Agrupar ordens de compra

É possível agrupar ordens de compra que tenham o status Criado.

Para agrupar ordens de compra, no menu Visualizações, Referências o Ações das sessões Ordens de compra (tdpur4100m000) ou Ordem de compra (tdpur4100m900), clique em Agrupar ordens de compra. Como consequência, é iniciada a sessão Agrupar ordens de compra (tdpur4210m000), na qual é possível inserir seu intervalo de seleção.

Processo de agrupamento
Passo 1. Agrupamento no nível do cabeçalho

Ao clicar em Agrupamento na sessão Agrupar ordens de compra (tdpur4210m000), os campos cabeçalho da ordem de compra de cada ordem de compra são comparados. Se os campos de cabeçalho corresponderem, o LN gravará as linhas correspondentes em um novo cabeçalho. Esse processo é repetido para o próximo cabeçalho. Se os campos de cabeçalho corresponderem, o LN copiará esse cabeçalho para o cabeçalho criado anteriormente. Se os campos não corresponderem, o LN criará um novo cabeçalho. Esse processo é repetido para cada cabeçalho sucessivo.

Passo 2. Agrupamento no nível da linha

Depois de comparar os cabeçalhos da ordem, as linhas são classificadas de acordo com os campos da linha de ordem de compra. Por exemplo, as linhas com Item, Pagamento e Condições de pagamento iguais são agrupadas em uma linha e as linhas originais são armazenadas como detalhes de linha. Linhas que diferem somente pelos seus campos de detalhes são agrupadas na mesma posição, mas com um número de sequência diferente, uma vez que os dados da linha vinculados diferem para as várias linhas.

Se as linhas de ordem de compra forem rastreadas para projeto, o agrupamento das linhas da ordem de compra estará sujeito a verificações de combinação de projeto. Regras de agrupamento com relação a rastreamento de projeto, que podem ser especificadas em Rastreamento de projeto sob Comum, determinam se linhas com rastreabilidades diferentes podem ser agrupadas em uma única linha de ordem de compra.

Preços especificados na ordem de compra são substituídos durante o processo de agrupamento. Se uma estrutura de preço/desconto válida for vinculada à linha de ordem, para a quantidade total dos detalhes de linha da linha de ordem, o LN derivará o preço de Preço. Se você não tiver definido uma estrutura válida de preço/desconto para a linha de ordem, o LN derivará o preço de Dados de compra do item (IPU).

Se você agrupar linhas de ordem de compra que estejam vinculadas a um contrato de compra, as linhas vinculadas ao mesmo contrato serão agrupadas. O LN deriva o preço para a linha da ordem de agrupada da revisão de preço de contrato de compra ativa do contrato. Se você não tiver definido uma revisão de preço de contrato válida, o LN derivará o preço de Dados do item de compra.

Passo 3. Aprovação

Depois do agrupamento no nível do cabeçalho e da linha ser realizado, é preciso aprovar a ordem agrupada. A seguir, o LN exclui a ordem original e os módulos do LN relacionados são atualizados com o novo número de ordem. Portanto, o status nos dados vinculados de linha de ordem desses módulos é alterado para Aprovado.