Configurar uma matriz de desconto

Em Preço, uma matriz de desconto é uma estrutura de desconto que oferece critérios flexíveis para definir e recuperar descontos.

Essencialmente, uma matriz de descontos consiste nos seguintes elementos:

Se a propriedades da ordem de venda, por exemplo, corresponderem às propriedades da matriz de desconto, o valor/percentagem do desconto para a matriz de desconto ou da programação de desconto vinculada à matriz de desconto é aplicado à ordem de venda.

Nota

É possível especificar quantos níveis de desconto sua organização usa e definir, para cada nível, como são usados. Para mais informações, consulte o Vários níveis de desconto.

Para configurar uma matriz de desconto, realize as seguintes etapas:

Passo 2.  Definição matriz (tdpcg0610m000)

Na sessão Definição matriz (tdpcg0610m000):

  1. Determine uma definição da matriz dos seguintes tipos de matriz:

    • Desconto na linha de venda
      Para definir atributos de matriz para descontos de linha de ordem de venda.
    • Desconto total na venda
      Para definir atributos de matriz para descontos totais da ordem de venda.
    • Desconto na linha de compra
      Para definir atributos de matriz para descontos da linha da ordem de compra.
    • Desconto total na compra
      Para definir atributos de matriz para descontos totais da ordem de compra.
  2. Defina os elementos, que são os atributos de matriz para os quais deseja configurar um valor do desconto, percentagem de desconto ou programação de desconto.
  3. Defina uma prioridade de matriz para a definição da matriz, que é usada como prioridade de pesquisa para localizar um desconto.
Passo 3.  Progr desconto (tdpcg0612m000)

Defina programações de desconto na sessão Progr desconto (tdpcg0612m000). Em uma programação de desconto, você especifica um valor ou percentagem do desconto e determina a quantidade ou valor da ordem a que o desconto se aplica. Também é possível especificar o tipo de quebra para o tipo de programação.

Uma programação de desconto pode ser alocada a diferentes origens, mas se você desejar usá-la em uma matriz de desconto, a programação de desconto deve ser alocada a uma ordem de venda ou de compra padrão. Portanto, as caixas de seleção Usado para contratos de compra, Usado para contratos de venda, Usado para SCs e Usado para promoções devem estar desmarcadas para a programação de desconto.

Para mais informações, consulte o Configurar uma programação de desconto.

Passo 4. Matrizes de desconto

Nessas sessões, é preciso vincular uma definição da matriz a um valor do desconto, percentagem de desconto ou programação de desconto e especificar valores para os atributos de matriz. Assim, os atributos de matriz são vinculados a um valor do desconto, percentagem de desconto ou programação de desconto.

Exemplo

Para o tipo de matriz Desconto na linha de venda, especifique a definição da matriz MD1. Adicione os termos de entrega dos atributos, moeda e item à definição da matriz.

Especifique a programação de desconto SLS1 para itens com as seguintes características:

  • Moeda USD
  • Uma quebra mínima de 10 peças
  • um período válido de 1º de setembro a 1º de dezembro
  • Um desconto de US$ 50 cada.

Defina uma matriz de desconto para o tipo de matriz Desconto na linha de venda e selecione a definição da matriz MD1 e a programação de desconto SLS1. Insira os valores para os atributos de matriz, como os seguintes:

  • Termos de entrega: CoD (Pagamento na entrega)
  • Moeda: USD
  • Item: Computador tipo laptop A1