Liberações de vendas

Liberações de vendas são usadas para agrupar, por tipo de liberação, as necessidades de programação de vendas do cliente. As liberações de vendas normalmente são recebidas por intercâmbio eletrônico de dados (EDI), mas também podem ser especificadas manualmente ou recebidas por um Documento de objeto de negócios (BOD). Liberações de vendas ou linhas de liberação separadas podem ser processadas e convertidas em programações de vendas. Uma liberação de vendas representa a visualização do cliente externa para necessidades de programação, enquanto a programação de vendas representa a visualização interna do fornecedor.

Os números de revisão de liberação identificam as atualizações que foram enviadas ao parceiro de negócios.

A primeira liberação de vendas criada para uma combinação específicas das seguintes características recebe o número um de revisão de liberação de vendas:

  • Parceiro de negócios cliente
  • Parceiro de negócios receptor
  • endereço do receptor
  • Tipo de liberação
  • Baseado em expedição/recebimento
  • Qualificador de quantidade de progr.
  • Origem da lib. de venda
  • Liberação de clientes

Quando uma nova revisão de liberação de vendas é criada para essas características, uma revisão de liberação de vendas é criada com o número dois de revisão e assim por diante.

Nota

Se a caixa de seleção Processar automaticamente liberações de programação de venda estiver desmarcada na sessão Parceiro de negócios cliente (tccom4110s000), será possível atualizar as liberações de vendas antes de elas serem convertidas para programações de vendas na sessão Processar liberações de vendas (tdsls3208m000). Se a caixa de seleção Processar automaticamente liberações de programação de venda estiver selecionada, as liberações de vendas serão automaticamente convertidas para programações de vendas, o que significa que não será possível atualizá-las.

Tipos de liberação de vendas e tipos de programação de vendas

Liberações e programações de vendas sempre são de um tipo específico. Liberações de vendas somente podem conter programações de vendas do mesmo tipo.

Os seguintes tipos estão disponíveis:

  • Liberação de material
    Em longo e médio prazo (em períodos gerais de alguns meses), as informações de planejamento são fornecidas pelo parceiro de negócios. Em geral, uma liberação de material pode ser considerada uma liberação de planejamento. Para programações sem referência, porém, a liberação de material também pode conter a ordem real. Nesse caso, a liberação é chamada de liberação de material com capacidades de expedição.
  • Programação de expedição
    Em um curto prazo, liberações de expedição que contenham informações mais detalhadas e fixas são enviadas. Essas informações são coletadas com base nas necessidades da produção por encomenda, ordens diversas e assim por diante. Programações de expedição contêm informações de ordem e informam sobre entregas reais. Esse tipo de programação de vendas pode ser usado para programações de vendas sem referência, bem como programações de vendas com referência.
  • Programação de sequência de expedição
    Em curto prazo (em geral, um período de vinte dias, dos quais cinco dias são fixos), informações sobre sequência de expedição são comunicadas. Programações de sequência de expedição são um suplemento à liberação de material ou à programação de envio com informações precisas sobre a produção ou o cumprimento das necessidades. Essas programações podem incluir a sequência de produção ou cumprimento, a ordem, o local e o horário de descarga após a expedição. Esse tipo de programação de vendas é usado somente se a programação de vendas tiver referência.
  • Folha pick-up
    Em curto prazo, informações de coleta são fornecidas pelo parceiro de negócios. Uma folha pick-up é um documento que constitui uma lista de itens a serem coletados no local do fornecedor por uma transportadora específica para transporte ao cliente em um dia específico. Em geral, são necessidades diárias. Liberações de vendas do tipo Folha pick-up são convertidas em programações de vendas com referência do tipo Programação de expedição.
Nota

O tipo de programação de vendas que pode ser recebido para uma combinação específica de item e parceiro de negócios é determinado por um dos seguintes:

  • As configurações do campo na caixa de grupo Tipos de mensagem de programação da sessão Dados logísticos de linha de contrato de venda (tdsls3102m000).
  • O campo Mensagem EDI na sessão Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000).

É possível visualizar os dados da liberação de vendas nas seguintes sessões:

Tipo de liberação de vendasLiberações de vendasLinhas de liberaçãoDetalhes de linha de liberação
Liberação de material Visão geral de liberações de venda (tdsls3512m000) Linhas de liberação de venda (tdsls3508m000) Detalhes de linha de liberação de venda (tdsls3515m000)
Programação de expedição Visão geral de liberações de venda (tdsls3512m000) Linhas de liberação de venda (tdsls3508m000) Detalhes de linha de liberação de venda (tdsls3515m000)
Programação de sequência de expedição Visão geral de liberações de venda (tdsls3512m000) Linhas de liberação de venda - Progr. de seq. de expedição (tdsls3116m000)-
Folha pick-up Visão geral de liberações de venda (tdsls3512m000) Linhas de liberação de venda - Folha pick-up (tdsls3109m000) Detalhes de linha de liberação de venda - Folha pick-up (tdsls3116m100)

 

Nota

É possível também usar as sessões Liberações de venda (tdsls3612m100) e Liberação de vendas (tdsls3612m000) para visualizar, inserir e realizar a manutenção dos dados de liberação de vendas.

Linhas de liberação de vendas

Se uma linha de liberação de vendas se refere a uma programação de vendas ou a uma linha de programação de vendas depende do tipo de liberação. Se o tipo de liberação for:

  • Liberação de material ou Programação de expedição, uma linha de liberação de vendas refere-se a uma programação de vendas.
  • Programação de sequência de expedição, uma linha de liberação de vendas se refere a um cabeçalho da programação de vendas, linha de programação de vendas e informações sobre sequência de expedição.
  • Folha pick-up, uma linha de liberação de vendas se refere a uma combinação de transportadora e referência de expedição.
Detalhes de linha de liberação de vendas

Se o tipo de liberação for:

  • Liberação de material ou Programação de expedição, um detalhe de linha de liberação de venda refere-se a uma linha de programação de vendas.
  • Folha pick-up, uma linha de liberação de vendas se refere a um cabeçalho da programação de vendas, linha de programação de vendas e linha de folha pick-up.