Itens configurados nas programações de compra

Em um ambiente de montagem, por exemplo, um fabricante de carros ou caminhões, os produtos finais são produzidos em uma linha de montagem em uma variedade de configurações. Durante o processo de vendas, as opções são especificadas, coo potência, cor e tamanho do produto final necessário. Isso resulta em uma configuração específica do produto que será vendido ao cliente. Com base na demanda, que é acionada pelo planejamento de montagem, é preciso comparar peças de montagem em diferentes configurações.

Esses itens configurados podem ser comprados usando programações de compra contendo as informações de confirmação (opções e características) necessárias para o fornecedor produzir o produto. Necessidades planejados são enviadas ao fornecedor em uma liberação de material, que é gerada pelo plano de ordem. O call-off das necessidades reais é feito por meio da programação de sequência de expedição, que é acionada pelo call-off na linha de montagem. Com base na programação de sequência de expedição, o item configurado é recebido na sequência correta e armazenado com as informações sobre configuração.

Nota

Itens comprados configuráveis somente podem ser vendidos como parte de um item final configurado.

Dados mestres

Se você desejar usar os itens configurados no procedimento de programação de compra, defina os seguintes dados mestres:

Para informações sobre dados mestres de programações de compra gerais, consulte Visão geral da gestão da programação de compra.

Programações de previsão pull

Se a caixa de seleção Usar liberação de material estiver selecionada para o item configurável na sessão Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000), primeiro é preciso comunicar as necessidades de programação planejada. Portanto, sempre é gerada uma programação de previsão pull que precede a programação de sequência de expedição pull call-off.

A programação de previsão pull, que é gerada na sessão Programação de compra (tdpur3610m000), é baseada em uma ordem de demanda real no Planejamento empresarial. Um contrato normal é vinculado automaticamente à programação de compra. Porém, em vez disso, é possível vincular um contrato especial à programação. Quando o LN vincula um contrato à programação de compra, o cabeçalho da programação é carregado com o item configurável e os valores padrão do contrato vinculado. Se o ID lista opçs. for preenchido na linha de programação, a linha de programação conterá o item configurado.

Para obter informações sobre as etapas realizadas no procedimento de programação de previsão pull, consulte Programações de previsão pull.

Programações de sequência de expedição

Para ordenar os itens configurados, na sessão Programação de compra (tdpur3610m000), uma programação de pull call-off do tipo programação de sequência de expedição é gerada pelo Controle de montagem. As opções e os recursos do item são armazenados nas sessões Linhas da programação de compra (tdpur3111m000) e Dados de sequência de expedição (tdpur3517m000).

Com base na programação de sequência de expedição, o item configurado é recebido na sequência correta e armazenado com as informações sobre configuração.

Para obter mais informações sobre:

Preços de item configurados

Se um item configurável for especificado na sessão Linhas de contrato de compra (tdpur3101m000), a caixa de seleção Preço baseado em opção estará automaticamente selecionada e indisponível. Se esta caixa de controle estiver selecionada, preços de item são recuperados da lista de preços genéricos na sessão Listas genéricas de preços (tipcf4101m000), e não da sessão Preços de contrato de compra (tdpur3103m000). A lista de preços genéricos contém preços de data efetiva para um item configurado.

Os descontos sempre são recuperados da revisão de preço do contrato de compra e ainda devem ser registrados na sessão Preços de contrato de compra (tdpur3103m000). Mas, uma vez que os descontos são opcionais, as linhas de contrato que usam preço baseado em opção não precisam ter uma revisão de preço de contrato de compra vinculada.

Nota

A data da linha de programação, que é determinada pelo campo Tipo de data de preço de compra na sessão Parâmetros de preço (tdpcg0100m000) é usada para pesquisar o preço atual na lista de preços genérica ou na revisão de preços do contrato de compra.

Alterações de configuração

Para dar suporte às alterações de configuração em ordens de montagem, em Aquisição:

  • As alterações de configuração são comunicadas às linhas de programação de sequência de expedição. Como uma alteração de configuração é gerida depende de se a linha de programação de sequência de expedição já foi enviada ou não em uma liberação de compra. Para mais informações, consulte o Programações de sequência de expedição.
  • Podem ser recebidos itens configurados que se desviem dos itens configurados pedidos.
Recebimentos de itens configurados desviantes

Se for recebido um item configurado que se desvie do item configurado pedido, diferentes cenários podem ser distinguidos para gerir o item incorreto no momento do recebimento:

  • devolver o item imediatamente
    Durante o recebimento de mercadorias (físico), o item configurado desviante não é registrado no LN, mas é devolvido imediatamente pela transportadora.
  • armazenar o item, mas solicitar um item correto para a linha de programação
    O item configurado desviante é recebido como um recebimento de armazém inesperado e registrado na sessão Ordens de compra (tdpur4100m000) como uma ordem de compra com a origem Recebimento de armazenamento. Portanto, o item desviante não é recebido com relação à linha de programação, que permanece aberta para receber o item configurado correto. Para fazer uso desse cenário, é preciso selecionar a caixa de seleção Gerar ordem para recebimento não previsto no armazém na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000).
  • receber um item com elação à linha de programação, mas devolver o item depois
    O item configurado desviante primeiro é recebido com relação à linha de programação, mas então devolvido por meio de uma ordem de devolução na sessão Ordens de compra (tdpur4100m000). A ordem de devolução pode ser vinculada à programação de compra original ou ao recebimento de programação de compra. As linhas de ordem também podem ser copiadas do histórico de programações de compra.
  • receber o item com relação à linha de programação, mas rejeitá-lo depois e exigir um item correto
    o item configurado desviante primeiro é recebido com relação à linha de programação, mas depois da avaliação da configuração recebida, fica decidido excluir o recebimento e não registrá-lo com relação à programação. O recebimento planejado permanece em aberto. O item configurado desviante pode ser devolvido pela transportadora ou recebido como um recebimento de armazém não previsto. Esse cenário é especialmente aplicável se ASNs forem usados, que exigem que os recebimentos sejam registrados com relação à programação.
  • armazenar o item e concordar que o cliente o utilize
    O item configurado desviante é recebido com relação à linha de programação e usado como recebido. Portanto, a configuração deve ser alterada na ordem de montagem.
Nota

Se, na sessão Ordens de compra (tdpur4100m000), o item configurado desviante for registrado como um recebimento de armazém não previsto ou devolvido em uma ordem de devolução do tipo Devoluções de estoque, o campo ID lista opçs. também é especificado na sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000).

Preço e descontos de itens configurados desviantes

Se for confirmado um recebimento de um item configurado que se desvie do item configurado pedido, o preço e os descontos do item configurado recebido também podem se desviar do preço e dos descontos do item pedido. Para usar sempre os preços e descontos da configuração recebida, na sessão Dados de sequência de expedição (tdpur3517m000), o LN recupera o preço e os descontos da última revisão da linha de programação de sequência de expedição Enviado com um item configurado igual ao item configurado recebido.