Controle de orçamento de compra

É possível usar o controle de orçamento para verificar transações de compra com relação aos orçamentos disponíveis.

Para solicitações, ordens e recebimentos de compra, é possível especificar se, como e quando as verificações de orçamento devem ser executadas.

Nota

Para implementar o controle de orçamento, selecione a caixa de seleção Controle de orçamento na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000).

Depois de o orçamento disponível ser verificado, as transações de orçamento são geradas na sessão Transações do orçamento (tfbgc4500m000) e os saldos do orçamento são atualizados na sessão Saldos do orçamento (tfbgc3500m000).

Estas transações de orçamento são geradas:

  • Solicitações de compra
    Gera transações de orçamento do tipo Obrigação e atualiza o saldo do orçamento de comprometimentos.
  • Ordens de compra
    Gera transações de orçamento do tipo Ônus e atualiza o saldo do orçamento de ônus.
  • Recebimentos de compra
    Gera transações de orçamento do tipo Despesas de recebimento e atualiza o saldo do orçamento para despesas.

Se uma verificação de orçamento falhar, uma exceção de orçamento aplicável deve ser resolvida antes de o procedimento de compra relevante poder continuar.

Dados mestres de controle de orçamento

Antes de as transações de compra poderem ser verificadas com relação aos orçamentos disponíveis, é preciso configurar os orçamentos.

Esta tabela mostra os campos que devem ser especificados na sessão Política de controle de orçamento (tfbgc0110m000) para verificar e atualizar orçamentos para solicitações de compra, ordens de compra e recebimentos de compra:

Guia Requisições de compraGuia Ordens de compraGuia Recebimentos
Verificar orç disponível Verificar orç disponível Verificar orç disponível
Verificação orçamento disponível da solicitação em Verificação ordem compra no orçamento disponível em Verif. data orçamento recebimentos
Data verificação orçamento da solicitação Data verif orçamento ordem de compra-
- Ordem de compra inclui imposto-

 

Distribuição de conta de orçamento (BAD)

O orçamento disponível parra uma linha de solicitação de compra, linha de ordem ou linha de recebimento pode ser verificada somente se uma distribuição de conta de orçamento (BAD) estiver vinculada à linha. A BAD gerada ou assumida como padrão é usada para vincular a transação de compra ao orçamento.

Uma BAD requer estes dados:

  • Companhia financeira
    A companhia financeira é determinada com base no campo Departamento de compras da ordem ou da solicitação. Se nenhum departamento de compras for especificado, o LN não pode gerar uma BAD e verificar o orçamento.
  • conta contábil e dimensões
    A conta contábil e as dimensões são determinadas com base no campo Conta geral da linha da ordem ou da solicitação. Se nenhuma contabilidade estiver especificado na linha, uma conta contábil padrão e dimensões padrão são recuperadas da sessão Esquema de mapeamento (tfgld4573m000).
  • data de verificação do orçamento
    A data de verificação é assumida como padrão da sessão Política de controle de orçamento (tfbgc0110m000) para o tipo de documento relevante.
  • Quantidade
    Uma quantidade total que deve ser igual à quantidade recebida ou solicitada da linha. Portanto, a percentagem na BAD deve ser igual a 100.

É possível visualizar e modificar uma BAD na sessão Distribuição de conta do orçamento (tcbgc1100m000), que pode ser iniciada selecionando Distribuição de conta do orçamento no menu Visualizações, Referências o Ações nestas sessões:

  • Linhas de solicitação de compra (tdpur2502m000)
  • Preparar conversão de Linhas de solicitação de compra (tdpur2502m100)
  • Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000)
  • Detalhes da linha da ordem de compra (tdpur4101m200)
  • Recebimentos de compra (tdpur4106m000)
Nota

Se, por exemplo, uma linha de solicitação de compra for convertida em uma linha da ordem de compra, a BAD da linha de solicitação será assumida como padrão e vinculada à linha da ordem de compra.

Verificar e atualizar o orçamento disponível

Quando o orçamento é verificado para uma linha, a verificação de orçamento pode falhar. Nesse caso, a caixa de seleção Exceç. orçamento pode ser selecionada na sessão aplicável. Se esta caixa de controle estiver selecionada, a exceção do orçamento deve ser gerida para poder continuar com o procedimento de compra.

Porém, a caixa de seleção Exceç. orçamento é selecionada somente se:

  • houver orçamento insuficiente disponível para a linha verificada
  • O campo Quando orçam é excedido é Bloquear na sessão Política de controle de orçamento (tfbgc0110m000)

Para resolver a exceção do orçamento, é possível, por exemplo, alterar o valor da linha ou a BAD. Então é possível verificar manualmente o orçamento quanto a linhas que tenham a caixa de seleção Exceç. orçamento selecionada e tenham uma BAD correta.

Para verificar o orçamento, selecione Verificar orçamento no menu Visualizações, Referências o Ações nestas sessões:

  • Linhas de solicitação de compra (tdpur2502m000)
  • Preparar conversão de Linhas de solicitação de compra (tdpur2502m100)
  • Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000)
  • Detalhes da linha da ordem de compra (tdpur4101m200)
  • Recebimentos de compra (tdpur4106m000)
Nota

Se houver orçamento insuficiente disponível para uma linha e o campo Quando orçam é excedido for:

  • Continuar, as transações de orçamento são gravadas e o procedimento de compra pode continuar.
  • Avisar, o usuário é notificado sobre o orçamento insuficiente, mas as transações de orçamento podem ser gravadas e o procedimento de compra pode continuar.
Solicitações de compra
Processo de aprovação de solicitação de compra

Quando o último aprovador no processo externo de aprovação aprovar uma solicitação, a caixa de seleção Gasto aprovado é selecionada no cabeçalho da solicitação. Independentemente do valor do campo Verificação orçamento disponível da solicitação em na sessão Política de controle de orçamento (tfbgc0110m000), a verificação de orçamento é realizada automaticamente.

Se a caixa de seleção Exceç. orçamento for selecionada para uma ou mais linhas que não tenham sido rejeitadas, a solicitação não pode ser aprovada. Primeiro, é necessário processar a exceção do orçamento. Para gerir a exceção de orçamento, as linhas de solicitação com a caixa de seleção Gasto aprovado selecionada podem ser modificadas, bem como a BAD vinculada. Quando as exceções de orçamento forem geridas para todas as linhas e a verificação de orçamento tiver sido concluída para todas as linhas, o status da solicitação muda de Aprovação pendente para Aprovado.

Exceções de orçamento para linhas rejeitadas podem ser ignoradas durante a aprovação. Os compromissos para essas linhas rejeitadas são revertidos durante a aprovação final.

Processo de conversão de solicitação de compra

Solicitações aprovadas podem ser convertidas para uma ordem de compra ou solicitação de cotação (SC).

Quando uma linha de solicitação é convertida para uma ordem de compra, a transação de Obrigação da linha de solicitação é revertida quando a transação de Ônus da linha de ordem de compra é reservada. O momento da verificação de orçamento e registro de ônus é determinado pelo campo Verificação ordem compra no orçamento disponível em na sessão Política de controle de orçamento (tfbgc0110m000). Se esse campo for Entrada de documento, o comprometimento da solicitação é revertido na entrada de linha de ordem de compra. Se esse campo for Aprovação do documento, a verificação e a atualização são feitas na aprovação da ordem de compra e, portanto, o comprometimento da solicitação é revertido quando uma linha da ordem de compra é aprovada pela primeira vez. O compromisso também é revertido quando a linha da ordem de compra gerada é excluída ou cancelada.

Nota
  • O vínculo entre a solicitação e a linha da ordem de compra é armazenado nas sessões Dados vinculados da linha de solicitação (tdpur2502s000) e Linha de ordem de compra - Informações vinculadas (tdpur4502s000).
  • quando uma linha de solicitação é convertida em uma linha da ordem de compra, a BAD é copiada para a linha de ordem.

Quando uma linha de solicitação é convertida em uma SC, a transação de Obrigação da linha da solicitação não é revertida, pois as transações de orçamento não são registradas para SCs. A reversão do registro do compromisso é feita quando a SC gerada é excluída ou quando ela é convertida para um contrato de compra ou livro de preços. Quando a SC é convertida para uma ordem de compra, o comprometimento da solicitação é revertido quando a linha da ordem de compra gerada for criada ou aprovada, dependendo do parâmetro de Verificação ordem compra no orçamento disponível em, ou quando ela for excluída ou cancelada.

Nota
  • O vínculo entre a solicitação e a SC é armazenado nos Dados vinculados da linha de solicitação (tdpur2502s000) e o vínculo entre a ordem de compra e a SC é armazenado nas sessões Linha de ordem de compra - Informações vinculadas (tdpur4502s000) e Dados de SC vinculados (tdpur1502s000).
  • quando uma linha de ordem de compra é gerada a partir de uma linha de SC gerada de uma linha de solicitação, a BAD da linha de solicitação é copiada para a linha da ordem. A BAD somente pode ser copiada se as companhias financeiras da solicitação e da ordem ainda forem a mesma
  • As solicitações convertidas podem ser excluídas somente se a transação de orçamento de Obrigação da linha da solicitação tiver sido revertida pela linha de ordem de compra vinculada ou linha da SC.
Ordens de compra
Ordens de reposição de compra

Depois de um recebimento final, a transação de Ônus da linha da ordem de compra original é revertida para o valor da linha total. Se uma linha de ordem de reposição for criada, uma transação de Ônus é registrada para o valor da linha da ordem de reposição. A BAD da linha da ordem original é copiada para a linha da ordem de reposição.

Se a caixa de seleção Combinar ordens de reposição em aberto estiver selecionada na sessão Tipos de ordem de compra (tdpur0194m000), uma linha de ordens de reposição existente poderá ser atualizada com uma nova quantidade de ordem de reposição.

Se esse for o caso:

  1. A linha de ordem de reposição se torna não aprovada
  2. Você deve atualizar manualmente uma BAD vinculada à quantidade adicional
  3. O orçamento é verificado
  4. Se nenhuma exceção de orçamento for aplicável, a linha de ordem de reposição será aprovada novamente
  5. O orçamento é verificado
Nota

Para ordens de reposição potencial, o orçamento não é verificado nem atualizado.

Ordens de compra copiadas

O seguinte se aplica a uma linha de ordem de compra copiada:

  • se a linha tiver sido copiada de uma linha de ordem de compra real, a BAD vinculada também é copiada
  • se a linha for copiada de uma linha de histórico de compra, a BAD não poderá ser copiada
  • se a quantidade da nova linha diferir da quantidade da linha da ordem original, a BAD não é atualizada automaticamente. É preciso atualizar manualmente a BAD vinculada.

É possível copiar linhas de ordem de compra na sessão Copiar ordens de compra (tdpur4201s000).

Ordens de devolução de compra

Para uma linha de ordem de compra de Devoluções de estoque:

  • nenhuma verificação de orçamento é realizada para a linha de ordem de devolução, somente uma atualização de saldo de orçamento
  • se a linha de ordem de devolução estiver vinculada a uma linha de ordem de compra original a um recebimento da ordem de compra original, a BAD da linha da ordem original será copiada para a linha da ordem de devolução
  • Quando o recebimento de compra for confirmado, o saldo de Ônus é reduzido com a quantidade da linha de ordem de devolução e o saldo de Despesas de recebimento é aumentado. Portanto, uma BAD deve ser copiada ou gerada para a linha da ordem de devolução.

Para uma linha de ordem de compra de Devoluções de rejeitos, se a caixa de seleção Pagar ao fornecedor estiver selecionada na sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000), as ações acima também são aplicáveis. Porém, se a caixa de seleção Pagar ao fornecedor estiver desmarcada, o saldo do orçamento não é atualizado quando as mercadorias rejeitadas são devolvidas. A despesa de recebimento é revertida no momento da rejeição.

Custos adicionais de compra

Se linhas com custos adicionais precisarem ser adicionadas a uma ordem de compra, essas linhas de custo adicionais serão geradas durante a aprovação da ordem de compra. A verificação e a atualização do orçamento para essas linhas de custo adicionais sempre são executadas na entrada da linha. Se a verificação de orçamento falhar, a caixa de seleção Exceç. orçamento será selecionada e a caixa de seleção Aprovado é desmarcada para a linha.

Se a ordem de compra for modificada após a aprovação, custos adicionais poderão ser recalculados. Dependendo do campo (Re)calcular custos adicionais na sessão Parâmetros de ordem de compra (tdpur0100m400), os custos adicionais serão recalculados automaticamente, seja de modo interativo ou não. Quando custos adicionais forem recalculados, primeiro as linhas de custo adicionais existentes serão excluídas. A seguir, novas linhas de custo serão recuperadas e adicionadas à ordem de compra. Para as linhas de custo recém-adicionadas, a verificação de orçamento é executada.

Recebimentos de compra

Na sessão Recebimentos de compra (tdpur4106m000):

  • a quantidade recebida pode ser menor que a quantidade solicitada
  • vários recebimentos de compra podem ser especificados para uma linha da ordem de compra. O último recebimento é o recebimento final
  • A verificação do orçamento e a atualização de Despesas de recebimento são realizadas quando o recebimento é confirmado. Após a confirmação, o recebimento ainda pode ser corrigido.
Exemplo

Quantidade solicitada: 100

Quantidade recebidaRecebimento finalVerificação de orçamentoAtualização do orçamento
60nãonão, (60 é menor que 100)
  • Ônus-60
  • Despesas de recebimento+60
20nãonão, (60 + 20 = 80 é menor que 100)
  • Ônus-20
  • Despesas de recebimento+20
10.simnão, (90 é menor que 100)
  • Ônus-20
  • Despesas de recebimento+10

 

Quantidade recebidaRecebimento finalVerificação de orçamentoAtualização do orçamento
120nãosim, para 120 peças
  • Ônus-100
  • Despesas de recebimento+120
20simsim, para 140 peças Despesas de recebimento+20

 

Alteração de preço e desconto após o recebimento

Quando um recebimento for registrado para uma linha de ordem, na sessão Alterar preços e descontos após recebimento (tdpur4122m000), ainda é possível alterar preços e descontos para a linha de ordem de compra.

Quando uma alteração de preço e desconto é salva, uma verificação de orçamento é executada. Se a verificação de orçamento falhar, uma mensagem de erro é enviada e a alteração não pode ser salva.

Correções de recebimento

Você pode alterar a quantidade recebida para um recebimento confirmado ou tornar um recebimento final não final na sessão Corrigir recebimento de compra (tdpur4106s100).

Quando uma correção de recebimento for salva, a verificação de orçamento pode ser executada. Se a verificação de orçamento falhar, uma mensagem é exibida e a correção de recebimento não pode ser salva.

Estas correções de recebimento estão disponíveis:

  • a quantidade recebida é reduzida
    Nenhuma verificação de orçamento é necessária, uma vez que a quantidade recebida é menor que a quantidade original. Para um recebimento final, a BAD deve ser atualizada com a nova quantidade total para a linha de ordem de compra. No saldo do orçamento, a Despesas de recebimento é reduzida com a redução de quantidade. No caso de um recebimento final, o Ônus não é aumentado. No caso de um recebimento não final, se a quantidade recebida total for menor que a quantidade solicitada, o Ônus aumenta com a redução da quantidade recebida.
  • a quantidade recebida é aumentada
    A BAD deve ser atualizada e uma verificação de orçamento deve ser executada. No saldo do orçamento, a Despesas de recebimento aumenta com o aumento da quantidade. No caso de um recebimento final, o Ônus não é reduzido. No caso de um recebimento não final, se a quantidade recebida total for menor que a quantidade solicitada, o Ônus é reduzido com o aumento da quantidade recebida.
  • o recebimento final é tornado não final
    Nenhuma verificação de orçamento é necessária, pois a quantidade total ainda é a mesma após correção. No saldo do orçamento, a Despesas de recebimento não se altera, mas o Ônus aumenta se a quantidade total recebida for menor que a quantidade solicitada. Se a quantidade total recebida for maior ou igual à quantidade solicitada, nenhuma atualização é necessária.
  • o recebimento não final é tornado final
    Nenhuma verificação de orçamento é necessária, pois a quantidade total ainda é a mesma após correção. No saldo do orçamento, a Despesas de recebimento não se altera, mas o Ônus é reduzido se a quantidade total recebida for menor que a quantidade solicitada. Se a quantidade total recebida for maior ou igual à quantidade solicitada, nenhuma atualização é necessária.