Pagamentos parcelados do fornecedor

Pagamentos parcelados permitem ao cliente pagar os fornecedores antes ou depois de as mercadorias pedidas serem de fato recebidas para uma ordem de compra. Os pagamentos são distribuídos em um período de tempo e os valores devem ser pagos ao fornecedor em datas específicas. O fluxo de fatura do item da ordem de compra é separado do fluxo de mercadorias.

Pagamentos parcelados do fornecedor podem ser úteis para itens com características como lead longo, valor alto, muita engenharia e preço fixo. Os pagamentos parcelados podem incluir as datas e eventos em que o fornecedor deve concluir tarefas específicas antes do recebimento de qualquer mercadoria, como fornecer documentos de design ou resultados de teste.

Exemplo
Linha de pagamento parceladoDescriçãoData de vencimentoValor
1Projeto da entrega final1º de janeiro300k
2Entregar resultados do teste final31 de julho400k
3Recebimento e inspeção31 de dezembro300k

 

Nota

Não é possível usar pagamentos parcelados do fornecedor em combinação com:

Dados mestres

Para poder usar pagamentos parcelados do fornecedor, é preciso selecionar a caixa de seleção Pagamentos parcelados do fornecedor na sessão de detalhes Comps. software implementados (tccom0500m000).

Opcionalmente, é possível especificar os seguintes dados mestres, que são usados para assumir como padrão:

  1. Na sessão Itens - Compra (tdipu0101m000), selecione a caixa de seleção Fatura por pagamentos parcelados para o item.
  2. Especifique as programações de pagamento parcelado do fornecedor na sessão Stage Payment Schedule (tcmcs2640m000) que possam ser usadas para copiar facilmente um conjunto de linhas de pagamento parcelado a respostas de SC e linhas de ordem de compra.
  3. Na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000), selecione a caixa de seleção Fatura por pagamentos parcelados para a combinação de parceiro de negócios de compra-item.
  4. Se as linhas de pagamento parcelado precisarem ser geradas automaticamente quando você salvar um registro nas sessões Respostas à SC (tdpur1506m000) ou Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000) para a combinação de parceiro de negócios de compra-item, especifique uma programação de pagamento parcelado padrão no campo Conjunto de programações de pagamento parcelado na sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000).
Procedimento
Passo 1. Criar linhas de pagamento parcelado

Se a caixa de seleção Fatura por pagamentos parcelados estiver selecionada na sessão Respostas à SC (tdpur1506m000) ou na sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000), selecionando Pagamentos parcelados do fornecedor no menu adequado, é possível especificar linhas de pagamento parcelado para a resposta de SC ou a linha da ordem de compra na sessão Pagamentos parcelados do fornecedor (tdpur5120m000). Linhas de pagamento parcelado podem ser criadas manualmente ou copiadas de uma programação de pagamento parcelado.

O status da resposta de SC poderá se tornar Aceito ou a linha da ordem de compra poderá ser Aprovado somente se o valor total para as linhas de pagamento parcelado for igual ao valor líquido da linha de ordem na resposta da SC ou na linha da ordem de compra. Se o valor líquido da linha de ordem for alterado na resposta de SC ou linha de ordem de compra e as linhas de pagamento parcelado vinculado incluírem uma Porcentagem, com base nas percentagens e no novo valor, os valores da linha de pagamento parcelado são atualizados automaticamente. Se forem especificados valores, em vez de percentagem, nas linhas de pagamento parcelado, é preciso atualizar manualmente os valores da linha de pagamento parcelado.

Quando uma resposta de SC é convertida para uma ordem de compra na sessão Converter SCs (tdpur1202m000), os pagamentos parcelados do fornecedor da resposta de SC são copiados para a linha da ordem de compra. Se a caixa de seleção Dividir quantidade entre PNs fornecedores for selecionada durante a conversão, o valor líquido da linha da ordem poderá diferir entre a resposta de SC e a linha da ordem de compra. Se as linhas de pagamento parcelado da resposta de SC incluírem percentagens, os valores serão recalculados com base nas percentagens da linha da ordem de compra. Se nenhuma percentagem for especificada nas linhas de pagamento parcelado para a resposta de SC, será preciso atualizar manualmente os valores da linha de pagamento parcelado para a linha de ordem de compras gerada.

O status das linhas de pagamento parcelado criadas para respostas de SC é Não aplicável. Para linhas de ordem de compra, o status das linhas de pagamento parcelado criadas é Planejado. Nessa fase, linhas de pagamento parcelado e objetos pai ainda podem ser atualizadas, canceladas ou excluídas.

Passo 2. Liberar linhas de pagamento parcelado

Para pagar linhas de pagamento parcelado, as linhas devem ser liberadas para Contas a pagar na sessão Linhas de pagamentos parcelados a serem liberadas (tdpur5520m100). O status das linhas de pagamento parcelado liberadas é Liberado.

Os pagamentos parcelados podem ser liberados antes ou depois do recebimento das mercadorias. Não há ligação entre o recebimento e a liberação do pagamento parcelado.

Enquanto a linha de pagamento parcelado Liberado ainda não tiver sido conciliada ou aprovada em Contas a pagar, ela pode ter a liberação cancelada.

Passo 3. Faturar linhas de pagamento parcelado

Após a liberação, as linhas de pagamento parcelado devem ser conciliadas e aprovadas na sessão Entrada de fatura de compra (tfacp2600m000). Quando a fatura for aprovada para uma linha de pagamento parcelado, o status da linha será Faturado e o Valor de fatura será especificado.

Quando a fatura for conciliada e aprovada, a linha de pagamento parcelado será atualizada usando Contas a pagar.

É possível visualizar a fatura conciliada na sessão Faturas conciliadas por pagamento parcelado (tfacp2543m300).

Passo 4. Processar linhas de pagamento parcelado

Quando uma linha da ordem de compra é processada na sessão Processar ordens de compra entregues (tdpur4223m000), o status das linhas de pagamento parcelado vinculado e faturado é Processado.

Registros históricos são gravados na sessão Histórico de pagamentos parcelados do fornecedor (tdpur5570m000) para as linhas de pagamento parcelado.

Passo 5. Excluir linhas de pagamento parcelado

Quando uma linha de ordem de compra e todas as suas linhas de detalhes, ordem de reposição e pagamento parcelado são processadas, as linhas podem ser excluídas na sessão Arquivar e excluir ordens de compra (tdpur4224m000).

Ao excluir uma resposta de SC na sessão Excluir SCs (tdpur1205m000), as linhas de pagamento parcelado também são excluídas.

Nota

Para linhas de ordem de compra, transações financeiras são gravadas e revertidas pela linha de pagamento parcelado.

Rastrear linhas de pagamento parcelado

Se um item que precisa ser faturado por pagamentos parcelados necessitar de uma rastreabilidade, uma distribuição de rastreabilidade será vinculada à Linha de pagamento parcelado na sessão Distribuição de rastreabilidade de compra (tdpur5100m000) quando a linha de pagamento parcelado for aprovada. Para uma linha de ordem de compra específica e uma linha de pagamento parcelado, o Valor da linha de pagamento parcelado será distribuído em linhas de distribuição para combinações de projeto/orçamento, elemento do projeto e/ou atividade do projeto. As informações de rastreabilidade na sessão Distribuição de rastreabilidade de compra (tdpur5100m000) incluem o número da linha para a rastreabilidade na distribuição, a rastreabilidade (projeto, elemento, atividade) e o valor do pagamento parcelado por rastreabilidade.

Atualizar linhas de pagamento parcelado para uma linha de ordem de compra

Se uma linha de ordem de compra for aprovada e você alterar os campos Descrição, Valor ou Dt. vcto dos pagamentos parcelados do fornecedor vinculados:

  1. O Status da ordem de compra será alterado para Modificado. Porém, se a ordem de compra estiver muito avançada no procedimento de recebimento, seu status permanecerá inalterado.
  2. O status da atividade Imprimir ordens de compras (tdpur4401m000) irá se tornar Alterado na sessão Status de linha da ordem de compra (tdpur4534m000), o que indica que a ordem de compra foi alterada e pode ser reimpressa. É possível iniciar a sessão Status de linha da ordem de compra (tdpur4534m000) clicando em Status de linha da ordem de compra no menu adequado da sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000).
Nota

Você deve primeiro aprovar uma ordem de compra Modificado para poder reimprimi-la na sessão Imprimir ordens de compras (tdpur4401m000).

Corrigir linhas de pagamento parcelado

Para creditar um valor faturado, é possível adicionar uma linha de pagamento parcelado com um valor negativo na sessão Pagamentos parcelados do fornecedor (tdpur5120m000). Se uma linha de pagamento parcelado de correção for especificada, o valor total para as linhas de pagamento parcelado não precisa ser igual ao valor líquido da linha da ordem. Linhas de pagamento parcelado de correção também devem ser liberadas, faturadas e processadas.

Linhas de pagamento parcelado de correção podem ser especificadas em situações como estas:

  • um recebimento é realizado para a linha da ordem e não é mais possível cancelar a aprovação
  • O Cancelamento em processo é selecionado para a linha da ordem de compra na sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000)
Visão geral de pagamentos parcelados e console de liberação

É possível usar a sessão Visão geral de pagamentos parcelados do fornecedor (tdpur5520m000) para ter uma visão geral dos pagamentos parcelados do fornecedor.

É possível usar a sessão Console de liberação de pagamento parcelado do fornecedor (tdpur5520m200) para visualizar e agir com relação a linhas de pagamentos parcelados do fornecedor para linhas de ordem de compra.