Procedimento de ordem de compra

O procedimento de ordem de compra aborda todo o procedimento administrativo para a compra de mercadorias ou serviços.

O procedimento inclui estas etapas:

Passo 1. Criar ordens de compra

Na sessão Ordem de compra - Linhas (tdpur4100m900), ordens de compra podem ser criadas:

Passo 2. Aprovar ordens de compra

Depois da criação das ordens de compra, a aprovação da ordem de compra é uma etapa obrigatória no procedimento de ordens de compra. A execução das atividades do procedimento de ordem pode iniciar quando você aprovar a ordem.

Passo 3. Imprimir ordens de compra

Depois de a ordem ter sido registrada e aprovada, é possível imprimir a ordem de compra e enviá-la ao parceiro de negócios fornecedor como confirmação. A sessão Imprimir ordens de compras (tdpur4401m000) é obrigatória somente se você comunicar a ordem de compra ao parceiro de negócios fornecedor por correio ou intercâmbio eletrônico de dados (EDI). Se você usar o telefone para comunicar ordens de compra, esta etapa é opcional.

Depois da impressão da ordem de compra, ainda é possível modificar a ordem de compra.

Passo 4. Liberar ordens de compra para Armazenamento

Depois de o parceiro de negócios fornecedor ser informado sobre a ordem de compra e a ordem de compra ser aprovada, é possível liberar a ordem de compra para Armazenamento na sessão Liberar ordens de compra para armazém (tdpur4246m000). O departamento de armazenamento agora está informado sobre as mercadorias a serem esperadas.

Quando as ordens de compra são liberadas para o armazém, várias atividades são acionadas em Ordens de armazém, começando com a criação de ordem de armazém na sessão Ordens de armazenamento (whinh2100m000). As atividades em Ordens de armazém dependem do tipo de ordem de armazém vinculado ao tipo de ordem de compra.

Para vincular um tipo de ordem de armazenamento a um tipo de ordem de compra:

  1. Vincule as atividades a um procedimento de armazenamento na sessão Atividades por procedimento (whinh0106m000).
  2. Vincule um procedimento de armazenamento a um tipo de ordem de armazenamento na sessão Tipos de ordens de armazenamento (whinh0110m000).
  3. Vincule o tipo de ordem de armazenamento na sessão Tipos de ordem de compra (tdpur0194m000).

Não é obrigatório liberar ordens de compra para itens de custo e itens de serviço para a Armazenamento. Isso depende da configuração da caixa de seleção Liberar para armazém na sessão Itens - Compra (tdipu0101m000). Entregas diretas nunca são liberadas para armazenamento.

Passo 5. Receber mercadorias compradas

É possível registrar os recebimentos das mercadorias compradas em Armazenamento ou Aquisição.

  • Armazenamento
    Se a ordem de compra for liberada para Armazenamento, o procedimento de recebimento é coberto pelos procedimentos de entrada e inspeção em Gestão de estoque (INH).

    Quando os recebimentos forem registrados na Armazenamento, os dados de recebimento serão relatados de volta para Aquisição. É possível visualizar esses dados nestas sessões:

    • Ordens de compra - Visão geral de recebimento (tdpur4531m000)
    • Recebimentos de compra (tdpur4106m000)
  • Aquisição
    Para itens não em estoque que não foram liberados para Armazenamento, é possível registrar os recebimentos nas sessões Ordem de compra - Linhas a serem recebidas (tdpur4501m400) e Recebimentos de compra (tdpur4106m000).

Depois de um recebimento ter sido confirmado na sessão Recebimentos de compra (tdpur4106m000), não é mais possível alterar os dados de recebimento nessa sessão. Porém, ainda é possível alterar dados de recebimento específicos na sessão Corrigir recebimento de compra (tdpur4106s100).

Quando as mercadorias são recebidas, os preços e os descontos das mercadorias podem ser alterados. Use a sessão Alterar preços e descontos após recebimento (tdpur4122m000) para manter preços e descontos.

Passo 6. Pagar as mercadorias compradas

Para gerenciar o pagamento das mercadorias compradas, use Contas a pagar (ACP). É possível realizar esse procedimento somente se o pacote Finanças estiver implementado.

No procedimento de ordem de compra, o parceiro de negócios não precisa enviar uma fatura. Em vez disso, é possível usar autofaturamento para gerar automaticamente faturas para as mercadorias compradas.

O autofaturamento normalmente será usado se você tiver:

  • um contrato com o parceiro de negócios para o preço das mercadorias que está comprando
  • um acordo com o parceiro de negócios que pagará pelas mercadorias sem receber uma fatura para elas.

O autofaturamento é controlado por estes campos nas sessões Ordens de compra (tdpur4100m000) e Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000):

  • Autofaturamento
    Se você selecionar essa caixa de seleção, será possível gerar uma fatura para cada recebimento da linha de ordem. Na companhia financeira à qual o departamento de compras está vinculado, é possível selecionar as linhas da ordem e gerar as faturas na sessão Gerar autofaturas de compra (tfacp2290m000).
  • Faturar depois

    Esse campo pode ser:

    • Inspeção
      Autofaturas podem ser criadas somente para a quantidade recebida aprovada, após todas as inspeções terem sido concluídas para um recebimento em particular.
    • Recebimento
      Uma autofatura pode ser criada imediatamente para a quantidade recebida total. Se, depois da inspeção, alguma quantidade for rejeitada, uma fatura é criada na sessão Gerar autofaturas de compra (tfacp2290m000) para a quantidade rejeitada. Essa fatura inclui uma quantidade negativa.
Passo 7. Processar ordens de compra

Ao fim do procedimento de ordem de compra, todas as ordens de compra devem ser processadas na sessão Processar ordens de compra entregues (tdpur4223m000). As ordens de compra processadas são transferidas do banco de dados regular para o banco de dados histórico.

Nota

É possível usar essas sessões para visualizar as linhas de ordem de compra que exigem a atenção do comprador e executar as ações adequadas nas linhas: