Gestão de ordem de reposição para ordens de venda

Se for feita uma entrega final para uma linha (de entrega de) ordem de venda e somente uma parte das mercadorias ou nenhuma das mercadorias for expedida, uma ordem de reposição será criada.

Uma ordem de reposição pode ser criada em Vendas ou Armazenamento.

Vendas

Em Vendas, uma ordem de reposição pode ser criada da seguinte maneira:

  • É possível inserir manualmente uma quantidade de retenção.
  • A ordem de compra de entrega direta criada para a ordem de venda não é completamente entregue.
Quantidade de retenção

Nas sessões Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) e Linhas de entrega planejada de ordem de venda (tdsls4101m100), é possível reter manualmente uma parte da quantidade solicitada. Reter uma parte da quantidade solicitada sempre resulta em uma ordem de reposição.

Uma quantidade retida permite identificar antecipadamente qual será a ordem de reposição esperada. Assim, é possível atribuir um estoque limitado a vários parceiros de negócios, em vez de a somente um parceiro de negócios. Ao liberar a linha da ordem de venda para Armazenamento, a Quantidade solicitada menos a Quantidade de retenção é liberada.

Depois de a linha de ordem de venda ser liberada para o Armazenamento para o qual você especificou uma quantidade de retenção na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou Linhas de entrega planejada de ordem de venda (tdsls4101m100):

  1. Uma ordem de retenção é gerada na sessão Manter e confirmar ordens de reposição (tdsls4125m000) quando uma entrega final é executada para a linha (de entrega) de ordem de venda. A Quantidade de retenção ainda não é preenchida na sessão Manter e confirmar ordens de reposição (tdsls4125m000).
  2. O campo Quantidade ordem de reposição é atualizado com a quantidade restante nas sessões Manter e confirmar ordens de reposição (tdsls4125m000) e Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou na sessão Linhas de entrega planejada de ordem de venda (tdsls4101m100). A quantidade da ordem de reposição restante é calculada da seguinte maneira: Quantidade solicitada- Quantidade entregue.
  3. É preciso confirmar manualmente a linha da ordem de reposição (sequência) na sessão Manter e confirmar ordens de reposição (tdsls4125m000), ou a ordem de reposição é automaticamente confirmada se a caixa de seleção Confirmar ordens de reposição automaticamente for selecionada na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400).
  4. Depois da confirmação da ordem de reposição:

    • Uma nova linha (de entrega) é gerada com um novo número de sequência e a caixa de seleção Quantidade ordem de reposição selecionada na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou Linhas de entrega planejada de ordem de venda (tdsls4101m100). Essas linhas podem ser processadas como linhas de ordem de venda normais e também são exibidas na sessão Manter e confirmar ordens de reposição (tdsls4125m000).
    • A Quantidade de retenção da linha de ordem de venda pai é excluída na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou Linhas de entrega planejada de ordem de venda (tdsls4101m100).
  5. Se necessário, é possível especificar uma Quantidade de retenção para a linha de ordem de reposição recém-criada. Como consequência, as etapas anteriores são repetidas quando você liberar uma linha (de entrega) de ordem de venda para Armazenamento.

Não é possível especificar uma Quantidade de retenção para:

  • itens com uma política de compromisso
  • (Linhas de) ordem com restrições de expedição
  • Itens de custo
  • Itens de serviço
  • Itens da lista
  • itens subcontratados
  • Itens de equipamento
  • itens genéricos
  • Ordens de cobrança
  • Linhas de ordem de devolução
  • total de linhas de ordem que possuem linhas de entrega vinculadas
  • Linhas de ordem com uma quantidade de ordem de zero
Nota
  • se você selecionar a caixa de seleção Confirmar ordens de reposição automaticamente na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400), a ordem de reposição será confirmada automaticamente
  • se você selecionar a caixa de seleção Liberar ordens de reposição automaticamente para armazenamento na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400), a ordem de reposição confirmada será automaticamente liberada para Armazenamento.
Ordens de entrega direta

Se uma ordem de compra de entrega direta for gerada para uma ordem de venda, será possível relatar entregas de volta de Aquisição para Vendas com a sessão Atualizar ordem de venda / serviço com informações de entr. (tdpur4222m000).

Se for recebido menos que o pedido, o seguinte se aplicará:

  1. O campo Quantidade ordem de reposição é preenchido na sessão Manter e confirmar ordens de reposição (tdsls4125m000) e na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou na sessão Linhas de entrega planejada de ordem de venda (tdsls4101m100). Essa quantidade de pedido de reposição é calculada da seguinte maneira: Quantidade solicitada- Quantidade entregue.
  2. É preciso confirmar manualmente a linha da ordem de reposição (sequência) na sessão Manter e confirmar ordens de reposição (tdsls4125m000), ou a ordem de reposição é automaticamente confirmada se a caixa de seleção Confirmar ordens de reposição automaticamente for selecionada na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400). Como consequência, é gerada uma nova linha com um novo número de sequência e a caixa de seleção Quantidade ordem de reposição selecionada na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou Linhas de entrega planejada de ordem de venda (tdsls4101m100). Essa linha também é exibida na sessão Manter e confirmar ordens de reposição (tdsls4125m000) com o mesmo número de posição e outro número de sequência.
  3. Uma ordem de reposição confirmada é gerada automaticamente em Aquisição, que é vinculada à ordem de reposição em Vendas. É possível visualizar a ordem de reposição nas sessões Detalhes da linha da ordem de compra (tdpur4101m200) e Ordens de reposição de compra confirmadas (tdpur4101m800).
Armazenamento

Uma ordem de reposição pode ser criada por Armazenamento se, por exemplo, as mercadorias forem danificadas no armazém ou o caminhão que deve coletar as mercadorias tiver capacidade de carga insuficiente.

Nesses casos, a quantidade de expedição criada da ordem de venda deve ser reduzida. A quantidade pode ser reduzida antes da confirmação do aconselhamento de saída e antes da confirmação da expedição.

Quando a expedição modificada receber o status Confirmado:

  1. Uma ordem de reposição é gerada e exibida na sessão Realizar a manutenção e confirmar ordens de reposição (tdsls4125m000) com o campo Quantidade ordem de reposição preenchido.
  2. É preciso confirmar manualmente a linha da ordem de reposição (sequência) na sessão Manter e confirmar ordens de reposição (tdsls4125m000), ou a ordem de reposição é automaticamente confirmada se a caixa de seleção Confirmar ordens de reposição automaticamente for selecionada na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400).
  3. Após a confirmação, uma nova linha (de entrega) é gerada com um novo número de sequência e a caixa de seleção Quantidade ordem de reposição selecionada na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou Linhas de entrega planejada de ordem de venda (tdsls4101m100). A linha pode ser processada como uma linha de ordem de venda regular e também é exibida na sessão Manter e confirmar ordens de reposição (tdsls4125m000).

As entregas são exibidas nas sessões Linhas de ordem de venda - Monitor (tdsls4510m000) e Linhas de entrega real de ordem de venda / Linha de fatura de ordem de venda (tdsls4106m000).

O Armazenamento não pode criar ordens de reposição para:

  • (Linhas de) ordem com restrições de expedição
  • Ordens de cobrança
  • Linhas de ordem de devolução
  • linhas de ordem com linhas de entrega vinculadas
  • Linhas de ordem com uma quantidade de ordem de zero
Exemplo
OrdemPosiçãoSequênciaSolicitadaEntregueOrdem de reposição
10210.0251510.
10210.110.73
10210.2330

 

A quantidade de ordem de reposição da linha pai sempre determina a quantidade pedida da próxima linha.

Nota

Para uma linha de ordem de venda processada, não é possível manter ou excluir linhas de ordem de reposição se essas linhas não estiverem confirmadas. Portanto, antes de processar uma linha de ordem de venda, certifique-se de que nenhuma linha de ordem de reposição não confirmada esteja disponível.

Depois da confirmação, a ordem de reposição pode ser excluída da seguinte maneira:

  1. Cancele a linha na guia Ordens de reposição da sessão Ordem de vendas (tdsls4100m900) ou da sessão Manter e confirmar ordens de reposição (tdsls4125m000).
  2. Exclua a linha de ordens de reposição cancelada na sessão Linha de ordem de vendas (tdsls4101m900) ou Ordem de vendas (tdsls4100m900).

Se uma ordem de venda contiver linhas de componente, as ordens de reposição são criadas para linhas de componente, em vez de para linhas de ordem. Para mais informações, consulte o Gestão de componente - linhas de componente.