Determinar a data de recebimento planejado

Se você inserir uma linha de ordem de compra ou uma linha de programação de compra, será preciso calcular uma data de recebimento planejado. A data de recebimento planejado é calculada com base na data da ordem ou da geração, nos lead times do item e no horizonte. Dependendo do horizonte, a data de recebimento planejado pode ser determinada com precisão ou globalmente.

Nota

Os lead times do item podem ser especificados nas seções Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) e Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000).

O horizonte é calculado a partir do campo Horizonte de Lead Time (Dias) nas sessões Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) ou Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000).

Para calcular a data de recebimento planejado, escolha Calcular nas sessões Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000) ou Linhas da programação de compra (tdpur3111m000). O LN mostra a data de recebimento planejado no campo Data de recebimento planejado dessas sessões.

Determinar o horizonte

O LN determina o horizonte adicionando o horizonte do lead time à data e hora atuais, considerando o calendário da companhia ao qual o tipo de disponibilidade de compra está vinculado. O LN compara a data da ordem/geração com esse horizonte, o que resulta em uma das seguintes possibilidades:

  • a data da ordem/geração fica além do horizonte. Portanto, a data de recebimento planejado é determinada globalmente
  • a data da ordem/geração fica dentro do horizonte. Portanto, a data de recebimento planejado é determinada com precisão.
Nota
  • o horizonte de lead time é sempre informado em dias
  • o calendário da companhia é o calendário vinculado à companhia na seção Companhias (tcemm1170m000).
Exemplo de determinação de horizonte
Data/hora atual: quarta-feira, 10 de março/15h
O calendário da companhia para o tipo de disponibilidade Controle de compra possui um horário inicial de 8h e um horário final de 16h, disponível de segunda à sexta-feira de cada semana.
Horizonte de lead time (em dias): 10.

 

Uma vez que uma hora está disponível na quarta-feira, quarta-feira conta como um dia inteiro. Assim, durante a primeira semana, três dias estão disponíveis. Durante a semana seguinte, cinco dias estão disponíveis. Assim, restam dois dias para a terceira semana. Uma vez que o LN encontra tempo disponível na terça-feira, 23 de março, esse dia conta como um dia inteiro e o LN considera o último horário disponível como o horário do horizonte. Assim, o horizonte é terça-feira, 23 de março/16h.

Data da ordem/geração além do horizonte

Se a data da ordem ficar além do horizonte, o LN considerará a ordem/programação de compra uma demanda de precisão para a qual nenhuma determinação precisa da data de recebimento planejado é necessária no momento.

O LN determina a data de recebimento planejado da seguinte maneira, considerando o calendário da companhia:

Data da ordem/geração + lead time calculado

O LN recupera o lead time calculado do campo Lead Time calculado (Dias) da seção Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) ou Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000).

Nota
  • o lead time calculado sempre é apresentado em dias
  • Antes da data inicial do calendário da companhia e após a data final do calendário da companhia, o LN usa a semana útil.
Exemplo de data da ordem/geração além do horizonte
Data da ordem/geração: terça-feira, 25 de março/17h
Lead time calculado (em dias): 5
O calendário da companhia para o tipo de disponibilidade de compra possui um horário inicial de 8h e um horário final de 16h, estando disponível de segunda a sexta-feira de cada semana.

 

Uma vez que terça-feira, 25 de março/17h não é uma data/hora disponível de acordo com o calendário, o LN pesquisa a primeira data/hora disponível à qual o lead time calculado deve ser adicionado, que é sexta-feira, 26/8h. Assim, restam quatro dias para a semana seguinte. Uma vez que o LN encontra mais tempo disponível no quarto dia, terça-feira, 1º de abril, esse dia conta como um dia inteiro e o LN considera o último horário disponível como a data de recebimento planejado. Assim, a data de recebimento planejado é quinta-feira, 1º de abril/16h.

Data da ordem/geração dentro do horizonte

Se a data da ordem/geração fica dentro do horizonte, o LN considerará a ordem/programação de compra como uma demanda imediata para a qual uma determinação precisa da data de recebimento planejado é necessária. Portanto, o LN determinará a data de recebimento planejado adicionando os componentes de lead time, considerando os calendários relacionados de cada componente.

O LN determina a data de recebimento planejado da seguinte maneira:

Data da ordem/geração + tempo de processamento interno + tempo de fornecimento + tempo de transporte + tempo de segurança.

O LN recupera os componentes de data de ordem/geração e o lead time da seguinte maneira:

  • Data da ordem do campo Data da ordem na seção Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000).
  • Data de geração do campo Data de geração na seção Programações de compras (tdpur3110m000).
  • Tempo de processamento interno do campo Tempo proces. interno na seção Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) ou na seção Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000).
  • Tempo de segurança do campo Tempo de segurança da seção Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) ou da seção Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000).
  • Tempo de fornecimento do campo Tempo fornecimento na seção Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) ou na seção Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000).
  • Tempo de transporte do campo Tempo de transporte (dias) na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000) ou na sessão Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000).
Caminho de pesquisa do calendário

Ao determinar a data de recebimento planejado, o LN também considera os calendários relacionados aos componentes do lead time. O LN pesquisa os calendários relacionados aos componentes do lead time da seguinte forma:

  1. Tempo de processamento interno
    Se um departamento de compras tiver sido especificado para o item e a combinação de parceiro de negócios fornecedor e um calendário forem especificados para o departamento de compra, o LN considera o calendário do departamento de compras. É possível especificar o calendário do departamento de compras na seção Departamentos (tcmcs0565m000).
  2. Se nenhum calendário for especificado para o departamento de compras ou se nenhum departamento de compras estiver especificado, o LN considera o calendário da companhia.
  1. Tempo de fornecimento
    Se o parceiro de negócios expedidor for especificado e o calendário desse parceiro tiver sido especificado, o LN considera tal calendário.
  2. Se nenhum calendário do parceiro de negócios expedidor estiver disponível, o LN considera o calendário do parceiro de negócios fornecedor.
  3. Se nenhum calendário do parceiro de negócios fornecedor estiver disponível, o LN considera o calendário da companhia.
  1. Tempo de transporte
    Se uma transportadora tiver sido especificada e um parceiro de negócios fornecedor estiver vinculado à transportadora e o calendário do parceiro de negócios fornecedor for conhecido, o LN considerará o calendário do parceiro de negócios fornecedor.
  2. Se uma transportadora tiver sido especificada e um parceiro de negócios fornecedor estiver vinculado à transportadora, mas o calendário do parceiro de negócios fornecedor não tiver sido especificado, o LN considerará o calendário da companhia.
  3. Se a transportadora tiver sido especificada, mas nenhum parceiro de negócios fornecedor estiver vinculado à transportadora, o LN considerará o calendário da companhia.
  4. Se nenhuma transportadora tiver sido especificada, o LN considerará o calendário da companhia.
  1. Tempo de segurança
    Se o parceiro de negócios expedidor for especificado e o calendário desse parceiro tiver sido especificado, o LN considera tal calendário.
  2. Se nenhum calendário do parceiro de negócios expedidor estiver disponível, o LN considera o calendário do parceiro de negócios fornecedor.
  3. Se nenhum calendário do parceiro de negócios fornecedor estiver disponível, o LN considera o calendário da companhia.

O LN pesquisa os calendários reais com base:

  • no calendário relacionado ao componente de lead time
  • no tipo de disponibilidade de compra
  • no tipo de disponibilidade para transporte de mercadorias.
  • A data inicial e a data final do calendário.

Nota

  • é possível expressar os componentes do lead time em horas e em dias
  • É possível especificar o tipo de disponibilidade de compra na seção Parâmetros de aquisição (tdpur0100m000).
  • é possível especificar o tipo de disponibilidade para transporte de mercadoria no campo Tipo de disponibilidade para transporte de mercadoria na seção Parâmetros COM (tccom0000s000)
  • antes da data inicial do calendário aplicável e após a data final do calendário, o LN usa o calendário padrão.
Exemplo data de ordem/geração dentro do horizonte ou antes
Data da ordem/geração:Sexta-feira, 12 de março/7h
Tempo de processamento interno (em horas):6
Tempo de fornecimento (em dias):1
Tempo de transporte (em dias):2
Tempo de segurança (em horas):4

 

O calendário da companhia para o tipo de disponibilidade de compra e para o Tipo de disponibilidade para transporte de mercadoria possui um horário inicial de 8h e um horário final de 16h, estando disponível de segunda a sexta-feira de cada semana. O calendário do parceiro de negócios fornecedor para o tipo de disponibilidade de compra e o Tipo de disponibilidade para transporte de mercadoria tem um horário inicial de 8h30min00 e um horário final de 16h30min00, e está disponível de segunda a sexta-feira de cada semana. O calendário do parceiro de negócios expedidor para o tipo de disponibilidade de compra possui um horário inicial de 9h e um horário final de 17h, estando disponível de segunda a sexta-feira de cada semana.

O LN determina a data de recebimento planejado da seguinte maneira:

  1. O LN adiciona o tempo de processamento interno à data de ordem/geração, considerando o calendário da companhia. Uma vez que sexta-feira, 12 de março/7h, não é uma data/hora disponível de acordo com o calendário da companhia, o LN pesquisa a primeira data/hora disponível à qual o processamento interno deve ser adicionado, que é sexta-feira, 12 de março/8h.
  2. O LN adiciona o tempo de processamento interno para sexta-feira, 12 de março/8h. A data/hora resultante é sexta-feira, 12 de março/14h.
  3. O LN adiciona a hora do fornecimento à sexta-feira, 12 de março/14h, considerando o calendário da companhia. De acordo com o calendário da companhia, na sexta-feira, 12 de março, restam duas horas. Uma vez que o tempo de fornecimento é apresentado em dias, o LN considera sexta-feira, 12 de março, um dia inteiro. Assim, a data/hora resultante é sexta-feira, 12 de março/16h.
  4. O LN adiciona o tempo de transporte a sexta-feira, 12 de março/16h, considerando o calendário do parceiro de negócios fornecedor. De acordo com o calendário do parceiro de negócios fornecedor, resta meia hora na sexta-feira, 12 de março. Uma vez que o tempo de transporte é apresentado em dias, o LN considera sexta-feira, 12 de março, um dia inteiro. O segundo dia de transporte é o primeiro dia disponível após sexta-feira, 12 de março, que é segunda-feira, 15 de março. Assim, a data/hora resultante é segunda-feira, 15 de março/16h30min00.
  5. O LN adiciona o tempo de segurança a segunda-feira, 15 de março/16h30min00, considerando o calendário do parceiro de negócios expedidor. De acordo com o calendário do parceiro de negócios expedidor, resta meia hora na segunda-feira, 15 de março. As 3,5 horas restantes são adicionadas a terça-feira, 16 de março, iniciando às 9h. Assim, a data/hora resultante é terça-feira, 16 de março/12h30min00, que é a data de recebimento planejado.
Nota

Se você inserir a linha de ordem de compra e nenhum dado for especificado para um item na seção Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000), o LN determinará a data de recebimento planejado usando somente o tempo de fornecimento da seção Itens - Compra (tdipu0101m000). Para mais informações, consulte o Determinar a data de recebimento planejado com base somente no tempo de fornecimento.