Ordens de vendas - processos adicionais

adicionar custos extras a uma ordem de vendas

Os itens de custo são usados para definir sobretaxas como tarifas de frete, gestão e administração. Esses custos podem ser inseridos em uma ordem de vendas de modo que a ordem de fato reflita os encargos cobrados de um cliente. Vários itens de custo com custos adicionais podem ser atribuídos a uma ordem unindo-os em um conjunto de custo.

Custos adicionais podem ser pedidos com base na ordem ou na expedição.

  • Com base na ordem
    Custos adicionais são calculados para uma ordem de vendas. Depois da aprovação da ordem de vendas, custos adicionais são colocados em uma ordem como (itens de) custo extra após o último item ser registrado.
  • Baseado em expedição
    Custos adicionais são calculados para uma expedição de vendas. Depois da confirmação de uma expedição, uma ordem de custo de expedição de vendas é gerada com todos os custos adicionais para uma expedição.
Bloquear e desbloquear ordens de vendas

Podem existir vários motivos para bloquear uma ordem de vendas ou uma linha de ordem de vendas. Uma ordem pode ser bloqueada por mais de um motivo em qualquer ponto no procedimento de ordem de venda.

Para mais informações, consulte o Bloquear ordens de venda.

Alterar dados de vendas após a liberação ao Faturamento

Em alguns casos, é possível atualizar os dados da fatura de vendas depois de a data de vendas ser liberada para o Faturamento.

Dependendo do status da fatura, é possível alterar:

Para mais informações, consulte o Alterar dados de vendas após a liberação ao Faturamento.

Verificar a conformidade de exportação para ordens de venda

Se a conformidade comercial global for aplicável para documentos de exportação, as ordens de venda serão validadas para garantir que as informações de conformidade de exportação sejam válidas e que as licenças necessárias estejam disponíveis.

Para mais informações, consulte o Conformidade comercial global para ordens de venda.

criar ordens de entrega direta

Em uma ordem de vendas ou serviço, é possível indicar se você deseja que as mercadorias vendidas sejam entregues diretamente. Em caso de uma entrega direta, uma ordem de vendas ou de serviços resulta em uma ordem de compra. Uma vez que o parceiro de negócios fornecedor entrega as mercadorias diretamente ao parceiro de negócios cliente, a Armazenamento não está envolvida.

Para informações detalhadas sobre a geração e o processamento de ordens de entrega direta, consulte os tópicos a seguir:

criar ordens de frete usando ordens de venda

O pacote de Frete pode ser usado para gerir requisitos de transporte. Durante a entrada da ordem de venda, é possível identificar e escolher o meio adequado de transporte e gerar uma ordem de frete usando uma ordem de venda.

A integração entre Frete e Vendas inclui estes tópicos:

  • Integração entre controle de ordem de frete e vendas

    Em Controle da ordem de frete, há dois tipos de planejamento:

    • Planejamento bruto, que é usado para planejamento de capacidade de longo prazo.
    • Criação de carga, que é o plano do tempo de execução real das expedições e cargas. Para expedir as mercadorias, o Controle da ordem de frete deve saber quais expedições devem ser movidas em um período de tempo. Se uma ordem de frete for criada usando Vendas, o progresso da expedição e das cargas pode ser trocado e as informações podem ser compartilhadas entre o Controle da ordem de frete e Vendas.
  • Integração entre faturamento de frete e faturamento de vendas

    A taxa de frete que você deve pagar à transportadora é chamada de custos de frete. É possível faturar os custos de frete do parceiro de negócios com base em:

    • Custos de frete.
    • Custos de frete (Atualização permitida).
    • Taxas de cliente.
criar variantes de produto

Se você especificar um item configurável na linha de ordem de vendas, será possível configurar ou vincular uma variante de produto.

Um item será configurável se a caixa de verificação Configurável estiver marcada na sessão Itens (tcibd0501m000).

  • Os itens Fabricado com a Origem do fornecimento padrão definida para Montagem na seção Itens (tcibd0501m000) e itens Genérico sempre são configuráveis.
  • Itens Comprado com a caixa de verificação Programação de compra em uso marcada na sessão Itens (tcibd0501m000) podem ser configurados.

Para mais informações, consulte o Variantes de produto em vendas.

Itens com Origem do fornecimento padrão definida como Produção (JSC)

É preciso decidir se você desejar um projeto de Controle de projeto ao produzir variantes de produto, ou uma Configuração de produto (PCF) sem PCS. Um projeto PCS é usado para planejar, produzir e controlar o processo de fabricação. Como consequência, a estrutura da variante do produto é gerada pelo projeto. A vantagem de usar PCS é que ele fornece um item com uma rolagem de custo detalhada e a possibilidade de rastreamento. Porém, em ambientes de alto volume, uma rolagem de custo detalhada costuma não ser necessária. Além disso, usar PCS requer tempo extra para calcular os custos do projeto e excluir a estrutura do projeto posteriormente.

Se deseja usar PCS para PCF, marque a caixa de verificação Personalizar na sessão Itens - Ordem (tcibd2100m000). Se deseja usar PCF sem PCS, desmarque a caixa de verificação Personalizar.

Depois de a variante de produto ter sido configurada na seção Configurador de produto (tipcf5120m000), é preciso usar a seção Gerar estrutura (projeto PCS) para ordens de venda (tdsls4244m000) para gerar a estrutura do projeto e/ou a estrutura do produto para a variante de produto.

Para mais informações, consulte o Como usar um modelo de produto em uma ordem de venda.

Criar ordens urgentes

Cada companhia lida com solicitações urgentes dos clientes. Essas solicitações normalmente requerem termos de pagamento e entrega especiais. Para determinar se uma solicitação urgente é razoável ou não, e para poder informar o parceiro de negócios sobre a data de entrega de uma ordem, condições da ordem urgente padrão devem ser definidas para uma companhia.

As duas situações de urgência possíveis são:

  • o cliente pede uma entrega urgente durante a entrada da ordem em si
  • o cliente pede urgência em uma ordem já baixada.

Para mais informações, consulte o Ordens urgentes.

Rastreamento de demanda

Se a funcionalidade de rastreamento de demanda for usada em uma companhia, o estoque é alocado quando as ordens de vendas são criadas. Além disso, uma especificação é vinculada a essas ordens.

Para mais informações, consulte o Visão geral de rastreamento de demanda.

Gerir ATP/CTP

A funcionalidade ATP faz parte de uma técnica de promessa de ordem mais ampla, chamada capacidade de vendas (CTP).

É possível verificar ATP/CTP para itens do plano durante o horizonte de ATP/CTP como especificado na seção Itens - planejamento (cprpd1100m000). Para poder especificar um item do plano na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000), é preciso definir o campo Sistema de ordem como Planejado na sessão Itens - Ordem (tcibd2100m000).

Para verificar a ATP/CTP de um item na entrada da ordem de venda:

  1. selecione a caixa de seleção Verificação de CTP para vendas na sessão Parâmetros de planejamento (cprpd0100m000) Se esta caixa de controle estiver selecionada,, uma verificação de capacidade de vendas (CTP) será realizada quando uma ordem de venda para um item estiver fechada. Se esta caixa de controle estiver limpa,, o LN não realizará nenhuma verificação de CTP, não importa os valores de parâmetros relacionados a CTP na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).
  2. Indique os tipos de verificações de ATP e CTP que devem ser aplicadas e especifique as configurações para as verificações na seção Itens - planejamento (cprpd1100m000).

Se o estoque livre disponível (ATP) e componentes e capacidades críticos adicionais (CTP) forem insuficientes para atender a ordem, várias possibilidades serão apresentadas para gerir a escassez. Uma maneira de gerir a escassez para uma ordem de venda é propor uma programação de entrega, que pode ser especificada na sessão Gestão ATP (cprrp4800m000).

Também é possível usar a sessão Gestão ATP (cprrp4800m000) para realizar verificações de ATP/CTP off-line. Por exemplo, é possível coletar várias ordens por escrito e depois usar a sessão Gestão ATP (cprrp4800m000) para executar as verificações de ATP/CTP.

Para mais informações, consulte o Tipos de verificações de ATP e CTP.

Gestão de ordens de reposição

Se somente uma parte das mercadorias ou nenhuma das mercadorias listadas na ordem de vendas for expedida, é possível criar ordens de reposição.

Uma ordem de reposição pode ser criada nos seguintes módulos:

  • Controle de vendas

    Uma ordem de reposição pode ser criada da seguinte maneira:

    • É possível inserir manualmente uma quantidade de retenção.
    • A ordem de compra de entrega direta criada para a ordem de vendas não é completamente entregue.
  • Gestão de estoque

    A quantidade de expedição pode ser reduzida em dois pontos no módulo Ordens de armazém da Armazenamento:

    • antes da confirmação do aviso de saída
    • antes da confirmação da expedição.

Para mais informações, consulte o Gestão de ordem de reposição para ordens de venda.

gerir componentes

Se você desejar entregar componentes, em vez de itens principais, no procedimento de ordem de vendas, é possível definir como os componentes são geridos.

Para mais informações, consulte o Visão geral da gestão de kits em vendas.

gerir ordens parceladas

Faturar os parceiros de negócios é uma parte normal e necessária dos negócios. O faturamento pode ocorrer de várias maneiras. Faturar por parcela permite enviar faturas para valores parciais ou percentagens do valor líquido total antes ou depois de as mercadorias pedidas serem de fato entregues. Para estabelecer as parcelas, as linhas de parcela são vinculadas à ordem de venda.

Para mais informações, consulte o Parcelas.

Gerir promoções

Em Preço sob Comum, promoções são definidas para itens e parceiros de negócios. As promoções são usadas para oferecer descontos extras e/ou presentes grátis (prêmios) sobre ordens de vendas ou linhas de ordens de vendas.

Para verificar se uma promoção foi definida para o item e/ou parceiro de negócios de uma ordem de vendas, o LN usa matrizes de promoção.

O LN procura promoções válidas nas matrizes de promoção para as quais um número de sequência de matriz é definido. A recuperação de matrizes de promoção é controlada pelas configurações de parâmetro na seção Parâmetros de preço (tdpcg0100m000).

Para recuperar promoções de uma matriz de promoções, o LN procura matrizes de promoção com uma definição da matriz e atributos de matriz que conciliem as propriedades da ordem de venda relevante. Observe que todos os atributos de matriz devem corresponder às propriedades da ordem. Quando encontrada, a promoção vinculada à matriz de promoção é aplicada à ordem de vendas.

Nota

Se você inserir uma ordem de venda ou uma linha de ordem de venda, poderá exibir e selecionar as promoções elegíveis e/ou aplicadas na sessão Link de dados de promoções de ordens de vendas (tdsls4536m000).

Para obter detalhes sobre a configuração de promoções, consulte Configurar uma matriz de promoção.

gestão de ordens de devolução

Se as mercadorias precisarem ser devolvidas em uma ordem de vendas, uma ordem de devolução pode ser criada. Uma ordem de devolução pode conter somente valores negativos. Várias etapas estão envolvidas no processo de ordem de devolução.

Para mais informações, consulte o Ordens de devolução de vendas.

preços de material em ordens de venda

Se a caixa de verificação Preço de material em vendas estiver selecionada na seção Parâmetros de preço de materiais (tcmpr0100m000), depois de configurar os dados mestres de preço de material, o LN poderá recuperar informações sobre preços de material e calcular os preços de material para uma linha de ordem de vendas.

Informações sobre preços de material vinculadas podem ser visualizadas na seção Informações sobre preços de materiais (tcmpr1600m000).

Para mais informações, consulte o Informações sobre preço de material - ordens de vendas.

Rastreamento de projeto

O rastreamento do projeto em Vendas inclui o rastreamento dos custos do projeto para linhas de ordem de venda e linhas de cotação de vendas. Se o rastreamento de projeto for obrigatório para o item na linha de ordem de venda ou de cotação, uma rastreabilidade deverá ser especificada, que é uma combinação de projeto/orçamento, elemento de projeto e/ou atividade do projeto. Por exemplo, se a demanda for rastreada para uma linha de ordem de vendas, as mercadorias são vendidas e os custos são reservados para o projeto, elemento e atividade na linha de ordem de vendas.

Para mais informações, consulte o Rastreamento de projeto em vendas.

configurar e usar itens alternativos

Sempre que ocorrer uma falta de estoque para um item, será possível oferecer ao parceiro de negócios cliente um item alternativo. Para evitar o risco de um item se tornar obsoleto, é possível primeiro consumir o estoque disponível do item original e então preencher a escassez restante com uma alternativa.

Para mais informações, consulte o Itens alternativos.

Ordem de cross-dock estática

Se desejar cumprir uma ordem de venda existente para a qual não haja estoque disponível, é possível pegar mercadorias de entrada imediatamente do local de recebimento para o local de preparação para baixa. Para iniciar esse processo, é preciso gerar uma ordem de cross-docking.

Para mais informações, consulte o ordens de cross-docking estáticas.

Usar estoque consignado

Se você desejar usar o estoque consignado no procedimento de ordem de venda, é possível definir como o estoque consignado é gerido.

Para mais informações, consulte o Consignação em vendas e aquisição.

Usar modelos de cópia

No LN, você pode indicar se modelos de cópia são usados no processo de copiar (linha) de ordem de vendas. Com modelos de cópia, é possível especificar como os dados (da linha) de ordem de vendas são copiados.

Um modelo de cópia contém um conjunto padrão de exceções de cópia com o qual é possível fazer o seguinte:

  • copiar ordens existentes para ordens de destino na seção Copiar ordem de vendas (tdsls4201s000)
  • copiar linhas de ordem de vendas existentes para linhas de ordem de destino
  • copiar as linhas de ordem de venda do documento original para linhas de ordem de destino no processo de ordem de devolução.

Para mais informações, consulte o Modelos de cópia.

usar materiais fornecidos pelo cliente

Para permitir que os clientes ou seus fornecedores enviem os materiais necessários para produzir um item do cliente específico, é possível implementar Materiais fornecidos pelo cliente. O fornecimento de materiais do cliente é iniciado de uma linha de ordem de vendas, que inclui o item contendo os materiais fornecidos pelo cliente. A linha de ordem de venda possui uma rastreabilidade de demanda vinculada para a demanda do cliente.

Para mais informações, consulte o Materiais fornecidos pelo cliente em Vendas e Aquisição.

usar simulações de prioridade

As simulações de prioridade da ordem ajudam a determinar a prioridade pela qual as ordens de vendas são geridas no armazém para entrega. É possível usar uma simulação de prioridade para calcular a prioridade com que o estoque é alocado a ordens. Para definir prioridades reais para ordens de vendas, é preciso aceitar os resultados da simulação. É possível modificar esses resultados antes de aceitá-los.

Para mais informações, consulte o Prioridade da ordem (simulações).