme inserido na sessão Parâmetros COM (tccom0000s000), em vez do tipo de disponibilidade de compra.

Exemplo- tipo de disponibilidade para transportar mercadorias

O Tipo de disponibilidade para transporte de mercadoria é EXPO. O calendário padrão para o tipo de disponibilidade EXPO é o seguinte:

DiaDisponívelHora inicialHora finalHoras disponíveis
SegundaSim8h17h9
TerçaSim8h17h9
QuartaSim9h17h308,5
QuintaSim8h17h309,5
SextaSim8h17h9

 

Com base no calendário padrão acima, um total de 45 horas está disponível para cada semana. Para cada dia disponível, uma média de nove horas está disponível, o que equivale a 45 horas disponíveis para cada semana/cinco dias disponíveis para cada semana.

Usando a média de nove horas disponíveis para cada dia disponível, o LN converte o Tempo de transporte (dias) em um lead time expresso em horas.

Componente de lead timeLead timeLead time em horas
Tempo de transporte2 dias18 horas

 

A soma do Tempo proces. interno, do Tempo de segurança e do Tempo fornecimento é de 20 horas. Esse número de horas, quando convertido para dias, é de 2,5 dias, o que equivale a um lead time total de 20 horas/oito horas em média disponíveis para cada dia disponível. Uma vez que o lead time calculado é sempre expresso em dias inteiros, o LN arredonda o lead time para 3 dias. O Tempo de transporte (dias) é de 18 horas. Esse número de horas, quando convertido para dias, é de 2 dias, o que equivale a um lead time total de 18 horas/nove horas em média disponíveis para cada dia disponível. Assim, o Lead Time calculado (Dias) é de cinco.

Nota

Sempre que você abre ou fecha a sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000)/ Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000), o LN (re)calcula os lead times.