Processo de conversão de solicitação de compra

Quando o status de uma solicitação de compra for aprovado, um comprador poderá converter as linhas de solicitação para uma ordem de compra ou uma solicitação de cotação (SC).

Preparar a conversão

Para preparar a conversão, o comprador deve usar a sessão Solicitação de compra - Preparar conversão (tdpur2600m100) para especificar os dados necessários no cabeçalho e nas linhas da solicitação para conversão na sessão Converter solicitações de compra (tdpur2201m000). Porém, se todos os dados de conversão já tiverem sido especificados nas sessões Solicitações de compra (tdpur2501m000) e Linhas de solicitação de compra (tdpur2502m000), a sessão Solicitação de compra - Preparar conversão (tdpur2600m100) poderá ser ignorada.

Para cada linha de solicitação, é possível especificar seu Tipo de conversão, que pode ser SC ou Ordem de compra. Se todas as linhas precisarem ter o mesmo tipo de conversão, é possível especificar um tipo de conversão no cabeçalho da solicitação, que é assumido como padrão para as linhas.

Nota
  • se o tipo de conversão for Ordem de compra, a linha deverá conter um código de item e um parceiro de negócios fornecedor; cada um desses campos é validado se a linha de solicitação não incluir esses valores, não será possível definir o tipo de conversão para Ordem de compra
  • se o tipo de conversão for SC, os códigos de item e parceiro de negócios podem permanecer em branco na linha de solicitação.
  • é possível substituir um item ou linha de solicitação por um item de um catálogo do produto. Para mais informações, consulte o Usar catálogos em solicitações de compra.
Converter solicitações de compra

As linhas de solicitação de compra podem ser convertidas em uma ordem de compra ou uma SC na sessão Converter solicitações de compra (tdpur2201m000).

As linhas de solicitação são incluídas no processo de conversão se:

  • o campo Tipo de conversão na sessão Linhas de solicitação de compra (tdpur2502m000) for SC ou Ordem de compra
  • grupos de números válidos, série e tipos de ordem são especificados para SCs e ordens de compra na sessão Converter solicitações de compra (tdpur2201m000).
Nota
  • se, na sessão Solicitações de compra (tdpur2501m000), a caixa de seleção Perm. rejeição parcial estiver marcada, somente as linhas com a caixa de seleção Rejeitado desmarcada podem ser convertidas em uma solicitação de cotação (SC) ou uma ordem de compra
  • se o parceiro de negócios fornecedor estiver em branco e o código do item for especificado, a conversão será baseada em uma lista de origem aprovada (ASL), se houver uma se nenhum parceiro de negócios estiver aprovado para o item, a descrição do parceiro de negócios especificada é transferida para o processo da SC
  • se o código do item estiver em branco e o parceiro de negócios fornecedor for especificado, a SC é gerada para o parceiro de negócios especificado
  • se o código do item e o código do parceiro de negócios estiverem ambos em branco, a SC é criada usando somente a descrição do item e a descrição do parceiro de negócios

Quaisquer erros encontrados durante o processamento podem ser relatados junto com uma lista de solicitações convertidas com sucesso. Os relatórios incluem detalhes sobre a nova SC/ordem de compra como número de solicitação original, número de posição e anotações sobre erro.