Contratos de compra

Os contratos de compra são usados para registrar acordos com um parceiro de negócios fornecedor para a entrega de mercadorias específicas.

Esses acordos podem ser registrados nos seguintes níveis:

  • linhas de contrato de compra
    Em linhas de contrato, são registrados os acordos com um parceiro de negócios sobre a entrega de um item ou grupo de itens em particular para um período de tempo específico. Esses acordos são focados em quantidades, preços e descontos totais. É possível especificar um período de efetividade e indicar se uma quantidade mínima a comprar é vinculante.
  • Contratos de termos e condições
    Em acordos de termos e condições, são registrados os termos e condições detalhados sobre ordens, planejamento, logística, faturamento e rastreamento de demanda sobre a venda, a compra ou a transferência de mercadorias. Um acordo de termos e condições de compra deve ser vinculado a um contrato de compra normal para poder ser usado.

Tipos de contrato

É possível especificar estes tipos de contrato:

Para cada parceiro de negócios de compra, é possível fechar vários contratos especiais em um período. Em um período específico, não é possível especificar mais de um contrato normal por grupo de preços ou item para um parceiro de negócios fornecedor.

Os contratos de compra são usados como base para ordens de compra ou programações de compra. Os dados especificados no contrato de compra servem como pai dos dados especificados na ordem de compra ou programação de compra vinculada.

Ao criar ordens de compra planejadas ou programações de compra usando Planejamento empresarial, durante o processo de seleção do fornecedor, os parceiros de negócios de compra são pesquisados para determinar quem pode fornecer o item necessário. Com base nos níveis de pesquisa de prioridade especificados na guia Pesquisa do PN fornecedor na sessão Parâmetros de programação de compra (tdpur0100m500) e na guia Ordens de busca do PN fornecedor da sessão Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400), os contratos de compra podem ser usados para pesquisar esses parceiros de negócios de compra. Se parceiros de negócios válidos forem encontrados, eles são enviados para Planejamento empresarial e selecionados por ele.

Contratos em uma estrutura de vários locais
Contratos de compra corporativos

Em uma estrutura multicompanhias, é possível especificar também um contrato de compra corporativo. Esse contrato é usado para especificar de modo centralizado acordos de preço (por linha de contrato de compra) e para especificar de modo descentralizado acordos logísticos (por detalhe da linha de contrato de compra).

Contratos de compra corporativos permitem-lhe fazer contratos de preço precisos em um nível corporativo e usar esses preços em um nível local. É possível usar contratos de compra corporativos somente para programações push.

Nota

Contratos de compra corporativos não são especificados no nível do cabeçalho do contrato, mas no nível da linha. Portanto, um contrato de compra pode incluir as linhas do tipo Total e as linhas do tipo Linha de contrato. As linhas totais possuem detalhes de linha de contrato vinculados, que podem se aplicar somente a contratos de compra corporativos. As linhas de contrato aplicam-se a contratos de compra normais.

Contratos centrais

Em uma estrutura multicompanhias, é possível definir um contrato central que pode ser usado por vários departamentos de compras de diferentes companhias logísticas. O seguinte é aplicável a esses contratos:

  • o departamento de compras central mantém o contrato de compra e o preço de compra
  • acordos de preço e logística são especificados em um nível central, por linha do contrato de compra
  • cada companhia logística (local) compra mercadorias diretamente de fornecedores, gera recebimentos e paga faturas
  • as ordens de compra locais são baseadas nas condições, nos preços e nos descontos estabelecidos no contrato central
  • as quantidades compradas das companhias locais são agregadas no contrato central
  • na companhia que mantém o contrato central, não é possível usar programações de entrega para atualizar transações planejadas de estoque, uma vez que o estoque está presente em outras companhias. É possível usar as programações de entrega somente para exibir informações
  • o LN registra as informações de desempenho do fornecedor nas companhias locais que dão baixa das ordens de compra.
Nota

Para você poder usar contratos centrais, as companhias devem compartilhar as tabelas do contrato usando uma ligação de tabela lógica ou por replicação.

Se você compartilhar a tabela de linhas de contrato, a caixa de seleção Usar contratos de compra corporativos na sessão Parâmetros de contrato de compra (tdpur0100m300) deverá ser o mesmo valor para todas as companhias.

Para mais informações, consulte o:

  • Guia do usuário para estruturas multicompanhias (U9504 PB)
  • Guia do usuário para compartilhamento de tabela multicompanhias (U9505 PB)
Especificar contratos de compra

Para poder especificar contratos de compra:

  1. selecione a caixa de seleção Contratos na sessão Parâmetros de aquisição (tdpur0100m000)
  2. Especifique os parâmetros do contrato de compra na sessão Parâmetros de contrato de compra (tdpur0100m300).

Para mais informações, consulte o Especificar contratos de compra.

Recuperar contratos de compra

Para mais informações, consulte o Recuperar contratos de compra.

Processos adicionais do contrato de compra

Vários processos nem sempre ocorrem no procedimento de contrato de compra, mas podem ser aplicáveis em situações específicas.

É possível: