Rastreamento de projeto em vendas

Para identificar custos, demanda e fornecimento para um projeto, é possível implementar rastreamento de projeto e especificar os itens para os quais o rastreamento de projeto é necessário. Para mais informações, consulte o Visão geral de rastreamento do projeto.

Nota

Para usar rastreamento de projeto em combinação com quebras de custo, selecione também a caixa de seleção Discriminação de custo na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000). Para mais informações, consulte o Discr. custos.

O rastreamento do projeto em Vendas inclui o rastreamento dos custos do projeto para linhas de ordem de venda e cotação. Se o rastreamento de projeto for obrigatório para o item na linha de ordem de venda ou de cotação, uma rastreabilidade deverá ser especificada nas sessões Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) e Linhas de cotação de venda (tdsls1501m000). Uma rastreabilidade é uma combinação de projeto/ orçamento, elemento de projeto e/ou atividade de projeto. Por exemplo, se a demanda for rastreada para uma linha de ordem de venda, as mercadorias são vendidas e os custos são reservados para o projeto, elemento e atividade na linha de ordem de venda.

A rastreabilidade é obrigatória quando as transações planejadas de estoque são geradas para a linha de ordem de venda ou de cotação. Para linhas de cotação de vendas, isso significa que a rastreabilidade não é obrigatória se a Porc. de probabilidade for menor que o valor especificado no campo Porcent. mín. probab. p/ consid. emestoque distribuido no tempo da sessão Parâmetros de cotação de venda (tdsls0100s100). Porém, quando você confirma uma linha de cotação de vendas, a rastreabilidade sempre é obrigatória.

Nota

Se um item vinculado a uma oportunidade precisar de uma rastreabilidade, é possível especificar essa rastreabilidade na sessão Itens por oportunidade (tdsmi1113m000). Porém, usar rastreabilidades para oportunidades sempre é opcional.

Ao gerar uma linha de cotação de vendas usando uma linha de item de oportunidade, a rastreabilidade da oportunidade é copiada para os campos Orçamento, Elemento para orçamento e Atividade para orçamento na linha de cotação.

Quando uma cotação de vendas é processada para uma ordem de venda, a rastreabilidade é copiada da seguinte maneira:

  • se os campos Orçamento, Elemento para orçamento, Atividade para orçamento, Projeto, Elemento para projeto e Atividade para projeto forem especificados em uma linha de orçamento, os campos de rastreabilidade relacionados a orçamento são ignorados e os campos de rastreabilidade do projeto são copiados para os campos de rastreabilidade da linha da ordem de venda
  • se somente os campos Orçamento, Elemento para orçamento e Atividade para orçamento são especificados em uma linha de cotação, esses campos são copiados para os campos da rastreabilidade da linha da ordem de venda
  • se o campo Orçamento for especificado no cabeçalho de cotação, esse orçamento será copiado para o projeto no cabeçalho da ordem de venda. Porém, se uma das linhas de cotação tiver um projeto especificado que difira do orçamento da linha de cotação, o projeto do cabeçalho da ordem de venda é deixado vazio.

A rastreabilidade de vendas é copiada para todos os objetos relevantes no processo, como Armazenamento, Faturamento, Aquisição ou Controle de produção por encomenda. Se o objeto de destino usar distribuições de rastreabilidade, a rastreabilidade de vendas é copiada para uma linha de distribuição.

Nota

Se o rastreamento do projeto estiver implementado, mas uma rastreabilidade de projeto não for obrigatória para um item, é possível especificar, opcionalmente, uma rastreabilidade.

Se uma ordem de venda rastreada do projeto exigir fornecimento de uma unidade de negócios em uma companhia logística diferente, uma relação de fornecimento de rastreabilidade deve estar disponível para acompanhar e vincular os dados de rastreabilidade de custo das unidades de negócios de fornecimento e demanda durante o planejamento e a transferência. Para mais informações, consulte o Usar relações de fornecimento de rastreamento de custo.