Procedimento de solicitação de cotação

É possível usar o procedimento de solicitação de cotação (SC) para solicitar que os licitantes (parceiros de negócios fornecedores) forneçam uma oferta de mercadorias e serviços. É possível comparar as respostas da SC recebidas (ofertas) para selecionar a mais adequada às suas necessidades.

Estes procedimentos de SC estão disponíveis:

  • Procedimento de SC manual
    Use esse procedimento para criar SCs manualmente e enviá-las a licitantes. É possível selecionar os licitantes a quem você deseja enviar uma SC manualmente ou com base na lista de fornecedores aprovados.
  • Gerar procedimento de SC
    Use esse procedimento para gerar automaticamente SCs e enviá-las a licitantes. A criação de SCs e a atribuição a licitantes são realizadas em uma das sessões de geração.

Use o procedimento de SC manual para criar uma SC para um item. Se desejar criar uma SC para vários itens e/ou vários grupos de itens, o procedimento de gerar SC é mais adequado.

O procedimento de solicitação de cotação (SC) inclui estas fases:

  1. Criar e enviar SCs a licitantes
  2. Receber, negociar, comparar e selecionar as respostas dos licitantes
Nota

Em uma linha de solicitação de cotação (SC), o código do item pode ficar em branco. Portanto, o solicitante pode solicitar a realização de uma proposta para um novo item. Quando o status de uma linha de resposta vinculada a uma linha de SC for Aceito, o código do item se tornará obrigatório.

Criar e enviar SCs
Passo 1.  Solicitação de cotação (tdpur1600m000)

Use a sessão Solicitação de cotação (tdpur1600m000) para:

Passo 2.  SC - Licitantes (tdpur1505m000)/ Adicionar licitantes à SC (tdpur1221m000)

Esta etapa se aplica somente ao procedimento de SC manual. No procedimento de gerar SC, as SCs geradas são vinculadas diretamente aos licitantes selecionados.

No procedimento de SC manual, é possível vincular licitantes a SCs da seguinte maneira:

Na guia Licitantes da sessão Solicitação de cotação (tdpur1600m000), é possível visualizar quais licitantes estão vinculados à SC.

Passo 3.  Imprimir SCs (tdpur1401m000)

Depois de a SC ter sido criada e de os licitantes terem sido vinculados, é preciso imprimir a SC na sessão Imprimir SCs (tdpur1401m000) para enviar aos licitantes.

Receber, negociar, comparar e selecionar respostas de SC
Passo 1.  Respostas à SC (tdpur1506m000)

Respostas de SC recebidas de um licitante podem ser especificadas na sessão Respostas à SC (tdpur1506m000). Uma resposta de SC inclui uma ou mais linhas de resposta.

Passo 2.  Negociações de SCs (tdpur1606m000)

Opcionalmente, é possível negociar as respostas do licitante e especificar as contrapropostas na sessão Negociações de SCs (tdpur1606m000).

As últimas informações sobre a resposta da negociação, incluindo preços, descontos e datas, são sincronizadas com a sessão Respostas à SC (tdpur1506m000). As informações da contraproposta não são sincronizadas.

Passo 3.  Comparação de respostas à SC (tdpur1600m100)

É possível comparar e classificar as respostas de SC usando as sessões Linhas da SC, Licitante da SC e Resposta da SC.

Na sessão Comparação de respostas à SC (tdpur1600m100), as linhas de resposta com o status Respondido, Negociação ou Aceito podem ser comparadas e classificadas. Esta sessão ajuda a selecionar as melhores respostas para conversão. Você pode realizar uma análise para uma única linha ou todas as linhas da SC.

As linhas de resposta são comparadas e classificadas com base em:

Nota: Embora nenhum conjunto de critérios seja necessário para uma comparação com base em preços e valores, você também pode especificar preços como critérios em um conjunto de critérios.

Passo 4.  Converter SCs (tdpur1202m000)

Depois de aceitar uma linha de resposta, para a qual você define o status para Aceito, é possível usar a sessão Converter SCs (tdpur1202m000) para converter a linha de resposta em uma ordem de compra, contrato de compra ou livro de preços.

Para uma linha de resposta selecionada, é possível iniciar essa sessão da seguinte forma:

  • Clicando em Converter SCs no menu Visualizações, Referências o Ações da sessão Respostas à SC (tdpur1506m000). Esse comando está ativado somente se o campo Ação de conversão estiver definido como Converter e o campo Tipo de conversão estiver especificado na sessão Respostas à SC (tdpur1506m000).
  • Clicando em Converter e depois em Converter em ordem, Converter em contrato ou Converter para livro de preços no menu Visualizações, Referências o Ações das sessões Comparação de respostas à SC baseada em conj. de critérios (tdpur1511m000), Comparação de respostas à SC baseada em preços (tdpur1511m100), Comparação de resp. à SC baseada em conj. de crit. agr. por licitante (tdpur1511m200) ou Comparação de respostas à SC baseada em valores agr. por licitante (tdpur1511m300).
Passo 5.  Excluir SCs (tdpur1205m000)/ Processar respostas de SC não convertidas (tdpur1223m000)

Use a sessão Excluir SCs (tdpur1205m000) para excluir SCs que estejam expiradas, não tenham respostas retornadas ou nunca tenham sido vinculadas a um licitante.

Use a sessão Processar respostas de SC não convertidas (tdpur1223m000) para processar linhas de resposta para as quais a Ação de conversão seja Ignorar ou para excluir linhas de resposta para as quais a Ação de conversão seja Excluir.

Nota

Também é possível concluir as etapas anteriores usando a sessão SC (tdpur8310m000).