Ordens de devolução de vendas

Se as mercadorias precisarem ser devolvidas em uma ordem de venda, uma ordem de devolução poderá ser criada. Uma ordem de devolução pode incluir somente valores negativos.

Dados mestres

Para poder usar ordens de devolução:

Passo 1. Especificar um tipo de ordem de venda para ordens de devolução

Especifique um tipo de ordem de venda para ordens de devolução na sessão Tipos de ordem de vendas (tdsls0594m000).

No campo Ordem de devolução, especifique uma das seguintes opções:

  • Devoluções de estoque
    Um tipo de ordem usado para devolução de estoque.
  • Devoluções de rejeitos
    Um tipo de ordem usado para devolver rejeitos, que se aplica se você rejeitar mercadorias entregues em uma ordem de venda. É possível selecionar esse valor somente se a caixa de seleção Aprovação do cliente estiver selecionada na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000). Ordens de venda do tipo de ordem Devoluções de rejeitos sempre são geradas automaticamente.
Passo 2. Vincular um tipo de ordem de armazenamento ao tipo de ordem de venda

Vincule um tipo de ordem de armazenamento ao tipo de ordem de devolução no campo Tipo de ordem de armazenamento da sessão Tipos de ordem de vendas (tdsls0594m000). É preciso selecionar um tipo de ordem de armazenamento para o qual o Tipo de transação seja Recebimento na sessão Tipos de ordens de armazenamento (whinh0110m000).

Passo 3. Vincular atividades ao tipo de ordem de devolução

Vincule atividades ao tipo de ordem na sessão Tipo de ordem de venda - Atividades (tdsls0560m000).

As seguintes atividades obrigatórias são automaticamente vinculadas ao tipo de ordem de devolução:

  • Liberar ordens de vendas para armazém (tdsls4246m000)
  • Entregas de venda (tdsls4101m200)
  • Liberar ordens de vendas/programações para faturamento (tdsls4247m000), se o tipo de ordem for uma ordem de devolução do tipo Devoluções de estoque
  • Processar ordens de venda entregues (tdsls4223m000)
Procedimento
Passo 1.  Ordens de venda (tdsls4100m000)
  1. Crie um cabeçalho de ordem de venda com um tipo de ordem de venda para ordens de devolução.
  2. Especifique o campo Tipo de documento original.
  3. Especifique o campo Número do documento original.
  4. Especifique o motivo da devolução para a ordem de devolução no campo Motivo da devolução.
  5. Depois de ter criado uma ligação entre uma ordem de devolução e um número do documento original, é possível clicar em Copiar do documento original no menu Visualizações, Referências o Ações. É iniciada uma sessão da qual é possível copiar linhas para a ordem de devolução. As linhas adicionadas à ordem de venda têm uma quantidade negativa e um valor negativo. Se desejar, você pode alterar essas linhas.
Passo 2.  Liberar ordens de vendas para armazém (tdsls4246m000)

Depois da aprovação da ordem de devolução de vendas, libere a ordem para Armazenamento. Assim, o status da ordem de venda é Em curso e o status da atividade é Aguardando recebimento.

Passo 3.  Liberar ordens de vendas/programações para faturamento (tdsls4247m000)

Depois de o Armazenamento executar o procedimento de recebimento, o status da ordem de venda é Em curso, mas o status da atividade é Liberar ordens de venda/programações para faturamento na sessão Status de linha de ordem de vendas (tdsls4534s000). Você deve liberar a ordem de devolução de vendas para faturamento na sessão Liberar ordens de vendas/programações para faturamento (tdsls4247m000).

Passo 4.  Processar ordens de venda entregues (tdsls4223m000)

Depois de a ordem de devolução de vendas ser faturada, é preciso processar a ordem de devolução na sessão Processar ordens de venda entregues (tdsls4223m000).

Nota
  • se a ordem de devolução incluir um Item serializado, um grupo de instalação é vinculado automaticamente à ordem de devolução quando as informações de entrega são atualizadas na ordem através da sessão Recebimento de armazém (whinh3512m000) ou Atualizar ordem de venda / serviço com informações de entr. (tdpur4222m000).

    Porém, um grupo de instalação não é vinculado automaticamente se:

    • os itens serializados na linha de ordem de devolução de vendas estiverem vinculados a diferentes grupos de instalação em Serviço
    • o item for anônimo ou os itens forem serializados somente em Serviço.
    Se necessário, é possível vincular um item a um grupo de instalação e/ou vincular um grupo de instalação à linha de ordem de devolução de vendas na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000).
  • se as mercadorias forem devolvidas em uma ordem de entrega direta, as etapas relacionadas ao procedimento de entrega direta se aplicam. Para mais informações, consulte o Entrega direta
  • se uma especificação estiver vinculada à linha de ordem de venda e a Ordem de devolução for do tipo Devoluções de rejeitos, essa especificação não é copiada para a linha de ordem de devolução.