Consignação em vendas e aquisição

É possível usar o estoque consignado, para o qual a propriedade e o armazenamento do estoque são geridos por partes diferentes e selecionar uma configuração de consignação básica ou estendida.

Nota

Ambas as configurações podem ser usadas em estoque gerenciado do fornecedor (VMI). Para mais informações, consulte o Estoque gerenciado do fornecedor.

Consignação estendida

Em uma configuração de consignação estendida, as configurações de estoque gerenciado do fornecedor (VMI) são estabelecidas em um acordo de termos e condições entre os parceiros de negócios. Portanto, se você desejar que a propriedade do item seja consignada, na sessão Termos e condições de ordem (tctrm1130m000), defina o campo Pagamento para Pagar na utilização para uma combinação de item, parceiro de negócios e armazém (aquisição) ou Armazém receptor (Vendas).

Quando uma ordem/programação (de reabastecimento) for criada para a combinação definida de item, parceiro de negócios e armazém (do receptor), o campo Pagamento na linha/programação da ordem será Pagar na utilização, conforme recuperado dos termos e condições. Quando o estoque em consignação for consumido, o consumo poderá estar vinculado a uma ordem/programação existente.

Para cada consumo, o seguinte é gerado:

Com a consignação estendida, você vincula diretamente o pagamento/faturamento para um consumo de estoque em consignação à ordem de reabastecimento ou programação. O preço para o pagamento/faturamento do estoque em consignação é baseado no preço válido no momento do reabastecimento ou consumo, o que pode ser especificado no campo Det de preço c/ base em da sessão Termos e condições de ordem (tctrm1130m000).

Nota

Se o LN não puder vincular o consumo do estoque consignado a uma ordem ou programação existente, o seguinte acontece:

  • Aquisição
    Uma ordem de Pagamento de compras é gerada automaticamente. Se nenhum recebimento estiver disponível ainda, com base no grupo de número para recebimentos de armazém, um recebimento é gerado em Aquisição e um recebimento a pagar de compra é criado.
  • Vendas
    Uma ordem de Consumo é gerada automaticamente com base no campo Tipo de ordem de faturamento por consignação na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400).

Para obter mais informações sobre:

Consignação básica

Em uma configuração de consignação básica, os procedimentos de ordem e programação são divididos em uma parte de reabastecimento e uma parte de pagamento/faturamento.

Especifique o seguinte:

  • Procedimento de ordem de compra
    Na sessão Tipo ord. compr. (tdpur0694m000), crie tipos de ordem Reabastecimento em consignação e Pagamento de consignação separados e defina suas atividades. Insira os tipos de ordem em Tipo de ordem para reposição de consignação e Tipo de ordem para pagamento de consignação da sessão Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400).
  • Procedimento de programação de compra
    Selecione a caixa de seleção Consignado na sessão Linhas de contrato de compra (tdpur3101m000).
  • No campo Determinação de preço com base em da sessão Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400), defina como o preço para o pagamento do estoque em consignação é determinado.
  • Procedimento de ordem de venda
    Na sessão Tipo de ordem de vendas (tdsls0694m000), crie tipos de ordem Reabastecimento em consignação e Faturamento de consignação separados e defina suas atividades.

Reabastecimento em consignação

Se o estoque consignado precisar ser reabastecido:

  • Aquisição
    Você pode gerir as ordens/programações de compra até o recebimento das mercadorias. Não é necessário pagar pelas mercadorias antes do consumo, de modo que nenhuma fatura foi criada ainda.
  • Vendas
    Você gera a ordem de venda até a entrega das mercadorias. Não é preciso faturar as mercadorias antes de o cliente as utilizar, de modo que nenhuma fatura foi criada ainda.

Somente é possível usar a parte de reabastecimento em consignação do procedimento de ordem/programação para reabastecer o estoque em consignação.

Pagamento/faturamento de consignação

Se estoque em consignação for usado:

  • Aquisição
    É preciso pagar por ele. Realize a parte do pagamento de consignação do procedimento de ordem/programação de compra. Quando você consumir o estoque consignado, uma ordem de Pagamento de compras é gerada automaticamente. Para cada consumo, um recebimento a pagar é vinculado à linha da ordem de compra na sessão Recebimentos a pagar de compras (tdpur4130m000).
  • Vendas
    É preciso faturar o cliente por ele. É preciso criar manualmente uma ordem de venda de Faturamento de consignação.
Cuidado!

Em uma configuração de consignação básica, o pagamento/faturamento de um consumo não está diretamente vinculado à ordem ou programação de reabastecimento.

Para mais informações, consulte o Consignação.